Dia Internacional do Idoso: como envelhecer com felicidade e otimismo

Hoje celebramos o Dia Internacional do Idoso. Acreditamos que “Cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história”, por isso oferecemos uma vasta gama de produtos de mobilidade, ajudas diárias, higiene, calçado, entre outros, para oferecer aos mais velhos a melhor qualidade de vida possível. 

No artigo de hoje, deixamos alguns  conselhos para envelhecer bem e viver os seus anos dourados com mais felicidade e otimismo. Sugerimos também produtos que vão ajudar os idosos a terem mais conforto e mobilidade, como poltronas para idosos e auxiliares de marcha como andarilhos. 

Lembramos que pode aproveitar para fazer compras de produtos para idosos com 10% de desconto

Em teoria, devemos preocupar-nos com a velhice durante toda a vida. Porém, é por volta dos 50/60 anos, que começamos a pensar como será quando tivermos 80. É nessa idade que começamos a sentir, por exemplo, uma diminuição da força e da energia e, se não tivermos uma atenção extra quanto à alimentação, atividade física e descanso, essa diminuição pode mesmo ser abrupta. 

Saiba ao que estar atento:

1. FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO! 

O sedentarismo é inimigo da saúde e bem-estar: impulsiona a perda de massa muscular e aumenta a probabilidade de aparecimento de doenças como  obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes, por exemplo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física leve a moderada por semana, o que dá um pouco mais de 20 minutos por dia. 

O exercício físico é um ótimo aliado contra a depressão e ansiedade, mantém o cérebro ativo e saudável, garante melhores noites de sono, aumenta a auto-estima e, no fundo, promove o bem-estar. Fazer caminhadas ao início ou ao fim do dia ou ter aulas de natação algumas vezes por semana são ótimos pontos de partida. Além disso, promovem o convívio! Mais à frente, falaremos dos benefícios de estar e conviver com pessoas. 

2. TENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA 

Para uma vida longa e saudável, é muito importante que ofereça ao seu corpo o combustível certo e a chave está numa alimentação variada e rica em nutrientes. Já deve ter ouvido estes conselhos antes, mas não magoa  relembrar: dê primazia a fruta e legumes, evite carnes vermelhas e corte nos fritos e nas gorduras. Tenha também em atenção ao que bebe e à quantidade de cálcio que ingere.

Acredite quando dizemos que comida saudável é deliciosa. Já lá vão os tempos em que comida rica em nutrientes significava pratos aborrecidos e sem sabor. Com uma rápida pesquisa vai encontrar uma infinidade de pratos ótimos para o paladar e fantásticos para a sua saúde. 

Não estamos com isto a dizer para deve entrar num regime extremamente rigoroso. O que é demais é erro e um docinho ou um salgado de longe a longe fazem qualquer pessoa feliz. Deixe-os para celebrações e festividades. 

3. NÃO SUBESTIME O PODER DE UM BOM DESCANSO 

Sabia que não dormir tem efeitos semelhantes a danos cerebrais mentais ligeiros? Mas mais. Um estudo norte-americano da Universidade de Kentucky conclui que a falta de sono faz com que o cérebro não seja capaz de eliminar de forma eficaz uma proteína tóxica que lá se acumula, a beta amiloide, associada à doença de Alzheimer. 

Dormir bem repara o organismo, mantém a sua física e mental estável  e tem um impacto enorme no humor e cognição.

4. MANTENHA RELAÇÕES SOCIAIS SAUDÁVEIS 

Ter independência e autonomia é ótima forma de envelhecer com mais felicidade. Infelizmente, com o tempo vamos deixando de ter tanta vontade de sair de casa: às vezes por causa da agenda apertada, outras por preguiça. Mais tarde, começa-se a sentir o cansaço e a mobilidade reduzida. Aos poucos, o hábito de sair e conviver com amigos vai-se perdendo, surge o isolamento e a solidão e, quem sabe, doenças como a depressão. 

Estar com amigos melhora o humor e liberta hormonas responsáveis pela felicidade e bem-estar, afastando, assim, a depressão. Para manter ou criar novos círculos sociais, é boa ideia dar passeios, inscrever-se em cursos ou grupos, fazer viagens ou juntar-se a um desporto. Como indicamos acima, caminhadas e natação são ótimos exemplos. 

5 PRODUTOS PARA UMA TERCEIRA IDADE MAIS FELIZ 

É no espírito que estão as ferramentas que precisa para um envelhecimento mais ativo, otimista e feliz. Porém, há alguns produtos que podem ajudar. 

Poltronas para idosos

As poltronas  para idosos oferecem muito mais conforto mesmo depois de várias horas: ajudam a corrigir a postura, aliviam dores de pernas e de costas, entre outros benefícios. As poltronas geriátricas oferecem muitos benefícios por muito menos do que está a imaginar. Se não sabe qual a melhor poltrona para si, desenvolvemos um artigo sobre Como escolher poltronas hospitalares para idosos.

Andarilhos para idosos 

Os andarilhos são ótimos auxiliares  para quem tem mobilidade reduzida, uma vez que ajudam a dar passos com mais segurança. Independentemente do material de que são feitos,  os andarilhos são muito leves e fáceis de usar e, por isso, representam uma ótima alternativa para quem precisa de uma ajuda extra a levantar e/ou sentar no sofá ou cama. 

Os andarilhos são um dos produtos que pode adquirir com 10% de desconto. Mas só hoje! Clique aqui para aproveitar a promoção. 

Scooter elétricas

As scooters elétricas são o equipamento perfeito para quem tem mobilidade reduzida, mas não quer abrir mão da sua independência e autonomia. Permitem uma vida mais ativa, confortável e social e, assim, com mais bem-estar! Além disso, têm o extra de serem bem estilosas e bastante seguras, aumentando a auto-estima do utilizador, fundamental na terceira idade. 

Se tiver dúvidas sobre um dos produtos referidos pode sempre entrar em contacto connosco. 

Não se esqueça de aproveitar 10% de desconto numa seleção de artigos para idosos

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário