Incontinência Urinária: Guia Essencial para Viver Livre e Feliz

Sabia que 20% da população portuguesa com mais de 40 anos sofre de incontinência urinária? (Fonte: https://www.lusiadas.pt/blog/doencas/sintomas-tratamentos/factos-mitos-sobre-incontinencia-urinaria)

A experiência complexa, e muitas vezes desafiadora, de lidar com a incontinência urinária é algo que a maioria das pessoas enfrenta silenciosamente. De facto, apenas 10% das pessoas que sofrem de incontinência procuram ajuda médica, o que as impede de iniciar o tratamento e, quem sabe, alcançar a cura.

Este artigo convida a olhar para esta condição de uma forma mais leve, segura e confiante. Ao longo do artigo, vamos explorar os diferentes tipos de incontinência, desvendar as soluções e, acima de tudo, oferecer um guia para viver livre e feliz apesar das adversidades. Fique connosco!

O que é a Incontinência Urinária?

Antes de perceber exatamente o que é a Incontinência Urinária, vamos compreender como funciona o aparelho urinário. Este é constituído pela bexiga (órgão que armazena a urina) e pela uretra (canal através do qual a urina é expulsa), que tem um esfíncter muscular. Ao longo do dia, a bexiga relaxa e distende-se para poder armazenar a urina que vai sendo produzida. É quando o limite de armazenamento é atingido que sentimos vontade de ir à casa de banho. Assim que o momento é apropriado, o cérebro sinaliza o esfíncter para relaxar, permitindo que a urina seja eliminada.

A Incontinência Urinária consiste na perda involuntária de urina. Em pessoas com incontinência urinária, o que acontece é que há um enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, resultando na incapacidade de controlar o fluxo urinário.

Quais as causas da Incontinência Urinária?

As causas mais comuns para a incontinência urinária são três: infeções urinárias de repetição, malformações do trato urogenital e alterações no sistema hormonal. No entanto, é de ressaltar que há alguns tipos de incontinência urinária cuja origem é neurológica, e que requerem uma abordagem específica. Ainda assim, há alguns fatores de risco que permitem identificar os grupos populacionais que estão mais propensos a desenvolver esta patologia.

Para saber mais acerca dos sintomas da Incontinência Urinária, leia o nosso artigo: “Sintomas e Tratamento de Incontinência Urinária. Viva sem Barreiras!”.

Fatores de Risco

Ao contrário daquilo que se possa pensar comumente, a incontinência urinária pode afetar qualquer pessoa – embora seja certo que se verifica uma maior incidência em certos grupos. Mas que grupos são esses?

  • Idade avançada (idosos);
  • Sexo feminino (de facto, corresponde a 85% dos doentes com esta patologia);
  • Alterações hormonais (consequentes da gravidez e/ou menopausa);
  • Obesidade.


Quais os tipos de Incontinência Urinária?

  • INCONTINÊNCIA LIGEIRA

A incontinência ligeira caracteriza-se pela perda esporádica e mínima de urina como, por exemplo, ao espirrar ou tossir. Trata-se de uma dificuldade em controlar totalmente a bexiga, resultando em pequenas perdas ocasionais. É frequentemente associada à fraqueza nos músculos do pavimento pélvico, ao envelhecimento natural e pode decorrer, também, da gravidez e parto.

  • INCONTINÊNCIA MODERADA

A incontinência moderada envolve uma perda mais frequente de urina, geralmente em quantidades moderadas. Sabemos que estamos perante incontinência moderada quando, por exemplo, existe a dificuldade de chegar atempadamente à casa de banho ou a necessidade urgente e súbita de urinar. Também pode ocorrer perda de urina ao realizar atividades físicas leves.

  • INCONTINÊNCIA GRAVE

Já a incontinência grave é caracterizada por perdas significativas e frequentes de urina, muitas vezes dificultando a realização das atividades diárias. Nestes casos, a incontinência tem um impacto significativo na qualidade de vida e na autoestima e resulta da incapacidade de controlar a bexiga, resultando em perdas graves que podem ocorrer mesmo durante o repouso.

Como Tratar a Incontinência Urinária?

A abordagem para tratar a incontinência urinária varia com base na causa subjacente e na gravidade dos sintomas. Para além do tratamento farmacológico e cirúrgico, a reeducação pélvica pode desempenhar também um importante papel, já que permite fortalecer, de forma eficaz, os músculos do períneo. Em alguns casos mais graves, pode ser necessário o tratamento cirúrgico.

É comum que quem sofre de incontinência urinária tenha alguma relutância em admiti-lo. Isso significa um diagnóstico tardio e, portanto, o tratamento pode ser desadequado ou ineficaz. Mesmo assim, é importante ressaltar que é possível ter uma vida ativa e livre mesmo com incontinência urinária, graças aos pensos de incontinência.

Como escolher pensos de Incontinência Urinária?

A mensagem principal a transmitir é que, apesar do problema de incontinência, qualquer um pode ser livre e feliz. A HARTMANN é uma marca alemã que se dedica à produção de Pensos e Fraldas de Incontinência para conseguir continuar a garantir que a incontinência não é uma “prisão”.

Se só agora se cruzou com a Incontinência Urinária, deve estar a perguntar-se como saber quais os pensos mais adequados para si dentro de toda a oferta que dispomos. Deixamos, de seguida, um pequeno guia para ajudar a escolher:

  • GÉNERO

As necessidades e anatomias diferem entre homens e mulheres, e a HARTMANN produz pensos especificamente desenhados para atender a essas diferenças. Os Pensos de Incontinência para Mulheres contemplam opções que consideram o formato do corpo, resultando em pensos que são mais discretos e adaptados à anatomia feminina. Já os Pensos de Incontinência para Homens são pensos concebidos para maior conforto e eficácia, tendo em conta a anatomia masculina.

  • NÍVEL DE ABSORÇÃO

Os diferentes graus de incontinência requerem níveis variados de proteção para garantir conforto e segurança:

Para incontinência ligeira, os pensos de baixa a média absorção podem ser ideais, proporcionando uma solução discreta e eficaz.

Para incontinência moderada, pensos de média a alta absorção oferecem uma barreira mais robusta contra perdas involuntárias, mantendo a pele seca e prevenindo irritações. Os pensos para incontinência moderada variam entre as 2 e as 4 gotas, pelo que deve procurar aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

Para incontinência grave, optar por pensos de alta absorção é crucial para garantir uma proteção máxima e proporcionar confiança ao utilizador. Os pensos para incontinência moderada variam entre as 6 e as 8 gotas, pelo que deve procurar aquele que melhor se adequa às suas necessidades. Outra opção para incontinência grave são as fraldas e cuecas fraldas, das quais falaremos mais à frente.


Como usar pensos de Incontinência Urinária?

O uso do penso de incontinência é muito semelhante ao uso do penso higiénico. Antes de começar, assegure-se de que a área genital está limpa e seca. Centralize o penso sobre a roupa íntima, garantindo uma aderência adequada. Certifique-se de que está bem ajustado, evitando rugas que possam comprometer a eficácia.

Manter uma rotina de troca regular é essencial para manter a higiene e prevenir desconfortos associados à incontinência urinária. Ao seguir estas orientações, é possível usufruir dos benefícios dos pensos de forma discreta e eficiente, contribuindo para uma vida mais confortável e livre de preocupações.

Cuecas e Fraldas para Incontinência Urinária

Para estágios de incontinência grave, as Fraldas de Incontinência e as Cuecas Fraldas de Incontinência são opções que podem fazer toda a diferença num quotidiano confiante e seguro. À semelhança do que acontece com os pensos, as fraldas e as cuecas também são adaptadas à anatomia dos géneros e, ao escolher o modelo ideal para si, é importante considerar o nível de absorção necessário.

  • TAMANHO

Com uma gama que abrange desde o tamanho pequeno (S) até ao extra grande (XL), estas opções proporcionam uma solução personalizada para todos os utilizadores. Optar pelo tamanho correto não só garante um ajuste seguro e confortável, como também contribui para a eficácia na prevenção de fugas e para uma maior confiança no dia-a-dia.

Incontinência Urinária na Mulher

90% das mulheres recorrem ao penso higiénico para colmatar as perdas de urina. No entanto, esta não é uma prática recomendável… Os pensos de incontinência são concebidos com características específicas para lidar com a urina, proporcionando níveis de absorção superiores e uma maior capacidade de retenção de líquidos. Em contraste, os pensos higiénicos são projetados para absorver fluídos menstruais, não sendo adequados para a gestão eficaz da incontinência urinária.

Além disso, os pensos de incontinência são estruturados para controlar o odor associado à urina, garantindo uma sensação de frescura e higiene ao longo do tempo. Muitos destes pensos são, também, desenhados com uma camada exterior impermeável, prevenindo possíveis fugas e protegendo a roupa de eventuais danos. Descubra “3 Essenciais para Mulheres Ativas com Incontinência Urinária”.

Incontinência Urinária no Homem

Aos 50 anos, cerca de 20% a 30% dos homens têm sintomas do trato urinário inferior. Esta percentagem aumenta para os 55% em homens com idades superiores a 80 anos. Com o avançar da idade é mais comum que ocorram alterações na próstata. Essas mudanças podem resultar em sintomas como dificuldade em iniciar ou interromper o fluxo urinário, aumento da frequência urinária e, em alguns casos, incontinência.

É importante que os homens estejam cientes dessas mudanças fisiológicas à medida que envelhecem e compreendam que a incontinência urinária não é apenas uma condição associada ao envelhecimento. É, sim, algo que pode ser gerido e tratado com a devida atenção médica.

Incontinência Urinária: Vantagens de Comprar Online

Sofrer de incontinência urinária é uma condição que abala a autoestima e confiança. Por isso, sabemos que a tarefa de comprar pensos ou fraldas de incontinência urinária nos supermercados pode ser desafiante e intimidadora. No entanto, agora já pode comprar os seus produtos de incontinência totalmente online.

Comprar online proporciona a discrição necessária para produtos sensíveis, que são entregues comodamente em sua casa, respeitando a sua privacidade. Além disso, pode fazê-lo a qualquer momento, de forma fácil e rápida, à distância de alguns cliques. Na Loja Ortopédica pode encomendar os seus pensos ou fraldas para incontinência da HARTMANN de forma segura e confiável.

Incontinência Urinária: Como Prevenir?

Ter uma atitude preventiva face à incontinência urinária pode ajudar a prevenir ou atrasar o desenvolvimento desta patologia. A maior parte dos comportamentos relacionados com a prevenção da incontinência visa fortalecer os músculos do pavimento pélvico, mas adotar hábitos de vida saudáveis também é crucial.
Assim, para prevenir a incontinência urinária, é aconselhado:

  • Beber muita água. A desidratação aumenta a irritação da bexiga e facilita a incontinência;
  • Manter uma dieta equilibrada, variada e saudável;
  • Controlar o peso;
  • Evitar a retenção frequente da urina, o que significa ir à casa de banho tantas vezes quantas forem necessárias. Tente sempre esvaziar a bexiga por completo;
  • Evite a obstipação;
  • Exercite os músculos do pavimento pélvico (exercícios Kegel).


Incontinência Urinária: Viver Livre e Feliz

Prevenir, tratar e escolher os produtos certos são passos fundamentais para todos aqueles que enfrentam a incontinência. Longe de ser uma barreira intransponível, é uma condição que pode ser enfrentada com informação e escolhas bem fundamentadas. Desde a prevenção até à seleção dos produtos adequados, cada passo é crucial para assegurar o conforto, a saúde e a confiança daqueles que enfrentam esta realidade.

No âmago deste guia essencial, a mensagem central é: é possível viver livre e feliz com incontinência urinária. À medida que exploramos as soluções disponíveis, reafirmamos a possibilidade de viver não só apesar da incontinência, mas também com ela – com a certeza de que é possível alcançar uma vida plena e repleta de bem-estar e segurança.

Se estiver com dúvidas sobre qual a melhor opção para si ou para um familiar, ou qual a opção que melhor responde às suas necessidades, fale com os nossos profissionais especializados, que estão sempre disponíveis para o ajudar e aconselhar. Entre em contacto connosco!

Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário