Outubro rosa: prevenir o cancro da mama e viver depois da mastectomia

Entramos em outubro, um mês cheio de simbolismo! 

movimento Outubro Rosa, ou Pink October, como se denomina nos Estados Unidos, tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da prevenção no combate ao cancro da mama.

Para além disto, pretende-se gerar uma onda de solidariedade para com mulheres que estão a lutar contra a doença. 

Sim, a mensagem é esta mesmo. Outubro rosa: prevenir o cancro da mama e viver depois da mastectomia com confiança e sensualidade é possível!

OUTUBRO, UM MÊS DE SENSIBILIZAÇÃO, HOMENAGEM E APOIO ÀS MULHERES COM CANCRO DA MAMA

cancro da mama é um dos mais incidentes em Portugal: há 11 novos casos por dia, num total de 6000 novos casos de cancro da mama por ano. 

Esta é uma das doenças com maior impacto na sociedade, não apenas pelos efeitos que traz à saúde, mas também pelo facto de a mama ser um órgão cheio de simbolismo: tanto na maternidade como na feminilidade.

No Ocidente, o rosa é considerado uma cor feminina. Assim, convencionou-se que um laço cor-de-rosa simbolizaria a solidariedade entre mulheres que lutam contra o cancro da mama, sensibilizando simultaneamente para a sua prevenção.

Em Portugal, durante todo o mês de outubro, decorrem diferentes iniciativas solidárias – promovidas sobretudo pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – em que se vê um laço cor-de-rosa como símbolo principal.

As principais datas a assinalar são:

  • 19 de outubro – Dia Mundial de Combate ao Cancro de Mama 
  • 15 de outubro – Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day)
  • 30 de outubro – Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Afinal, conhecer os sintomas de cancro, diagnóstico precoce, cuidados e material pós-cirurgia é fundamental para reconhecer e ultrapassar esta doença da forma mais eficaz possível. 

MASTECTOMIA: MAIS DO QUE UMA MUDANÇA FÍSICA

Uma mastectomia – parcial, simples, radical ou preventiva – é um tratamento necessário e geralmente eficaz contra o cancro da mama.

Contudo, trata-se também de um procedimento cirúrgico que acarreta uma mudança física significativa para a mulher. Uma assimetria visível, apenas disfarçável com ajuda de próteses, já que a reconstrução nem sempre é acessível ou possível antes de um período de dois anos.

Na Loja Ortopédica temos uma categoria de produtos para atender, em particular, às mulheres que foram submetidas a cirurgias de tratamento do cancro da mama, inclusive mastectomia.

OS BÁSICOS PARA VIVER DEPOIS DA MASTECTOMIA E RECUPERAR O BRILHO FEMININO

Não temos dúvida de que ser feminina e sentir-se atraente e bonita é possível para quem realizou uma mastectomia

Desde soutiens para mastectomiapróteses mamáriasfatos de banho para próteses e material de compressão, temos o que é necessário para recuperar o seu brilho feminino.

Próteses mamárias – podem ser bilaterais ou parciais, sempre com uma aparência agradável e natural, dando-lhe a confiança e segurança de que precisa. Disponíveis nas marcas Anita e Serena, têm um design, textura e toque muito natural.

A pensar na força das mulheres e no seu dinamismo, destacamos a prótese mamária bilateral desportiva Anita. Esta é ideal para desporto, particularmente para a natação, uma vez que a sua estrutura de nervuras ajuda a drenar a água e o ar com maior facilidade.

O silicone natural confere-lhe leveza e toque suave e maleável, mas resistente, para que sinta conforto e confiança durante a atividade física. Disponível em cor de rosa e azul.O cancro da mama e uma mastectomia não têm de representar o fim da vida ativa!

Soutiens mastectomia – estes devem ser o mais parecido possível com os que utilizava antes da cirurgia, sendo o conforto o elemento mais importante! As marcas Anita e Simel oferecem modelos para desporto, soutiens de cor lisa, rendados e modelos pós-operatório.

De facto, para se sentir confiante é fundamental um soutien com que se sinta feminina. Os modelos rendados são perfeitos para a fazer recuperar ou ressaltar a sua sensualidade. Aposte num modelo como o soutien mastectomia Anita Fleur, com um laço na parte central e motivos florais nas copas. Conforto e beleza, sem que lembre da doença! 

E para os momentos em que quer estar mais descontraída? O soutien mastectomia Lynn Anita tem um fecho frontal reforçado, material macio e diversos ajustes. Assim, é uma peça ideal para dormir ou para estar completamente confortável no dia-a-dia!

Material de compressão – a utilização de mangas elásticas para braço é muito importante após uma intervenção cirúrgica (mastectomia), já que ajuda a prevenir o aparecimento de edemas linfáticos. 

Fatos de banho para próteses – em outubro já estamos oficialmente no outono, mas isso não significa que alguns dias não tenham verdadeiras temperaturas de verão! Para aproveitar ao máximo, deve eleger um modelo com design e padrão a seu gosto, que a deixe confortável e confiante. Saiba mais sobre fato de banho e biquíni mastectomia Anita: confiante e divertida com toda a certeza.

Na Loja Ortopédica oferecemos atendimento personalizado e um catálogo diversificado de produtos para as mastectomizadas. Não hesite em contactar-nos ou visitar-nos na nossa loja física em Leiria para receber as melhores recomendações.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário