O que são meias para diabéticos e como escolher?

A maioria das pessoas com diabetes sofre de neuropatia diabética e doença vascular periférica. A neuropatia provoca a perda da sensibilidade nas pernas e nos pés, danificando os nervos. Um mau funcionamento dos nervos leva a uma menor sensibilidade à temperatura e à dor, sendo que este desconhecimento pode levar a infeções e complicações graves.

A doença vascular periférica faz com que os vasos sanguíneos se tornem estreitos, diminuindo o fluxo sanguíneo para as pernas e pés. A diminuição do fluxo sanguíneo desacelera a cicatrização de cortes ou feridas, o que aumenta a possibilidade de desenvolvimento de úlceras.

Assim, é essencial considerar a utilização de meias e calçado especializado, capaz de reduzir ou eliminar pressões ou e aliviar estas complicações.

O QUE SÃO MEIAS PARA DIABÉTICOS?

As meias para diabéticos são meias com propriedades especiais para doentes que sofrem de complicações da diabetes.

Estas meias são concebidas para não restringirem a circulação, ajustando-se bem ao pé, contribuindo para o alívio da pressão sobre o pé ou perna. No entanto, certos tipos de meias para diabéticos podem incluir compressão venosa para melhorar a circulação sanguínea. Muito frequentemente, estas meias são concebidas sem costuras, a fim de reduzir a possibilidade de formação de bolhas.

Além disso, as meias para diabéticos também podem ser concebidas para controlar a humidade, a fim de reduzir o risco de infeção fúngica, ou com amortecimento para prevenir úlceras nos pés, que afetam até 10% das pessoas com diabetes.

O QUE PROCURAR EM MEIAS PARA DIABÉTICOS?

Tal como acontece no caso dos produtos alimentares para diabéticos, não existem diretrizes rigorosas sobre o uso do termo “meia para diabético”.

Assim, deverá sempre procurar um uma loja especializada na venda de produtos hospitalares e avaliar as características da meia.

Abaixo, vamos explorar as características que deve ter em consideração na sua escolha destas meias.

Poucas ou nenhumas costuras

Mesmo a mais pequena saliência pode ter um impacto grave sobre o pé diabético. As meias com costuras podem gerar fricção contra a pele e causar bolhas ou úlceras, o que pode ser prejudicial para os pés diabéticos. As melhores meias para diabéticos não têm costura e são costuradas com uma técnica especial que mantém as costuras de ligação no lado exterior e não no interior da meia.

Acolchoamento

O acolchoamento e amortecimento extra das zonas mais sensíveis ajudam a prevenir lesões e aumentam o conforto.

Normalmente o acolchoamento extra encontra-se ao longo do fundo da meia, à volta dos dedos dos pés, e no calcanhar do pé. Estas áreas do pé são normalmente suscetíveis às forças de choque mais fortes durante o movimento e, portanto, precisam de ser ainda mais protegidas.

Ajuste

É importante que estas meias não sejam demasiado largas, uma vez que isto pode favorecer o atrito, que pode ser prejudicial para os pés.

Por outro lado, as meias apertadas podem inibir a circulação, o que pode ser especialmente problemático se tiver problemas circulatórios. Idealmente, deve sentir que as meias são soltas quase ao ponto de mal as sentir!

Aquecimento

É importante procurar meias que consigam aquecer os pés. Manter os pés quentes pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, o que é benéfico para a pele e para a saúde dos nervos nos pés. As meias desempenham um papel importante na manutenção dos pés quentes e algumas meias podem ser concebidas especificamente para manter os pés mais quentes e para melhorar a circulação.

Se os seus pés estiverem regularmente frios, poderá beneficiar do uso de dois pares de meias de cada vez. Note que é melhor não usar dois pares de meias se estas fizerem com que os sapatos fiquem demasiado apertados.

Respiráveis

Muitas meias hoje em dia são confecionadas com fios especiais, que contam com tecnologia avançada para ajudar a manter um pé saudável. Fios sintéticos como o poliéster e o nylon são capazes de expelir a humidade para fora da meia e secar rapidamente. Um ambiente seco do pé ajuda a prevenir infeções da pele e mantém os pés confortáveis durante períodos mais longos.

Anti-microbianas

As meias para diabéticos de maior qualidade são tratadas com tecnologia antimicrobiana para prevenir o crescimento de bactérias e fungos nas regiões propensas à humidade do pé, mantendo-o saudável.

Esta eliminação de bactérias e fungos também elimina os maus odores nos pés.

Tecido macio

Para aumentar o seu conforto e reduzir a fricção na pele, as meias para diabéticos são frequentemente fabricadas a partir tecidos de textura mais fina, que proporcionam uma sensação muito macia contra a pele.

Sola branca

Por fim, a cor da sola da meia também é relevante. Optar por meias com sola branca é importante para pessoas com menos sensação nos pés, pois pode facilitar a identificação de feridas e ferimentos.

Por ser branca, a sola da meia irá facilmente tornar visível sempre que ocorram manchas de infeções, cortes abertos e feridas que requerem atenção imediata.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE MEIAS PARA DIABÉTICOS E MEIAS DE COMPRESSÃO?

As meias de compressão são concebidas para aplicar uma pressão suave nas pernas e pés, de modo a promover o fluxo sanguíneo e aliviar o inchaço e o desconforto. Estas meias podem ser úteis para pessoas com condições tais como varizes, linfedemas e fascite plantar. Podem também ser benéficas para ajudar com a recuperação desportiva, viagens e gravidez.

Embora as pessoas que vivem com diabetes possam ter problemas de circulação, muitas meias de compressão contêm avisos de que não são adequadas para pessoas com diabetes. Como estas meias podem restringir o fluxo sanguíneo, podem dificultar significativamente o processo de cura. Assim, se tem diabetes, consulte sempre um médico antes de usar meias de compressão.

MEIAS PARA DIABÉTICOS E PÉ DIABÉTICO

Embora o uso de meias para diabéticos de boa qualidade não garanta que não terá complicações com o pé diabético, pode ajudar a reduzir os riscos.

No entanto, deverá também escolher sapatos que se adaptem bem ao pé, manter os níveis de glicose no sangue sob controlo e garantir que verifica se tem algum tipo de feridas ou marcas nos pés. Com todos estes cuidados, irá conseguir mais facilmente evitar complicações com a saúde do pé.

As meias para pessoas com diabetes podem ser um forte aliado no tratamento das condições associadas à diabetes, uma vez que são concebidas para proteger os pés de problemas como bolhas, úlceras e infeções.

Na loja online da Loja Ortopédica, temos uma ampla seleção de meias para diabéticos, fabricadas a partir de materiais de alta qualidade para garantir que são confortáveis, respiráveis e sem costuras.

Não se esqueça de consultar o seu médico para obter aconselhamento sobre meias para diabéticos. Se precisar de assistência na escolha destas meias ou se tiver alguma questão, fale connosco!

A nossa equipa técnica especializada está pronta para responder às suas questões. Pode contactar-nos pelo (+351) 244 233 085 (chamada para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um e-mail para o apoiocliente@lojaortopedica.pt.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

2 Comentários
  • Lucia Schutz
    Publicado às 23:49h, 04 Novembro Responder

    Gostei do assunto muito bem explicado pois sou diabética e tenho interesse de usar meia para prevenção,

    • Editorial Lojaortopédica
      Publicado às 09:51h, 09 Novembro Responder

      Olá Sr.ª Lucia.

      Ficamos muito felizes que gostou do nosso tema.

      Um feliz dia para si.

Deixe um comentário