Banho em idosos: como escolher as  melhores cadeiras de banho?

O ritual diário do banho é uma atividade rotineira que, para a maioria das pessoas, é sinónimo de relaxamento e renovação. No entanto, para os idosos, essa parte da rotina diária pode trazer grandes desafios. Por isso, tornar o ambiente do banho mais seguro e confortável é essencial para promover a independência e o bem-estar dos idosos. 

Com o avançar da idade, e à medida que mais dificuldades são encontradas no momento do banho, esta tarefa passa a ser um momento a evitar por muitos idosos. A perda de mobilidade também é um fator que condiciona o banho e, por isso, muitos idosos não o desejam. No entanto, é crucial manter a rotina de higiene, por mais desafiante que ela possa ser. 

Neste artigo, vamos explorar soluções inovadoras e adaptadas para tornar o banho uma experiência mais segura e agradável. Desde cadeiras de banho até adaptações no ambiente, descubra como pequenas mudanças podem ter um grande impacto na qualidade de vida na terceira idade. Afinal, garantir que o banho não é apenas uma tarefa diária, mas também um momento de conforto, é uma parte crucial do cuidado holístico com os idosos. 

Qual a importância do banho em idosos?

A maior preocupação decorrente da falta de banho em idosos é a maior propensão para o desenvolvimento de infeções de pele ou do trato urinário. E embora o banho seja essencial para manter a limpeza corporal, desempenha também um papel crucial na promoção da saúde física e mental.

  • Saúde da Pele e Circulação: o banho regular ajuda a preservar a integridade e hidratação da pele, prevenindo problemas como pele seca e irritações. Além disso, a água quente estimula a circulação sanguínea, contribuindo para a saúde cardiovascular.
  • Alívio de Dores e Tensões: a imersão em água quente pode aliviar dores musculares e articulares, comuns em idosos. Este efeito terapêutico não melhora só o conforto, como também promove uma sensação geral de relaxamento.
  • Estímulo Cognitivo e Sensorial: o banho atua como um estímulo sensorial, envolvendo o idoso numa experiência que lhe desperta os sentidos. A água, os aromas e a temperatura podem contribuir para o estímulo cognitivo e melhorar o humor.
  • Promoção da Autonomia: manter a capacidade de realizar tarefas diárias, como o banho, é fundamental para preservar a autonomia dos idosos. A sensação de independência resultante desses cuidados pessoais é essencial para a autoestima e a qualidade de vida.
  • Prevenção de Infeções: a higiene adequada, especialmente no ambiente do banho, é uma medida eficaz na prevenção de infeções cutâneas e urinárias, comuns em idosos.

Com que frequência um idoso deve tomar banho?

Embora se saiba que a rotina do banho deve ser diária, o mesmo não se aplica no caso dos idosos. Por um lado, porque a atividade corporal de um idoso não é igual à de um adulto, mas também porque esse é um momento difícil e complicado. Por isso, não é necessário tomar banho todos os dias!

Inclusive, tomar banho todos os dias não é um requisito rigoroso para uma boa saúde. Por isso, tomar banho uma ou duas vezes por semana pode ser o ideal para um idoso – e o suficiente para evitar a rutura da pele e infeções.

Como dar banho a idosos? Descubra agora algumas  dicas

Como vimos, tomar banho pode ser um processo bem desafiante para o idoso. No entanto, também o é para o cuidador – que deve ser delicado, empático e atender às necessidades individuais do idoso. Por isso, reunimos algumas dicas para ajudar todos os cuidadores no momento do banho, e tornar todo o processo mais confortável, prazeroso e aconchegante para o idoso.

  • Garanta que a casa de banho está devidamente equipada. Isto inclui corrimãos e tapetes antiderrapantes;
  • Opte por horários em que o idoso esteja mais desperto, alerta e confortável;
  • Verifique a temperatura da água para evitar surpresas desagradáveis;
  • Utilize produtos suaves e específicos para peles sensíveis, promovendo a saúde da pele;
  • Mantenha uma comunicação constante durante o processo, explicando cada passo e garantindo que o idoso se sinta envolvido e respeitado;
  • Adapte-se às preferências e necessidades do idoso para uma experiência mais positiva e digna.

Usar os produtos de banho adequados também é muito importante para manter a saúde da pele do idoso. Nesse sentido, a nossa Linha de Produtos para o Banho é ótima para proporcionar momentos de cuidado pessoal e bem-estar. O Gel de Banho e o Champô Molicare Skin ajudam a manter a pele e o cabelo hidratados e saudáveis, graças aos seus componentes com vitaminas e propriedades naturais. As suas texturas suaves e frescas permitem uma lavagem cuidada e revigorante, que dará ao idoso uma sensação de conforto e bem-estar. 

Depois do banho, a hidratação da pele com cremes é também essencial, para manter a suavidade e a saúde da pele. A Loção Corporal Molicare Skin, com excelentes propriedades, promove um cuidado intensivo da pele madura sensibilizada, sendo indicada para hidratar até as zonas mais sensíveis do corpo dos idosos. Por outro lado, o Creme Hidratante ATL foi pensado para o cuidado diário da pele. Recomendado por profissionais de saúde, é um creme corporal não gorduroso com uma textura única que amacia e reforça a camada protetora da pele.

Tomar banho é, geralmente, uma experiência rejuvenescedora. Mas, para os idosos, essa atividade diária pode apresentar desafios únicos. Considerar a utilização de cadeiras ou bancos de banho é fundamental para garantir não só conforto, mas também segurança durante essa tarefa. De seguida, exploraremos cada um desses acessórios ao detalhe, para o ajudar a perceber qual a melhor opção para cada necessidade específica.

Banheira ou polibã: qual o melhor?

Esta é uma pergunta que geralmente surge quando falamos em banho de idosos. Embora seja mais ou menos consensual que o polibã facilita muito o banho em questões de mobilidade, nem todas as casas estão equipadas com esta solução – ou podem sofrer essa alteração. Por isso, esta é uma escolha com algumas nuances e variáveis. No entanto, é preciso ter em conta que ambas as opções têm vantagens e considerações específicas.

De uma forma geral, para os idosos com mobilidade reduzida, entrar e sair da banheira pode representar um desafio. E nesse aspeto, o polibã ou chuveiro é muitas vezes considerado mais prático e seguro para idosos. A entrada é facilitada, e a presença de barras de apoio e bancos no polibã pode oferecer maior estabilidade e segurança durante o banho. Além disso, a utilização do polibã minimiza o risco de quedas, proporcionando um ambiente mais acessível para quem tem dificuldades de mobilidade.

Apesar disso, é preciso ter em conta que existem acessórios auxiliares para ambas as opções, que permitem melhorar e simplificar a hora do banho, tornando-a mais segura e descontraída para o idoso: quer seja na banheira, quer seja no duche.

Quais os melhores acessórios para banheira?

Embora o banho na banheira tenha os seus benefícios terapêuticos, é importante considerar as limitações de mobilidade que os idosos podem enfrentar. A entrada e saída da banheira podem representar um desafio significativo, aumentando o risco de quedas e lesões. A mobilidade reduzida pode tornar difícil a utilização segura da banheira, e é aí que entram os produtos e acessórios especializados para garantir a segurança e o conforto durante o banho. 

Cadeiras de Banho Giratórias

As cadeiras de banho giratórias são uma adição valiosa para garantir a segurança e a comodidade dos idosos durante o banho em banheiras. Fundamentalmente, estas cadeiras facilitam o processo de entrada e saída da banheira, uma vez que possuem a capacidade de girar. Este design inovador é particularmente útil para idosos com mobilidade limitada, proporcionando uma transição mais suave e reduzindo o risco de quedas. 

A Cadeira de Banheira Giratória permite uma transferência mais fácil para a banheira e possibilita virar o paciente para dentro da banheira sem nenhum esforço.

Um outro exemplo é a Cadeira de Banheira Giratória Sorrento, que conta com um assento e encosto maleável. Assim, consegue proporcionar ao utilizador uma posição sentada segura e muito confortável, facilitando as transferências de fora para o interior da banheira – e vice-versa. Esta cadeira tem também um recorte abrangente para facilitar a higiene íntima, e graças aos seus braços reguláveis, adapta-se com facilidade a todas as banheiras.

Pranchas de Banho

Prancha de Banho

Para idosos que ainda têm alguma autonomia, as cadeiras giratórias podem parecer uma solução excessiva. Nesses casos, as pranchas de banho são uma alternativa eficaz que também permite melhorar a acessibilidade e segurança no momento do banho. Projetadas para serem colocadas sobre a banheira, estas pranchas proporcionam uma superfície estável de assento para a entrada e saída do banho.

A Prancha de Banheira Ajustável conta com um design ergonómico diferenciador e uma funcionalidade excelente. É ajustável em largura, adaptando-se a vários tamanhos de banheira. É fabricada com todos os materiais que oferecem a máxima higiene e durabilidade, sendo também um suporte firme durante o banho.

Barras de Apoio para Banheira

As barras de apoio são um extra para garantir a segurança de idosos independentes. Quando instaladas estrategicamente na área da banheira, estas barras tornam-se um apoio adicional para entrar e sair do espaço de banho. Feitas de materiais duráveis e resistentes à água, as barras de apoio são projetadas para suportar o peso do utilizador e fornecer uma superfície firme para agarrar. Geralmente fixadas à parede, estas barras são colocadas em locais estratégicos, como próximo à entrada da banheira, para garantir uma transição segura.

As Barras de Apoio com Ventosas possuem um inovador sistema de ventosas que, através de duas pequenas alavancas, permitem colocar a barra em qualquer superfície da casa de banho. São ideais para ser usadas como apoio na banheira – e até no polibã – e, graças aos seus excelentes indicadores visuais, permitem ao utilizador verificar se a barra está bem instalada. Como têm um sistema de ventosas, estas barras podem ser retiradas a qualquer momento, e transportadas para qualquer lugar – o que faz delas uma ótima opção para férias ou períodos fora de casa.

Uma outra opção são as Barras de Apoio Fixas em Inox. Esta barra, que deve ser fixada à parede, é uma ótima solução para uso domiciliário ou institucional, para funcionar como um apoio e evitar quedas na casa de banho. De fabrico nacional, conta com uma estrutura em tubo redondo de aço inox de alta qualidade, ideal para suportar o peso do utilizador ao agarrar.

Finalmente, o Apoio de Entrada e Saída para Banheira é um complemento ideal para reforçar a segurança do utilizador na entrada e saída do banho. De fixação fácil e simples, adapta-se a qualquer banheira e pode ser retirado a qualquer altura. Este apoio é colocado no limite da banheira e, ao permitir que o idoso se agarre à maior parte da sua estrutura, é uma ótima fonte de segurança e confiança para o momento do banho.

SoluçãoOpções de BanhoMobilidade do Idoso
Barras de ApoioBanheiraMuita
Prancha de BanhoBanheiraAlguma
Cadeiras Giratórias de BanhoBanheiraPouca

E para o polibã?

A verdade é que o polibã se destaca pela sua versatilidade e acessibilidade, ao contrário da banheira. No entanto, tomar banho num polibã nem sempre resolve todos os desafios enfrentados pelos idosos no momento da higiene. Por isso, de seguida apresentamos alguns produtos que visam transformar o banho num momento mais cómodo e seguro.

Banco de Duche

Embora, como vimos, o duche resolva alguns dos problemas associados ao banho em banheira – como o caso da acessibilidade -, poderá não resolver todos os desafios. Nomeadamente, o equilíbrio e estabilidade. Assim, os bancos de duche desempenham um papel crucial, já que são uma solução versátil e que se adapta a diferentes necessidades.  Concebidos com o máximo conforto e segurança, transformam o duche num momento acessível e sem complicações, permitindo também uma área de descanso.

O Banco de Duche Dot é a escolha ideal se começar a sentir falta de equilíbrio na casa de banho, dentro ou fora do polibã. O Dot é muito leve e pequenino, sendo uma ótima opção para espaços pequenos. É regulável em altura, de modo a responder da melhor forma a vários tipos de utilizadores.

Por outro lado, o Banco de Duche com Braços é fabricado em alumínio totalmente inoxidável. Os seus braços oferecem uma segurança extra ao utilizador, que tem um suporte onde se agarrar. É muito leve e fácil de transportar, e as pernas são reguláveis em altura – permitindo adaptar-se às necessidades de cada idoso.

Assento Duche de parede Rebatível

Para espaços ainda mais limitados, o Assento de Duche Rebatível é a alternativa ideal. Instalado na parede, pode ser facilmente dobrado de forma a deixar o chuveiro livre. No entanto, o utilizador tem sempre um assento disponível, que é projetado em plástico e que conta com um recorte largo para facilitar a higiene íntima. 

Cadeira de Duche

À semelhança do que acontece com os bancos de duche, as cadeiras de duche são aliadas indispensáveis para promover a autonomia e segurança durante o banho. No entanto, a inclusão de um encosto oferece um nível adicional de conforto e suporte aos utilizadores durante o banho. Este elemento acrescenta uma sensação de estabilidade, e pode ser particularmente útil para idosos que precisam de mais apoio nas costas.

A Cadeira de Duche foi desenhada para conferir um uso mais confortável no duche, mesmo em espaços pequenos. Como possui um encosto de plástico, é uma opção mais segura para idosos com falta de equilíbrio e estabilidade. Os drenos e alças integradas melhoram a higiene e a segurança, e as suas pernas extensíveis permitem ajustar a altura da cadeira.

Como dar banho a idosos sem mobilidade?

Quando nos deparamos com a responsabilidade de cuidar de idosos com mobilidade muito reduzida, o processo de dar banho é realmente delicado. A falta de autonomia física muitas vezes exige soluções especializadas para garantir a segurança, conforto e dignidade da pessoa durante a higiene pessoal. O banho de chuveiro ou na banheira são as formas mais fáceis e completas de limpar o corpo. Mas nestas situações, muitas vezes não são a opção mais viável. Então, que alternativas surgem?

Cadeiras de Banho com Rodas

Cadeira de Duche e Sanitária em Alumínio

Embora as cadeiras de banho com rodas só possam ser usadas em polibans sem degraus, elas desempenham um papel essencial na promoção de uma rotina de higiene saudável. Concebidas para oferecer uma solução prática e segura para o desafio de transportar idosos até ao local de banho, garantem, ao mesmo tempo, conforto e facilidade de utilização. Ao permitir que o cuidador mova suavemente a cadeira para a área de higiene, elimina preocupações relacionadas com a mobilidade, tornando o processo digno e menos restritivo. Estas cadeiras, muitas vezes equipadas com rodas multidirecionais bloqueáveis, garantem uma deslocação fácil e segura.

Conforto e segurança são as palavras que melhor caracterizam a Cadeira de Duche e Sanitária em Alumínio. Com assento almofadado, esta cadeira permite aproveitar todos os benefícios do banho em segurança. As rodas permitem que seja movida com mais conforto para a área do banho.

Já a Cadeira Sanitária e de Banho com Rodas apresenta um assento confortável em forma de U, o que facilita a higiene íntima. As rodas permitem transportar o idoso com segurança até à zona de banho, e é também eficaz para pessoas que não conseguem apoiar o corpo enquanto estão sentadas. Assim, permite ao idoso usufruir de todos os benefícios do banho em segurança.

Banho em idosos: supere os desafios

Para os idosos, o banho é, muitas vezes, um desafio. Mas é também uma oportunidade para implementar pequenas mudanças que fazem uma grande diferença na sua vida diária. Por isso, as soluções que apresentamos adaptam-se para tornar o banho uma experiência mais segura e agradável para os idosos – já que a procura pelo conforto vai muito além da escolha entre uma banheira ou um polibã.

Ao considerarmos cada um destes produtos, estamos sim a apostar na promoção do respeito, da dignidade e da segurança no momento do banho.

Na Loja Ortopédica dispomos de todas as soluções em Ajudas de Banho para tornar a higiene diária um momento de conforto, bem-estar e saúde. Aconselhe-se sempre, claro, com um profissional de saúde.

Estamos sempre disponíveis através do nosso Apoio ao Cliente ou nas nossas redes sociais. 

Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário