Sintomas de cancro, diagnóstico precoce, cuidados e material pós-cirurgia.

O aumento exponencial de casos COVID-19 em Portugal tem colocado o SNS sob pressão, bem como imposto o assunto na agenda mediática. 

Mais do que nunca, importa que todos assumamos responsabilidade na contenção da evolução pandémica. Mas que também nos predisponhamos a conhecer a realidade de outras doenças. Os pedidos de ajuda à Liga Portuguesa Contra o Cancro, por exemplo, cresceram 30% com a pandemia.

Sintomas de cancro e intervenção precoce

taxa de mortalidade nos doentes oncológicos subiu relativamente a 2019. Os especialistas sublinham que os doentes chegam aos hospitais em estados mais avançados, com graus de desenvolvimento maiores do cancro, por adiarem a procura de cuidados de saúde ao identificar os primeiros sintomas de cancro.

Contudo, e ainda que por vezes possam ser silenciosos, os sinais e sintomas de cancro acabam sempre por se revelar. Cancro colorretal, cancro da mama, da próstata e do pulmão são os tipos de cancro mais frequentes em Portugal.

Conheça e esteja atento a alguns dos sinais. Procure ajude médica assim que identificar algum destes sintomas

  • uma massa palpável (tumor), em qualquer parte do corpo
  • nódulos ou rigidez persistente na mama, visíveis com ou sem apalpação
  • modificações (cor ou tamanho) ou ulcerações em verrugas ou sinais
  • aparecimento de um novo sinal na pele
  • sensação de fraqueza ou cansaço, sem motivo conhecido
  • dificuldade em respirar, rouquidão ou tosse persistente
  • dificuldade em engolir
  • dificuldade ou má digestão frequente
  • alterações nas funções digestivas e renais
  • perda de peso ou aumento de peso, sem motivo conhecido
  • não cicatrização de feridas
  • alteração dos hábitos intestinais ou urinários
  • sangramento, corrimento ou secreções não habituais e sem motivo conhecido

Exames de diagnóstico precoce e tipos de cancro

Um diagnóstico precoce permitir-lhe-á começar esta luta contra o cancro o mais rápida e eficazmente possível. A decisão de iniciar uma rotina de exames de diagnóstico é individual, mas muito importante. Tendo em conta os tipos de cancro mais frequentes em Portugal, são vários os exames de diagnóstico precoce disponíveis, tais como: a mamografia para o cancro da mama, o exame de papanicolau para o cancro do colo do útero, a TAC torácica para o cancro do pulmão, o doseamento do PSA para o cancro da próstata e a colonoscopia para o cancro do colón e reto. Da mesma forma, os exames de imagem, como por exemplo a ecografia, o raio-X e ressonância magnética, bem como os exames ao sangue e urina podem ser fundamentais para compreender a origem de sintomas e diagnóstico precoce de cancro.

Tratamento de cancro e cuidados pós-cirurgia

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, a 4 de Fevereiro de 2021, a Loja Ortopédica salienta a importância de identificar precocemente sintomas de cancro e procurar tratamento e cuidados de saúde numa fase inicial do cancro. Para quem trava esta luta contra o cancro, a nossa melhor forma de apoio será oferecer os melhores produtos pós-cirurgia. Por exemplo, equipamentos como muletas e canadianas ou, para situações específicas como uma mastectomia conservadora – remoção de parte do tecido mamário -, um soutien pós-mastectomia ou ainda próteses mamárias

Cancro da mama: cuidados e material pós-cirurgia

O cancro da mama é um dos mais incidentes em Portugal: há 11 novos casos por dia, num total de 6000 novos casos de cancro da mama por ano. Assim, na Loja Ortopédica temos uma categoria de produtos para atender, em particular, às mulheres que foram submetidas a cirurgias de tratamento do cancro da mama. Na categoria Mastectomia poderá encontrar: material de compressão (muito importante para prevenir o aparecimento de edemas linfáticos), próteses mamáriasfatos de banho para próteses e soutiens para mastectomia.

A escolha dos modelos de soutien depende do tipo de cirurgia realizada. Assim, se tiver sido submetida a uma mastectomia conservadora e reconstrução existe uma ampla gama de modelos cujo foco é o conforto e que, simultaneamente, a farão sentir-se confiante. 

SOUTIENS PARA MASTECTOMIA

Numa fase inicial, o Soutien Pós-Operatório com Cinto 1095 será indicado para apoio e compressão e manter o correto posicionamento da mama. Por possibilitar uma compressão controlada nas áreas das cicatrizes, favorece o processo da cura e previne o aparecimento de marcas e irritações da pele devido ao corte e aos materiais utilizados. Se estiver a fazer radioterapia, deverá considerar um soutien com alças confortáveis e encaixe extremamente macio, para acalmar e relaxar a pele hipersensível, como por exemplo o Soutien Pós-Radioterapia 5310.

Um soutien sem aros e de algodão, uma peça essencial de conforto, será sempre o mais indicado para utilização entre dois a três meses após os tratamentos (ou conforme indicação médica). De um modelo mais desportivo – como o Soutien Mastectomia para Desporto 5300X – a um mais detalhado – por exemplo o Soutien Mastectomia Versailles 5777X Anita -, o importante será que se sinta confortável e confiante: é parte do processo de recuperação.

Posteriormente, e dependendo da intervenção cirúrgica, poderá optar por modelo de soutien com aros.

A escolha de um soutien ou prótese é fundamental. Se fizer uma opção errada pode trazer ainda mais complicações e prejudicar a saúde: um soutien no tamanho errado não garante a sustentação adequada e uma prótese desadequada afeta a postura corporal, dando também uma aparência pouco natural. Assim, não hesite em contactar-nos para garantir os melhores produtos na sua recuperação.

Identificar e agir precocemente na doença é fundamental para a sobrevivência. Procurar os melhores cuidados e produtos complementares ao tratamento de saúde é essencial para recuperar a sua rotina e vida normal.

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

A 4 de Fevereiro de 2021, Dia Mundidal da Luta Contra o Cancro, aproveitamos para partilhar a iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Union for International Cancer Control (UICC) que, este ano, pretendem encorajar a que sejam adotadas pequenas e significativas ações por um futuro mais saudável: “21 Dias para a Mudança”.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário