Lista para maternidade: os essenciais para gravidez e pós-parto

Não há duas gravidezes iguais, nem conselhos que sejam infalíveis. A informação é muita e dispersa.

No entanto, há básicos que não se podem dispensar e ter uma lista para maternidade, os essenciais para gravidez e pós-parto, é fundamental para que tudo decorra com maior tranquilidade.

OS INDISPENSÁVEIS DURANTE A GRAVIDEZ

O mercado é vasto no que toca aos produtos para acompanhamento da gravidez e puericultura, sendo que o objetivo é sempre garantir o bem-estar da grávida e bebé.

Com isto em mente, poderemos destacar 3 items importantes para o conforto da mulher e, consequentemente, do seu futuro filho/a:

Em todo o caso, nada melhor do que, perante um dia de temperaturas frias, podermos trocar o nosso calçado por umas pantufas ou chinelos anatómicos e térmicos.

Cintas de gravidez – com o avançar do tempo de gestação, as transformações físicas no corpo da mulher são cada vez mais notórias. A barriga cresce e, com ela, a expectativa para conhecer o novo membro da família! Mas podem também aumentar desconfortos e dores na zona lombar e costas. Se está nesta situação, pode ser o momento de escolher uma cinta ou faixa de gravidez. Saiba mais sobre cintas gravidez: quando usar e como escolher? ao reler o artigo blog.

Meias de descanso – usadas sobretudo na prevenção do aparecimento de varizes e alívio de sintomas como inchaço e cansaço. Pode saber mais sobre as meias de descanso neste artigo particularmente focado na marca Calypso.

Meias elásticas – estas podem ser recomendadas em diferentes momentos da gravidez, sendo também prescritas no caso de problemas como linfedemas e cicatrização de úlceras venosas.

LISTA PARA MATERNIDADE: OS ESSENCIAIS PARA O PÓS-PARTO

Se está a chegar à reta final da gravidez, é o momento de preparar a mala que a acompanhará na maternidade.

Para ajudar a organizar o material e a garantir que não se esquece de nada, pode guiar-se por uma lista para maternidade.

Geralmente, os hospitais e maternidades disponibilizam esta lista nas últimas consultas de acompanhamento da gravidez. A melhor opção será sempre orientar-se por esta lista oficial, ou por aquela que lhe foi dada pelo obstetra. 

Em todo o caso, podemos ajudar a sistematizar algumas ideias:

Enxoval da mãe

Ter bons soutiens de amamentação é imprescindível. Bastará ter dois bons modelos, um para utilizar e outro para poder alternar/lavar. Os principais pontos a ter em consideração são o conforto e o quão práticos se revelam, sendo que para isso devem: 

– ter alças largas para maior apoio/sustentação do peito; 

– não devem ter arcos; 

– devem ter molas para fácil abertura da copa e amamentação; 

– costas elásticas e ajustáveis; 

– devem, idealmente, ter uma “bolsa” interior para colocação de disco de amamentação de forma mais discreta; 

– devem ser produzidos em fibras naturais e, no caso de adornados com rendas ou outro tipo de acabamentos, estes não devem interferir com a zona em que o bebé tocará, para evitar alergias ou outro tipo de irritações cutâneas.

  • Cuecas de algodão (podem ser descartáveis);
  • Um roupão;
  • Uma toalha de banho;
  • Um par de chinelos de quarto;
  • Um par de chinelos de banho;
  • Pensos higiénicos pós-parto

O sangramento pós-parto, denominado lóquio, pode durar até 5 semanas. Assim, é fundamental sentir-se confortável e limpa com pensos adaptáveis e bastante absorventes.

  • Artigos de higiene pessoal.
  • Almofada de amamentação

Este é um produto extremamente versátil e útil durante a gravidez e pós-parto. Assim, é um must-have na lista de qualquer futura mamã, ainda que não seja amplamente solicitado pelos hospitais.

No entanto, pode sempre solicitar que alguma visita lhe faça chegar uma almofada de amamentação Orthia Baby mais tarde. É um investimento duradoura já que, por exemplo, pode inclusive ser utilizada pelo bebé na fase em que está a aprender a sentar-se e gatinhar.

Enxoval do bebé

Neste momento, menos é mais!

Lembre-se de que a regra de ouro é: se fizer falta, podem sempre vir trazer-lhe durante o internamento.

Assim:

  • Quatro conjuntos de roupa interior;
  • Quatro fatinhos;
  • Quatro gorros;
  • Fraldas descartáveis;
  • Compressas TNT;
  • Um xaile, manta ou cobertor;
  • Duas fraldas de pano;
  • Duas toalhas de banho;
  • Uma escova macia para o cabelo.

Para o bloco de partos deve levar, já preparada, a primeira roupinha do seu bebé, bem como uma fralda descartável, uma fralda de pano, uma manta e uma muda de roupa para si.

Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos!

Temos uma equipa dedicada que poderá aconselhar a qualquer momento.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário