Como cuidar de um doente acamado? Descubra a importância dos colchões anti-escaras e conheça outros essenciais!

Cuidar, quer seja de um idoso ou de alguém que enfrenta problemas de saúde, é uma experiência complexa e cheia de desafios. A verdade é que o cuidado é, por vezes, a parte mais importante de um tratamento para a recuperação plena ou para um dia-a-dia com mais bem-estar e conforto.

Neste universo de cuidado, cada gesto é significativo, e cada escolha reflete a importância que atribuímos ao bem-estar daqueles que amamos. Assim, quer seja para ligar com as exigências de uma condição de saúde específica ou simplesmente para garantir o cuidado diário de uma pessoa acamada, ter “à mão” as soluções mais eficazes e os produtos de melhor qualidade é essencial.

No artigo que preparamos para si vamos explorar um bocadinho quais as melhores práticas para cuidar de um doente. Ao mesmo tempo, descubra quais são os produtos essenciais para garantir uma recuperação rápida e eficaz.

Cuidados com Doentes: desafios e soluções

Cuidar de doentes acamados e idosos requer enfrentar uma série de desafios que, além de exigirem habilidades práticas, também pedem um coração sensível. O primeiro desafio de todos é a gestão das necessidades físicas do paciente, que podem variar desde a administração de medicamentos até à prestação de cuidados pessoais, como higiene e alimentação.

Outro desafio reside na gestão das necessidades emocionais do doente. Muitas vezes, enfrentar uma condição de saúde debilitante pode levar a uma variedade de emoções e, nesses momentos, os cuidadores são essenciais – oferecendo apoio emocional, compreensão e paciência durante esses momentos.

A comunicação é, nestes momentos, fundamental e crucial na superação de alguns obstáculos. Entender as necessidades do doente, mesmo quando não são expressas, requer sensibilidade e empatia. De seguida, deixamos algumas dicas para superar com mais facilidade estes desafios, e que poderão ser úteis se está na posição de cuidador:

  • Formação e Educação: Para os cuidadores, a formação é essencial para garantir que as situações mais desafiadoras são superadas. Isso pode significar formação em unidades de saúde, por exemplo.
  • Comunicação Aberta: Fomentar uma comunicação aberta e honesta tanto com o doente como com outros membros que possam fazer parte da equipa de cuidados é essencial.
  • Tempo para o Cuidador: É muito importante que os cuidadores reservem tempo para cuidar de si próprios. O burnout é uma ameaça real, e a capacidade de se afastar para recarregar energias é crucial.
  • Utilização de Recursos: Aproveitar todos os recursos disponíveis é uma forma de oferecer uma experiência de cuidados melhor, mas também de proteger o cuidador. Ter disponíveis os produtos ortopédicos indicados para cada situação pode fazer toda a diferença no dia-a-dia.


Neste sentido, contar com produtos especializados é crucial para proporcionar conforto, segurança e bem-estar. Exploraremos, agora, alguns essenciais para melhorar o bem-estar do doente e do cuidador no dia-a-dia.

Colchões Anti-Escaras: A Importância da Prevenção

Os colchões anti-escaras representam um avanço significativo no cuidado de doentes acamados ou idosos. A falta de movimento e a pressão constante sobre determinados pontos pode causar danos aos tecidos da pele, levando à formação de feridas. Essas feridas podem progredir rapidamente e tornar-se úlceras, causando dor, desconforto e, por vezes, infeções – que põem em causa a saúde geral do paciente.
Doentes acamados estão muito propensos ao aparecimento de escaras. A prevenção passa pela mudança frequente e cuidada de posição do doente, mas também pelo uso de equipamentos preventivos, como colchões antiescaras.

Fundamentalmente, os colchões anti-escaras são colchões anti-feridas, ou seja, são colchões cuidadosamente desenvolvidos para prevenir o desenvolvimento de feridas. Quando o doente fica acamado perde alguma massa muscular, o que aumenta o risco de desenvolvimento dessas feridas. Por isso, estes colchões oferecem uma solução inovadora para mitigar esses riscos associados à pressão constante em áreas específicas do corpo. Projetados com a mais recente tecnologia médica, estes colchões visam prevenir o desenvolvimento de úlceras de pressão, proporcionando conforto e bem-estar aos pacientes.

Em situações em que o doente tem de permanecer acamado por longos períodos de tempo, os colchões anti-escaras garantem um conforto duradouro. É claro que continua a ser extremamente importante movimentar o doente, garantir-lhe uma alimentação saudável e uma hidratação cuidada e mudar com regularidade a fralda. Mas sem dúvida que os colchões anti-escaras são uma ótima ajuda em todo o processo.

O que difere um colchão anti-escaras de um colchão normal?

Com uma abordagem centrada no paciente, os colchões anti-escaras incorporam uma tecnologia avançada de alívio de pressão. A utilização de células de ar alteradas permite uma distribuição uniforme do peso corporal, reduzindo a pressão sobre áreas sensíveis da pele.

A adaptabilidade é uma característica proeminente desses colchões, com opções de ajuste de pressão que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Essa versatilidade é essencial para garantir o máximo conforto e eficácia na prevenção de problemas cutâneos.

Quais os tipos de colchões anti-escaras?

Todos os Colchões Anti-Escaras são produzidos em espuma viscoelástica. Este material é conhecido por se moldar ao corpo do paciente enquanto proporciona uma boa área de apoio, reduzindo o risco de deformação de zonas do corpo devido ao movimento. Além disso, aliviam a pressão ao longo do tempo, já que distribuem o peso uniformemente sobre uma grande superfície.

Aquilo que distingue os colchões entre si é a densidade. A densidade refere-se à quantidade de material por unidade de volume, o que, no contexto de colchões anti-escaras, está relacionado com a capacidade do colchão de redistribuir a pressão sobre áreas específicas do corpo. Colchões com densidades mais altas são mais indicados para elevados riscos de desenvolvimento de escaras, enquanto colchões de baixas densidades são aconselhados a pessoas com baixo risco de desenvolvimento de escaras.

Como escolher o melhor colchão anti-escaras?

Antes de escolher um colchão anti-escaras, há uma série de fatores que deve ter em conta. Desde logo, o tipo de colchão. Outro fator muito importante é o nível de prevenção e/ou tratamento de escaras. Há colchões, como o Colchão Viscoelástico Anti-Escaras Essential ou o Colchão Anti-Escaras Polymulti Visco, que permitem controlar a tratar escaras de níveis avançados. Por outro lado, o Colchão Anti-Escaras Viscoelástico Biopruf é um colchão mais preventivo, sendo indicado para pessoas com um baixo grau de risco de escaras. Quando o risco de desenvolvimento de escaras não for nem muito elevado nem baixo, também existem colchões como o Colchão Anti-Escaras Polyplot, indicados para médio risco de desenvolvimento de escaras

Não se pode esquecer de considerar o peso e o tamanho do utilizador: é muito importante garantir que o colchão é adequado para o peso da pessoa, garantindo eficácia na distribuição da pressão. Depois, há alguns colchões que permitem alternar a pressão em diferentes células de ar para prevenir escaras, e ainda outros que permitem ajustar a firmeza ou a pressão conforme as necessidades do utilizador, como é o caso do Colchão SoftForm Premier Active 2 RX.

Almofadas Anti-Escaras

À semelhança dos colchões, o principal objetivo das almofadas anti-escaras é prevenir e atenuar o surgimento de feridas na pele resultantes da pressão e obstrução do normal fluxo sanguíneo, e  de pressões irregulares em determinada zona do corpo. Desta forma, uma pessoa que utiliza cadeira de rodas, está acamada ou sofre de hemorróidas deve garantir que sabe escolher uma almofada para prevenir escaras, usando-a sempre.

Descubra mais sobre almofadas anti-escaras e saiba como pode escolher a melhor almofada anti-escaras!

Camas Articuladas: Versatilidade e Conforto

As camas articuladas são outro acessório que desempenha um papel crucial no cuidado com doentes acamados e idosos. Tal se deve ao facto de permitirem, com pouco esforço, mudar a posição do doente ou da pessoa acamada e, ao mesmo tempo, dar-lhe mais conforto e segurança. 

De uma forma geral, uma cama articulada permite controlar a inclinação do estrado e adaptar a posição do doente. Como os estrados das camas articuladas estão divididos em três setores individuais, é possível regulá-los de forma a proporcionar o máximo de conforto. Esta funcionalidade torna o dia-a-dia do doente mais confortável e adaptável; por outro lado, para o cuidador é também uma ajuda valiosa na realização de determinadas tarefas. 

Para saber mais sobre camas articuladas, leia o nosso Guia Prático: Como comprar camas articuladas? ou descubra Qual a melhor cama articulada? – Manual, Elétrica ou 100% Elétrica.

Outros Essenciais para o Cuidado

Cremes Anti-Feridas

Os cremes anti-feridas são aliados valiosos no cuidado de pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida. Tão importante quanto prevenir o aparecimento de feridas com os colchões anti-escaras é garantir que a pele seja vigiada e cuidada. Estes cremes, muitas vezes enriquecidos com ingredientes hidratantes e nutritivos, são formulados para prevenir a formação de feridas, úlceras e escaras. Ao criar uma barreira protetora sobre a pele, ajudam a reduzir o atrito e a irritação, promovendo um ambiente propício à cicatrização.

A aplicação regular destes cremes em áreas propensas a feridas, como cotovelos, calcanhares e costas, pode ser crucial para evitar complicações decorrentes da imobilidade prolongada. A Loção Corporal Molicare Skin é indicada para proporcionar não só proteção contra lesões, mas também a hidratação essencial para a saúde cutânea. Por outro lado, o Óleo Protetor em Spray Molicare Skin é ótimo para peles maduras e muito secas. Em spray e muito fácil de aplicar, forma uma camada protetora para prevenir a desidratação da pele. Outra opção para o cuidado diário da pele em todas as idades é o Creme Hidratante ATL – recomendado por profissionais de saúde, é um creme corporal não gorduroso que amacia e reforça a camada protetora da pele.

Cuidados de Banho

A hora do banho é um verdadeiro desafio para a maioria dos cuidadores – mas é essencial para o bem-estar dos doentes acamados. No entanto, garantir que o banho é, para além de higiénico, seguro e reconfortante, é essencial. Produtos como a Géis de Banho e Cremes para pele sensível, como a nossa gama Molicare Skin,  são um bom ponto de partida para garantir um banho relaxante.

Além disso, há dispositivos, como cadeiras e bancos de banho, que permitem tornar o momento do banho mais seguro e tranquilo. Estes equipamentos permitem ao doente estar sentado e confortável durante o banho, facilitando também as tarefas do cuidador – descubra como escolher as melhores cadeiras e bancos de banho.

Mobilidade

A manutenção da mobilidade é um fator crucial no cuidado de pessoas com restrições físicas. Por isso, encontrar estratégias que visem preservar ou melhorar a mobilidade são essenciais para promover a independência e qualidade de vida. E equipamentos como andarilhos, bengalas e cadeiras de rodas podem desempenhar um papel vital na melhoria da mobilidade. Por isso, saiba como escolher uma cadeira de rodas

Ser Cuidador: Um Ato de Amor

Cuidar não se trata apenas de cumprir com uma série de tarefas; é, sim, um ato de amor e dedicação. E é ao abordar os desafios e soluções no cuidado com doentes acamados e idosos que reconhecemos a importância de proporcionar não só produtos essenciais, mas também compreensão, paciência e empatia.

Por isso, se está na posição de cuidador, saiba que esse é um posto do qual se deve orgulhar. Para tornar o seu dia-a-dia mais fácil e descomplicado, conte com as nossas soluções de colchões anti-escaras, camas articuladas, cadeiras de rodas e outros essenciais de ajudas diárias

Se estiver com dúvidas sobre qual a melhor opção para si ou para um familiar, ou qual a opção que melhor responde às suas necessidades, fale com os nossos profissionais especializados, que estão sempre disponíveis para o ajudar e aconselhar. Entre em contacto connosco!

Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário