Esporão calcâneo: o que é, causas e como tratar com palmilhas ortopédicas

O QUE É O ESPORÃO CALCÂNEO?

Certamente já ouviu alguém queixar-se de dores no calcanhar ou passou por esta situação depois de uma longa caminhada ou período de tempo em pé. 

Se este tipo de esforço e pressão forem prolongados e frequentes, podem levar a que se forme uma pequena projeção de osso no calcanhar: o chamado esporão calcâneo. Na realidade, trata-se de uma defesa do organismo perante uma inflamação ou lesão repetida nos tecidos. É por este motivo que, embora seja mais frequente na “sola do pé”, também pode surgir junto ao tendão de Aquiles (conhecido como “esporão de galo”).

Em resumo, o esporão calcâneo (que não é visível do exterior) é resultado de um processo de sobrecarga contínua e a dor uma manifestação da inflamação das estruturas adjacentes. Significa isto que nalguns casos o esporão do calcâneo pode não ter sintomas e permanecer por diagnosticar. Mas, para outros, pode provocar dores agudas e problemas de mobilidade.

ESPORÃO DO CALCÂNEO – CAUSAS

Apesar de não ser possível identificar uma causa única para o aparecimento do esporão no pé – que é mais comum entre pessoas acima dos 40 anos e com excesso de peso – existem vários fatores que aumentam o risco de desenvolvimento, tais como:

  • Tendência genética;
  • ▪ Osteoartrite, artrite reumatóide, insuficiência circulatória e outras doenças degenerativas; 
  • ▪ Obesidade;
  • ▪ “Pé chato” ou um arco plantar muito acentuado;
  • ▪ Desportos de alto impacto (pé no chão), como a corrida, a dança e o salto;
  • ▪ Corridas frequentes na praia ou superfícies inclinadas;
  • ▪ Pisada incorreta;
  • ▪ Períodos prolongados em pé;
  • ▪ Calçado inadequado (apertado, deformado…) ou saltos altos

SINTOMAS

A manifestação mais frequente do esporão é a dor na região inferior ou interna do calcanhar, com as seguintes características:

  •  com o peso do corpo, a dor leva à imobilização da marcha;
  • ▪ após repouso, a dor acalma ou desaparece, mas regressa com novos esforços;
  • ▪ dor mais acentuada de manhã;
  • ▪ dor tipo “pontada”.

Algumas pessoas desenvolvem ainda edemas, isto é, inchaço na zona do calcanhar e até tornozelo.

COMO TRATAR COM PALMILHAS ORTOPÉDICAS

Depois do diagnóstico, o tratamento para o esporão do calcâneo deve também ser indicado por um ortopedista e adaptado a cada caso.

No entanto, uma das recomendações e prescrições mais frequentes é a utilização de palmilhas ortopédicas, calcanheiras ou almofadas para o calcanhar, que têm a principal função de suporte e distribuição da pressão exercida, ajudando a evitar e aliviar a dor.

Assim, e considerando que existem várias marcas e materiais no mercado, será fundamental conseguir encontrar aquela que lhe proporciona maior conforto. Destacamos alguns produtos e aplicações:

Calcanheira em gel forrada

Esta é uma opção mais considerada para a prevenção do esporão calcâneo. Fabricada em polímero gel, com suplemento macio na zona do calcanhar, oferece o amortecimento necessário para aliviar impactos e dar mais descanso ao pé. 

Talonete de compensação em silicone

Se o esporão calcâneo for provocado por cargas unilaterais do aparelho locomotor, por exemplo, devido a uma diferença de altura nas pernas, será fundamental tentar minimizar esta situação. Um talonete de compensação irá atenuar a diferença de comprimento, reequilibrando a pressão no pé e também absorvendo choques. 

Talonete em gel com dupla densidade 

Os talonetes são colocados na parte traseira do sapato e, tal como uma palmilha ortopédica, devem ser usados sempre em ambos os pés. O polímero gel é particularmente adequado para pessoas com esporão no pé, já que tem grandes características amortecedoras e elásticas. De desenho anatómico, este talonete proporciona conforto e alívio de pressões.

Palmilha ortopédica em silicone dupla intensidade

Esta é uma palmilha muito versátil, indicada para quem pratica atividades desportivas ou laborais que impliquem longos períodos de tempo em pé. Por ser fabricada em silicone viscoelástico com diferentes densidades, amortece os pontos de carga nas regiões do calcâneo e metatársica, com apoio retrocapital e arcada interna. É particularmente adequada para quem apresenta esporão no pé.

Palmilha ¾ em silicone

Se não se consegue adaptar a uma palmilha inteira, pode optar por um tamanho três-quartos. Igualmente adequada para o tratamento do esporão calcâneo, tem também dupla densidade, com suplementos de silicone no calcanhar, para maior descanso e amortecimento. Para além disto, proporciona apoio do arco plantar e zona retrocapital.

Finalmente, importa reforçar que a utilização de calçado adequado é fundamental para a prevenção e tratamento do esporão no pé. Os sapatos devem ser confortáveis, adaptáveis ao pé, e de sola maleável, de forma a amortecer bem o impacto com o chão durante a passada.

Visite-nos no nosso site em www.lojaortopedica.pt ou entre em contacto connosco a partir do formulário de contacto.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

3 Comentários

Deixe um comentário