Escaras: o que são, como tratar e como prevenir o seu aparecimento

O QUE SÃO ESCARAS?

As escaras, ou úlceras de pressão, são feridas que aparecem na pele quando se passa muito tempo na mesma posição, devido a uma falta de irrigação de sangue e nutrientes em determinados pontos do corpo. As escaras aparecem mais em pessoas com mobilidade reduzida e que passam muito tempo no mesmo decúbito (denominação médica para a posição em que uma pessoa está deitada) como doentes internados, acamados ou paraplégicos. 

Por passarem mais tempo em contacto com a cama, há partes do corpo que têm mais tendência a contraírem escaras que outras. As partes mais problemáticas são a cabeça, costas, cotovelos, área superior ao cóccix, parte superior e lateral do fémur, articulação do quadril, nádegas e calcanhares, e são essas as partes do corpo a que o cuidador ou enfermeiro deve estar mais atento.

As escaras provocam dor, desconforto e exalam um odor particularmente desagradável e, apesar de começarem apenas com uma pequena ferida totalmente tratável, pode desenvolver-se para uma infeção atinge camadas mais profundas da pele.

COMO PREVENIR ESCARAS?

A melhor forma de prevenir escaras é alternar o decúbito frequentemente. Uma forma de evitar esquecimentos é o cuidador apontar o horário em que fez a última mudança de posição ou coloque um alarme lembrando a próxima.

1 – Como explicado acima, a regra número 1 para evitar o aparecimento de escaras é mudar frequentemente a posição do doente. Deve fazê-lo de 2 em 2 horas;

2 – Hidrate a pele do doente frequentemente. Informe-se com o seu médico ou farmacêutico acerca do creme mais recomendado;

3 – Todos os dias, analise os pontos de pressão do corpo. O mais pequeno vermelhão ou hematoma deve ser considerado sinal de alerta;

4 – Informe-se sobre a forma correta de mudar a posição do paciente na cama;

5 – Os cuidados de higiene são muito importantes. Não esfregue agressivamente a pele do doente, seque-a bem e, por último, hidrate-a bastante;

6 – A roupa de cama deve ser preferencialmente de algodão e deve estar bem esticada e sem dobras;

7 – Troque com frequência as fraldas dos pacientes com incontinência urinária e fecal;

8 – Estimule a movimentação do paciente, respeitando as suas limitações físicas e motoras;

9 – Mantenha a alimentação do doente saudável rica em nutrientes e com bastante hidratação.

A IMPORTÂNCIA DAS ALMOFADAS ANTI-ESCARAS

Para além de seguir todas as recomendações acima, também é aconselhável que adote algum equipamento específico para prevenir o aparecimento de escaras, tal como almofadas e colchões.

As almofadas são a melhor opção para paraplégicos e idosos que, apesar de ainda terem alguma mobilidade, passem bastante tempo sentados e tenham as nádegas, zona do cóccix e costas pressionadas constantemente.

Almofada Anti-Escaras Viscoelástica Premium é uma opção com uma ótima relação qualidade-preço e é a melhor alternativa para pessoas que passam longos períodos de tempo sentados. Melhora a distribuição da pressão exercida no corpo, facilita a circulação sanguínea e proporciona mais comodidade e estabilidade.

Almofadas em gel também são uma boa alternativa para idosos. O segredo destas almofadas está em moverem-se com o utilizador, não contra ele, diminuído consideravelmente o risco de contrair úlceras de pressão.

Para doentes acamados, o recomendado é a utilização de um colchão anti-escaras. Com uma capa impermeável e facilmente lavável, a base do Colchão Anti-Escaras Viscoelástico Essential é feito com espuma de alta resiliência e material viscoelástico, que oferece conforto e proteção contra úlceras de pressão. 

COMO TRATAR?

Já explicamos alguns procedimentos a seguir para evitar escaras. Mas o que fazer quando estas já apareceram na pele do doente?

As escaras podem ter diferentes graus de gravidade, o que influencia o tipo de tratamento. Todas as escaras começam com uma pequena ferida ou hematoma que, caso não seja corretamente tratada, evolui e ganha profundidade, chegando a músculos, tendões, ossos ou órgãos.

No início, o tratamento consiste em melhorar a circulação sanguínea, através de massagens com óleos e cremes bastante gordos. Quando as feridas já estão abertas e profundas, deve levar o doente ao médico ou posto de saúde o mais rapidamente possível. Um curativo pode fazer a diferença no tratamento de escaras e poderá informar-se sobre o tipo de pomadas e cremes que deverá usar, para não correndo o risco de estar a prejudicar ainda mais as feridas.

Quais os graus de gravidade das escaras?

Grau 1 – A lesão atinge as camadas superficiais da pele. Surge um vermelhão na área que, caso a pressão no local seja aliviada, desaparecer algum tempo depois;

Grau 2 – Surge uma pequena bolha aquosa. A ferida começa a atingir camadas mais profundas da pele e o tecido subcutâneo da pele, que se reflete em algo que pode criar um pequeno orifício na área afetada;

Grau 3 – Aparecimento de necrose do tecido subcutâneo (células mortas). A lesão acaba por atingir músculo, ganha uma cor arroxeada e, em alguns caso, cria um nódulo;

Grau 4 – Aparecimento de feridas profundas, necrose de músculos e tendões. Nesta fase, a lesão já tem uma profundidade bastante grave e é normal que ossos e articulações fiquem expostos.

Se tem alguma dúvida sobre escaras ou sobre o seu tratamento, deve consultar o seu médico e seguir o tratamento recomendado. Se tiver alguma questão sobre os produtos contra as úlceras de pressão e o seu funcionamento, entre em contacto connosco.

Visite-nos no nosso site em www.lojaortopedica.pt ou entre em contacto connosco a partir do formulário de contacto para escolher os produtos anti escaras mais apropriados para a sua situação atual.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário