Idoso acamado? Descubra os melhores produtos ortopédicos para idosos

Estar acamado pode ser um desafio para muitos idosos. A perda de mobilidade e autonomia e a dependência de cuidadores para as atividades diárias podem causar impactos significativos na sua qualidade de vida e no seu bem-estar emocional. Da mesma forma, cuidar de idosos acamados também não é uma tarefa fácil. Há alguns cuidados a ter, pelo que ser um cuidador informal é um posto de grande responsabilidade – que prima pela promoção do bem-estar do idoso e o ajuda nas suas necessidades mais básicas.

O confinamento ao leito, quer seja de forma temporária ou por longos períodos de tempo, exige uma grande dedicação e competência por parte do cuidador. Os sentimentos de independência e autonomia devem ser reforçados, sempre que possível, para que a imobilização não origine outros problemas de saúde (físicos ou psicológicos).

Por isso, a ortopedia ganha um papel preponderante nesta fase, já que oferece uma variedade de produtos especialmente projetados para atender às necessidades dos idosos acamados, proporcionando conforto, segurança e melhorias significativas no seu dia-a-dia. Para além de serem produtos que contribuem para o conforto dos idosos, também auxiliam os cuidadores e promovem uma maior independência do idoso, fundamental para uma recuperação ativa.

A propósito do Dia Mundial dos Avós, que se celebra no mês de julho, neste artigo poderá conhecer alguns dos produtos geriátricos que permitem devolver alguma independência aos idosos acamados, bem como proporcionar segurança, conforto e bem-estar.

Devolver a autonomia, independência e segurança!

A autonomia, a independência e a segurança são aspetos vitais para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos. Para além disso, são cruciais para que eles se sintam ativos e motivados na recuperação, sem sentir que são um peso ou um encargo. Felizmente, a ortopedia oferece uma variedade de produtos projetados especificamente para atender a essas necessidades e devolver a sensação de controle e liberdade aos idosos acamados. Descubra a nossa seleção de produtos para enfrentar os desafios do quotidiano e fazer a diferença na vida dos idosos acamados, permitindo-lhes manter um nível de independência e desfrutar de uma vida mais ativa, mesmo dentro das suas limitações físicas.

SCOOTERS ELÉTRICAS PARA IDOSOS

Scooter Elétrica
Scooter Colibri Bateria 12ah Invacare

No que concerne à autonomia e liberdade dos idosos, as scooters têm-se destacado como uma solução revolucionária. Estes veículos de mobilidade personalizada são projetados especialmente para proporcionar uma liberdade de movimento aos idosos, e apoiá-los nas suas tarefas diárias. Permite, assim, que eles se desloquem com facilidade e liberdade, dentro e fora de casa. De facto, estes produtos podem ser uma verdadeira transformação na vida daqueles que procuram recuperar alguma independência e mobilidade, abrindo novas portas que seriam inalcançáveis para alguns idosos.

Dentro do universo das scooters, destacamos a scooter Colibri Bateria 12AH Invacare, uma micro-scooter colorida, desenhada para todos os que valorizam um estilo de vida independente. Graças ao sistema LiteLock, único no mercado, esta scooter pode ser desmontada fácil e rapidamente. Garante uma autonomia de 16 km com a bateria totalmente carregada.

ANDARILHOS PARA IDOSOS

Andarilho
Andarilho Alumínio com 2 Rodas e Assento

Os andarilhos são dispositivos de apoio à mobilidade especialmente projetados para ajudar os idosos a caminhar com mais estabilidade e confiança, permitindo que desfrutem de uma maior independência nas suas atividades diárias. São, por isso, um acessório essencial para melhorar a mobilidade e recuperar alguma autonomia que possa ter sido perdida – para, assim, aproveitarem a vida com mais segurança e confiança.

Destacamos o Andarilho de Alumínio com 2 Rodas e Assento, que graças ao seu assento acolchoado e punhos de altura regulável, permite adaptar-se a diferentes usuários. É um andarilho muito leve e manobrável, uma vez que as duas rodas duplas podem rodar sobre si, facilitando a deslocação.

BENGALAS PARA IDOSOS

Bengala para Idosos
Bengala Regulável em Alumínio Floral 416

Já famosas pela sua eficácia, as bengalas são acessórios que, à primeira vista, parecem extremamente simples, mas que são uma ótima ajuda para proporcionar estabilidade e suporte durante o caminhar. Assim, permitem que os idosos mantenham o equilíbrio e se movimentem com maior confiança, sendo aliadas perfeitas na procura de uma vida mais independente e ativa.

Bengala Regulável em Alumínio Floral é sinónimo de resistência e leveza. A regulação de altura permite que ela se adapte a cada utilizador, sendo o auxiliar de marcha ideal para proporcionar segurança ao caminhar.

Promova o bem-estar físico e emocional!

No dia-a-dia dos idosos acamados, tarefas básicas como a higiene pessoal, a alimentação e outras atividades quotidianas podem tornar-se verdadeiramente desafiadoras. Com a autonomia condicionada, pequenas tarefas ganham outra preponderância e a dependência de um cuidador pode agravar o bem-estar emocional do idoso. No entanto, a ortopedia oferece uma variedade de produtos projetados para melhorar o dia-a-dia dos idosos acamados, que são ajudas eficazes para superar os desafios enfrentados nas atividades diárias.

PEDALEIRAS DE EXERCÍCIO PARA IDOSOS

Pedaleira de Exercício
Pedaleira de Exercícios

As pedaleiras para idosos são dispositivos especialmente projetados para promover exercícios de baixo impacto e estimular a mobilidade das pernas, mesmo para aqueles que estão acamados. Estas pedaleiras permitem que os idosos realizem movimentos de pedalada suaves e controlados, enquanto estão deitados ou sentados. Graças a este acessório, os idosos podem desfrutar dos benefícios de um exercício físico suave e de baixo impacto, contribuindo para a saúde cardiovascular, fortalecimento muscular e melhoria da circulação sanguínea.

A Pedaleira de Exercícios pode ser utilizada nos pés ou nas mãos para realizar exercícios de reabilitação, exercitar os músculos das extremidades ou melhorar a circulação sanguínea. Este acessório de exercício permite ao idoso manter uma rotina de atividade física regular, mesmo em situações em que o movimento é limitado. Além disso, permite fortalecer os músculos no conforto do seu próprio ambiente.

CADEIRAS DE BANHO PARA IDOSOS

Cadeira de Banho para Idosos Acamados
Cadeira de Banho Dobrável em Alumínio

As cadeiras de banho são dispositivos especialmente projetados para garantir a segurança e o conforto dos idosos durante o banho. Estas cadeiras oferecem um assento ergonômico e antiderrapante, além de recursos adicionais para facilitar o cuidado pessoal e tornar o banho mais acessível. O seu principal objetivo é facilitar o acesso aos cuidados de higiene pessoal e, por isso, as cadeiras de banho possuem aberturas estratégicas para permitirem a lavagem adequada das áreas íntimas e facilitar o alcance durante o banho.

A Cadeira de Banho Dobrável em Alumínio permite tornar as tarefas de higiene pessoal mais cómodas e seguras. Desde logo, porque permite ao utilizador tomar banho sentado, oferecendo um suporte extra durante o duche e proporcionando autonomia e independência. Por isso, é um acessório ótimo para devolver alguma confiança e tranquilidade aos idosos, que podem desfrutar de um banho seguro e relaxado. Descubra todas as vantagens das cadeiras de banho para idosos.

Oferecer conforto e bem-estar é sempre uma boa opção!

Ajudar os idosos a lidar com as adversidades do dia-a-dia é essencial para promover uma melhor qualidade de vida. Oferecer conforto e bem-estar é um dos passos para garantir o bem-estar físico e emocional aos idosos. Quando estão confinados ao leito, é muito importante conhecer produtos que auxiliem todas as tarefas diárias, mas é igualmente importante que, nos momentos de descanso, o conforto se mantenha. Por isso, há produtos que podem realmente fazer a diferença ao proporcionar momentos de conforto, felicidade e bem-estar!

POLTRONAS ORTOPÉDICAS PARA IDOSOS

Poltrona Ortopédica para Idosos Acamados
Poltrona Manual Douro Invacare

As poltronas ortopédicas são projetadas com o objetivo de oferecer conforto e suporte adequado para os idosos acamados. Estas poltronas primam pelo bem-estar e pelos benefícios para a saúde, principalmente para os idosos. Com a idade, os músculos e articulações ficam mais fracos e começam a provocar dores e desconfortos, por isso é que os idosos acabam por passar muito tempo sentados ou deitados. Daí a necessidade de encontrar um produto confortável e seguro no qual se possam sentar durante várias horas. 

Da marca internacional Invacare, a Poltrona Manual Douro está equipada com apoios laterais de tronco para ajudar a manter um posicionamento adequado, oferecendo um conforto adicional graças à continuidade entre o assento e o apoio das pernas. Para além de proporcionar conforto e bem-estar após muitas horas sentado, são um produto seguro que oferece vários benefícios para a saúde, melhorando consequentemente o bem-estar geral.

Saiba mais sobre poltronas geriátricas.

CAMAS ARTICULADAS PARA IDOSOS

Cama Articulada para Idosos Acamados
Cama Articulada Elétrica

As camas articuladas são soluções versáteis e funcionais projetadas para atender às necessidades específicas de idosos acamados. Por serem equipadas com mecanismos que permitem ajustar diferentes partes da cama, oferecem uma série de benefícios em termos de conforto, mobilidade e cuidados de saúde. Uma das principais características das camas articuladas é a capacidade de ajustar a posição do encosto e das pernas de forma independente, permitindo que os idosos encontrem a posição mais confortável para descansar, ver televisão ou receber cuidados médicos. Essa flexibilidade proporciona um maior conforto postural e pode aliviar a pressão nas articulações e músculos.

Assim, destacamos a Cama Articulada Elétrica, cujo objetivo é oferecer o máximo de comodidade e autonomia ao seu utilizador. Como o estrado é automático, permite que levante a parte superior ou inferior ainda com mais facilidade e prática, promovendo uma maior facilidade na procura do máximo conforto.

Descubra todas as vantagens de comprar ou alugar camas articuladas.

Compreender os desafios enfrentados pelos idosos acamados é o primeiro passo para perceber como os produtos ortopédicos podem fazer uma diferença significativa na sua vida. Desde scooters e andarilhos que promovem a mobilidade até às cadeiras de banho que garantem a segurança e a confiança nas tarefas de higiene, os produtos ortopédicos para idosos fornecem soluções práticas e eficazes para auxiliar os idosos nas suas atividades diárias.

Enquanto cuidador de um idoso acamado, deve saber que é muito importante fazer as tarefas “com ele” e não “por ele”. Mesmo estando confinado ao leito, o idoso deve sempre sentir-se útil e parte das atividades do dia-a-dia. Procure sempre oferecer o máximo de bem-estar, não permitindo a imobilização por longos períodos de tempo e estimule sempre os sentidos do idoso.

Por isso, optar por um destes produtos é uma das principais formas de oferecer bem-estar e conforto aos mais velhos. Ainda assim, é fundamental lembrar que a escolha e utilização adequada destes produtos requer a consulta de profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas e especialistas em ortopedia – que lhe podem fornecer orientações personalizadas e ajudar a selecionar os produtos mais adequados para cada situação.

Na sua Loja Ortopédica encontra as melhores soluções ortopédicas para cuidar dos seus pais, tios e avós com amor. Promova o bem-estar físico e emocional dos que lhe são mais próximos, porque priorizar o conforto e a segurança dos idosos é um gesto de amor e respeito.

Se tiver dúvidas sobre os produtos que procura ou se precisar de um esclarecimento, pode sempre contactar-nos através do nosso apoio ao cliente ou nas nossas redes sociais.

Sem comentários

Deixe um comentário