Incontinência urinária: causas, sintomas e os produtos que precisa para uma vida normal

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra causada pela incapacidade de armazenar e controlar a sua saída. Infelizmente, esta condição ainda é um tabu, levando as pessoas que sofrem com ela a sentir vergonha e a não pedirem ajuda.

No artigo de hoje vamos desmistificar a incontinência urinária: quais os tipos de incontinência, os seus sintomas, os tratamentos e como pode prevenir. Vamos também sugerir alguns produtos, como pensos e fraldas, que vão ajudar a ter uma vida normal com a incontinência.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA: UMA CONDIÇÃO VIVIDA ÀS ESCONDIDAS

Segundo a Associação Portuguesa de Urologia, 33% das mulheres e 16% dos homens com mais de 40 anos têm sintomas de incontinência urinária, sendo que apenas 10% os doentes desta condição consultam um médico. Todos os restantes recorrem à automedicação ou à autoproteção e os números do sucesso do tratamento são bastante animadores: a taxa de cura da incontinência de esforço é de 90%.

Apesar ser uma condição muito associada à população idosa e ao género feminino, a incontinência urinária afeta tanto homens como mulheres de todas as idades: idosos, adultos e jovens. Infelizmente, há um estigma associado e esta doença é quase como um tabu, fazendo com que muitas pessoas não procurem ajuda profissional e não sigam um tratamento que poderia reduzir sintomas.

OS TIPOS DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A incontinência urinária pode aparecer repentinamente ou ser consequência direta de algum fator, podendo ser permanente/crónica ou temporária. Mesmo sendo permanente, é importante sublinhar que os sintomas podem ser aliviados e uma vida normal é possível.

Incontinência Urinária Temporária: causada por maus hábitos alimentares (excesso de adoçantes artificiais, alimentos muito picantes, doces ou ácidos), consumo exagerado de bebidas alcoólicas e cafeína, toma de fármacos como reguladores da pressão arterial, sedativos ou relaxantes musculares;

Incontinência Urinária Permanente: devido a mudanças hormonais provocada pela gravidez, menopausa (causada pela diminuição de produção de estrogénio), envelhecimento (uma vez que os músculos pélvicos  ficam mais fracos), parto, intervenção cirúrgica ou problemas neurológicos.

Incontinência urinária
Woman holding hand near toilet bowl – health problem concept

Dentro da incontinência urinária, existem vários tipos:

1. Incontinência por urgência  quando repentinamente há uma vontade súbita e muito intensa de ir à casa de banho;
  2. Incontinência por esforço  acontece quando os músculos estão enfraquecidos e há uma pressão extra sobre a bexiga, por exemplo, quando se tosse, espirra, ri, faz exercício, levanta pesos;
  3. Incontinência por extravasamento – as perdas de urina acontecem quando a bexiga suporta grandes volumes de urina e a pressão do líquido é tão grande que ultrapassa a resistência uretral;
  4. Incontinência funcional  causada por incapacidade dos doentes em casos de demência ou lesão neurológica grave, como Alzheimer ou Parkinson;
  5. Enurese noturna – causada pelas perdas de urina durante o sono;
  6. Incontinência mista – combina incontinência de esforço e de urgência.

AS CAUSAS DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Existem alguns fatores que podem agravar o aparecimento de sintomas de incontinência urinária, nomeadamente:

1. Alterações hormonais;
  2. Bexiga hiperativa;
  3. Parto e consequente enfraquecimento do músculo pélvico;
  4. Obstrução da saída da bexiga em homens de meia-idade;
  5. Distúrbios funcionais como AVC e demência.

Estes sintomas podem ser agravados pela idade, obesidade, obstipação, hábitos tabagísticos, menopausa, gravidez, parto, medicação, entre outros.

COMO PREVENIR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A boa notícia quanto à incontinência urinária é que, antes de ser tratada, esta pode ser prevenida com hábitos simples, nomeadamente:

1. Dieta equilibrada e saudável, evitando alimentos muito ácidos;
  2. Ingestão de fibras, de forma a prevenir a obstipação;
  3. Consumo moderado de cafeína e bebidas alcoólicas, sendo o tabagismo altamente prejudicial;
  4. Os exercícios de Kegel têm ajudado muitas pessoas a reduzir os sintomas de incontinência urinária. Consistem em fortalecer os músculos da região pélvica em exercícios simples que devem ser feitos todos os dias pelo menos 3 vezes.

Relativamente ao tratamento, este pode ser à base de reeducação comportamental, fármacos,  exercícios de Kegel ou cirurgia em casos graves.

VIVER COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA

É possível ter uma vida normal com incontinência, tratando-a com os métodos acima mencionados. Ainda assim, é recomendado que utilize fraldas ou pensos para andar sempre prevenida e não ter surpresas desagradáveis.

Penso para Incontinência Urinária Ligeira Lady Pad 1,5 Gotas

Incontinência urinária

Este é o penso ideal para mulheres ativas que sofrem de incontinência ligeiras e pequenas perdas de urina. A marca Hartmann conta com os mais recentes padrões de qualidade do mercado e estes pensos garantem discrição e naturalidade durante a sua utilização.

Penso para Incontinência Urinária Moderada Molicare Premium Form Normal Plus

Incontinência urinária

Este é um penso respirável, com núcleo absorvente de 3 camadas e um rápido sistema de secagem, evitando irritações na pele. Vêm numa embalagem de 30 pensos anatómicos com barreiras antifugas e com cobertura completa de tecido com elásticos na zona entre as pernas.

Penso para Incontinência Urinária Grave Molicare Premium Form Extra Plus

Para casos graves de incontinência urinária que precisam de uma absorção e proteção extra contra fugas. O seu núcleo adsorvente e indicador de humidade são fundamentais para garantir a proteção contra as perdas de urina.

Acima de tudo, é importante que conheça o seu corpo e saiba o que precisa para se sentir confortável. Se tem perdas de urina frequentemente, consulte um médico, a melhor pessoa para o ajudar a ultrapassar o problema. Não se esconda por trás do tabu ou da vergonha, pois pode estar a atrasar o acesso a uma vida normal e da incontinência.

Se tiver alguma dúvida sobre os produtos acima recomendados, entre em contacto connosco. Podemos aconselhá-lo sobre aquilo que precisa.

Obrigado

Gerência Loja Ortopédica®