Cintas gravidez: quando usar e como escolher?

Com o avançar do tempo de gestação, as transformações físicas no corpo da mulher são cada vez mais notórias. A barriga cresce e, com ela, a expectativa para conhecer o novo membro da família!

Mas podem também aumentar desconfortos e dores na zona lombar e costas. Se está nesta situação, pode ser o momento de escolher uma cinta ou faixa de gravidez

Mas como saber quando usar cintas de gravidez e como escolher a mais indicada? Ajudamos a perceber.

QUANDO COMEÇAR A USAR CINTA? 

Não existe um tempo definido para começar a usar uma cinta de gravidez. Assim como não existem duas gestações iguais, a opção e momento em que se começa a utilizar dependerá sempre da mulher.

No entanto, é possível estimar que a partir das 20 semanas de gravidez, devido ao crescimento da barriga, surja a necessidade de a apoiar e reduzir a tensão muscular provocada sobre as costas.

Para além disto, existem também situações em que as cintas ou faixas podem ajudar a resolver complicações na gestação.

Em qualquer um dos casos, uma recomendação do seu médico/a é fundamental.

SAIBA QUE CINTAS DE GRAVIDEZ EXISTEM E COMO ESCOLHER

A escolha da cinta de gravidez deve ser feita tendo como principal fator o seu conforto e do bebé.

Se numa primeira fase poderá sentir-se bem apenas com uma faixa, na reta final da gestação (e em função do crescimento da barriga) pode ser necessário optar por uma cinta.

1. Faixa de Gravidez

Esta pode ser uma forma de evitar o aparecimento de dores lombares e pélvicas durante este “estado de graça”, atuando preventivamente. 

Assim, a escolha de uma faixa de gravidez deve ter em conta o seu tamanho (pode ter como referência o número/tamanho de calças que usa), a facilidade de colocação, a possibilidade de ajuste individual (de forma a acompanhar o crescimento da barriga) e o tipo de suporte que oferece. Deverá ainda optar por uma faixa que contenha elastano na sua composição, para maior conforto e adaptabilidade. A Faixa de Gravidez Simel, aprovada em testes clínicos e disponível em quatro tamanho, poderá ser o modelo que procura!

2. Cueca Cinta de Gravidez (Cueca de Maternidade)

Por ser uma extensão da cueca, este tipo de cinta é muito discreta, confortável e versátil.

Deve optar por um modelo que acompanhe o crescimento do ventre, proporcionando suporte à barriga e costas, sem comprimir ou gerar mal-estar. Para tal, é fundamental escolher o tamanho que lhe é mais indicado e um tecido composto por elastano, tal como acontece no modelo Cueca Cinta de Gravidez 1502.

Se sentir que precisa de maior apoio lombar, deve escolher uma cinta que tenha um reforço ou faixa de suporte confortável. Com um design mais clássico, a Cinta Cueca de Gravidez BabyPanty 1759 oferece suporte e tem grande elasticidade, podendo também ser utilizada no pós-parto.

3. Cinta-Faixa de Gravidez

Se a faixa de gravidez ajuda com as dores lombares, mas sente muito o peso da barriga e anseia por maior conforto, terá chegado o momento de escolher uma solução completa e optar por usar uma cinta-faixa.

Na eleição deve considerar a facilidade de colocação e ajustabilidade às diferentes semanas de gravidez, ou seja, ao aumento do volume da barriga. Portanto, é importante que o fecho seja prático (o velcro é das melhores opções) e composição dos tecidos, que devem ser macios e elásticos. A Faixa de Gravidez BabyBelt 1708, por exemplo, tem uma faixa integrada flexível e ergonómica, adaptando-se aos movimentos e oferece um excelente suporte à barriga.

PRINCIPAIS FATORES A CONSIDERAR NA ESCOLHA

De uma forma geral, as cintas de gravidez foram cuidadosamente desenvolvidas para garantir o apoio e conforto imprescindíveis durante a gravidez. Assim, para conseguir optar entre os vários modelos existentes no mercado analise:

  • Conforto que oferecem
  • Facilidade de colocação
  • Tamanho adequado ao seu corpo
  • Não sentir compressão ou mal-estar
  • Ajustabilidade individual
  • Apoio lombar e abdominal
  • Elasticidade/Composição dos tecidos (elásticos e macios): devem ir alargando conforme o crescimento da barriga, garantindo assim que não há excesso de pressão para o bebé, nem prejuízo da circulação sanguínea.

Visite-nos no nosso site em www.lojaortopedica.pt ou entre em contacto connosco a partir do formulário de contacto.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário