cadeiras de banho para idosos

Cadeiras de Banho para idosos — Saiba os preços e vantagens!

As cadeiras de banho são dispositivos essenciais para pessoas que apresentam dificuldades de mobilidade, como idosos.

Por causa do risco de quedas (que podem mesmo causar acidentes graves), idosos e pessoas com mobilidade reduzida têm tendência a ter receio de tomar banho sem acompanhamento e, consequentemente, a diminuir a frequência de banhos, especialmente os completos.

Porém, os banhos são uma parte fulcral do dia a dia, principalmente nos mais velhos, pois contribuem para manter uma higiene cuidada e evitar o aparecimento de infeções e chagas.

No artigo de hoje, exploramos as cadeiras de banho para idosos: preços, vantagens, características, o que ter em conta no momento da compra e quais as principais vantagens para os seus utilizadores.

QUEM PODE USAR UMA CADEIRA DE BANHO?

As cadeiras de banho são dispositivos práticos, úteis e que vão facilitar o dia a dia dos seus utilizadores, mas desengane-se se acha que são benéficas apenas para idosos.

Pessoas com limitações de mobilidade e locomoção, com dificuldades em permanecer em pé durante o tempo do banho, que sofreram com perdas de equilíbrio, que sintam insegurança em tomar banho sem acompanhamento ou que estejam a passar por uma fase de reabilitação física.

3 VANTAGENS DAS CADEIRAS DE BANHO PARA IDOSOS

1. Melhoram a higiene

O banho, mais longo ou mais curto, faz parte da nossa rotina diária. Por isso, é natural que quando os pacientes ficam mais ou menos debilitados (de forma temporária ou permanente) sintam falta do momento do dia dedicado à higienização. 

A limpeza diária e frequente não deve ser descartada, mesmo que o utente não pratique atividade física intensa que possa levar a maus cheiros. Uma higiene cuidada remove a sujidade corporal, previne o aparecimento de úlceras e infeções e evita a proliferação de fungos. Além disso, pode ser visto como um momento dedicado ao relaxamento, à descontração e ao amor próprio. 

Com uma cadeira de banho, os utilizadores sentir-se-ão novamente seguros e descansados no momento do banho, usufruindo de novo do descanso e limpeza sem os medos causados pelas limitações físicas.  

2. As cadeiras de banho para idosos aumentam a sua autonomia e auto-estima 

Perder a mobilidade ou a capacidade de locomoção é um momento complicado para quem passa por ele: a adaptação a uma nova rotina, novas pessoas e novos aparelhos podem levar a momentos de frustração e baixa auto-estima. 

Cuidadores, familiares e profissionais de saúde ocupam um papel fundamental no processo de adaptação e devem incentivar o utente a retomar a sua vida, adotando os dispositivos que precisa para recuperar a sua autonomia e privacidade, por exemplo, no banho. 

Apesar de em alguns casos ser difícil aceitarem que precisam de um equipamento para tomar banho, o regresso à normalidade, à rotina, os constantes momentos de superação e de recuperação gradual de autonomia vão refletir-se num aumento de qualidade de vida, de auto-estima e auto-satisfação, assim como no sentimento de auto-realização. 

3. Banhos mais completos e igualmente seguros

Durante muito tempo, doentes acamados, idosos com dificuldades de mobilidade e locomoção ou pessoas em fase de reabilitação física deixavam a limpeza do corpo somente para as partes íntimas, recorrendo a um pano húmido para o resto do corpo. Hoje, tudo é diferente. 

Graças à evolução tecnológica, estas pessoas podem agora usufruir de banhos completos e seguros graças a aparelhos como cadeiras de banho. Desta forma, é possível voltar a fazer do banho um hábito recorrente e seguro. 

As cadeiras de banho permitirão aos idosos recurepar auto-estima e auto-confiança, assim como os hábitos de higiene, fundamentais para a sua saúde e bem-estar.

COMO ESCOLHER UMA CADEIRA DE BANHO PARA IDOSOS?

Se está à procura de uma cadeira de banho para idosos, já se deve ter cruzado com várias marcas e modelos. Saiba que elementos ter em consideração no momento de escolher uma nova cadeira de auxílio de banho: 

  • A necessidade do utente. Trata-se de alguém com algumas limitações de mobilidade ou completamente dependente? Por exemplo, cadeiras de banho com rodas pequenas são mais adequadas para pessoas que vão ter algum tipo de auxílio. Por outro lado, cadeiras de rodas maiores podem ser movimentadas pelo próprio usuário. Outros modelos incluem também caixas que coletam resíduos corporais e apoio para os braços. Tudo depende das necessidades do utente. 
  • O material. Existem cadeiras de banho nos mais diversos materiais, como aço carbono, inox, alumínio e PVC. No fundo, o que precisa de saber é que as cadeiras de aço têm tendência a enferrujar. Já as cadeiras de alumínio ou PVC são mais leves, duradouras e podem ter contacto direto com água e sabão sem sofrer com desgaste ou oxidação.

O peso do utente. Pessoas com dificuldades de locomoção e com peso acima da média precisam de cadeiras mais robustas, que as consigam suportar durante o tempo do banho e sem riscos de segurança. Se for o seu caso, saiba que existem no mercado modelos maiores e reforçados que sustentam o peso dos utentes mais pesados. 

CADEIRA DE BANHO – PREÇOS

O preço das cadeiras de banho para idosos varia conforme o equipamento. Como viu, há materiais mais e menos resistentes, com melhores e mais completas características. Tudo depende do seu orçamento e das necessidades a que a cadeira de banho tem de responder.

Ainda assim, o preço das cadeiras de banhos começa nos 40€ e pode chegar aos 800€. Confira alguns modelos disponíveis na Loja Ortopédica.

Cadeira de Banho para Idosos – Modelo Giratório

Cadeira de Banho para Idosos da marca Prim garante uma transferência fácil e prática, permitindo virar o paciente para o interior da banheira sem esforço.

Estrutura em tubo de aço e assento e encosto em polietileno;

  • Apoio de braços para segurança extra;
  • Rotação 360º com 4 posições de bloqueio;
  • Permite uma limpeza total do utilizador.

Cadeira de Banho para Idosos – Modelo para Duche

Cadeira de Duche fabricada pela Ayudas Dinámicas foi desenvolvida para oferecer um banho confortável e seguro, mesmo que num espaço pequeno.

  • Assento com drenos e alças para máxima proteção;
  • Pernas extensíveis com pés antiderrapantes;
  • Fácil limpeza e manutenção;
  • Apta para utilizadores até 100 Kg.

Cadeira de Banho para Idosos – Modelo para Banheira

Este modelo, desenhado também pelas Ayudas Dinámicas, foi desenhado especialmente para banheiras. Colocando duas pernas dentro e outras duas pernas fora da banheira, a transferência é mais confortável e isenta de riscos.

  • Feita de alumínio;
  • Banco de plástico com orifícios de drenagem;
  • O seu design permite ter parte da cadeira dentro e parte fora, tornando a limpeza diária ainda mais prática e simples.

Mais informações? Precisa de tirar alguma dúvida antes de optar e comprar uma cadeira de banho? Fale connoscoa nossa equipa está inteiramente disponível para ajudar a tomar a decisão mais adequada para as suas necessidades. Contacte-nos pelo +351 244 852 257 (loja física) ou +351 244 233 085 ou envie e-mail para o apoiocliente@lojaortopedica.pt

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário