3 equipamentos essenciais para pessoas com mobilidade reduzida

Com a diminuição das capacidades de locomoção, há tendência para as pessoas se fecharem em casa, diminuírem o contacto com a sociedade e, assim, perderem autoestima, sentir-se frustradas e até excluídas. 

Hoje em dia, ter mobilidade limitada não é sinónimo de ficar fechado em casa. Dependendo do grau de mobilidade, a verdade é que se pode continuar a ter uma vida normal: sair de casa, encontrar-se com amigos e família, ir às compras, ir tomar café, etc. 

Existem equipamentos que ajudam a ter mais autonomia e independência e a alcançar uma vida mais ativa e social, evitando que a mobilidade restrita afete negativamente a vida da pessoa. 

A CLÁSSICA BENGALA: A FAVORITA DAS PESSOAS COM RESTRIÇÕES DE LOCOMOÇÃO

As bengalas são o equipamento mais popular entre as pessoas com mobilidade reduzida e há razões para isso! Ao oferecerem um apoio extra e ao acompanharem cada passo, a pessoa acaba por caminhar com mais confiança, agilidade e à vontade, para além de ajudar a prevenir quedas. 

É um equipamento muito utilizado também por pessoas em recuperação pós-operatório, tornando-a mais rápida, autónoma e evitando possíveis dores e desconfortos. 

As bengalas podem ser as tradicionais em forma de “T” ou com três ou quatro apoios, ou seja, os chamados tripés ou quadripés. Estes últimos têm a vantagem de ficarem de pé sozinhas, libertando uma mão quando necessário. 

A Loja Ortopédica conta com uma vasta gama de bengalas, de várias formas, materiais, cores e diferentes características, como por exemplo desdobráveis ou com assento

ANDARILHOS: MAIS APOIOS, MAIS MOBILIDADE

Os andarilhos são equipamentos muito práticos para quem tem mobilidade reduzida, uma vez que ajudam a dar passos com mais segurança, e a sua variedade fazem com que possa escolher conforme as necessidades. Independentemente do material de que é feito,  os andarilhos são equipamentos muito leves e fáceis de usar e, por isso, uma ótima alternativa para quem precisa de uma ajuda extra a levantar e sentar no sofá ou cama. 

Existem vários tipos de andarilhos com aplicações e características diferentes. Alguns têm a possibilidade de serem completamente dobráveis e, por isso, são mais fáceís de arrumar. Outros permitem bloquear o andarilho, travando-o com a máxima segurança. Podem, ou não, ter um compartimento para transportar bens e terem dois dos apoios em rodas ou serem completamente fixos. 

Acima de tudo, o essencial é perceber quais as necessidades da pessoa e que equipamento responde melhor a essas necessidades. 

Para uma utilização ainda mais estável e completa do andarilho, pode anexar uma lanterna,  para que a locomoção em ambientes mais escuros seja feita de forma mais segura. 

SCOOTER: LIBERDADE E AUTONOMIA SOBRE RODAS 

As scooters elétricas são, sem dúvida, o equipamento perfeito para quem tem mobilidade reduzida, mas não quer abrir mão da sua independência e autonomia. Permitem uma vida mais ativa, confortável e social e, assim, com mais bem-estar! Além disso, têm o extra de serem bem estilosas e bastante seguras, aumentando a auto-estima do seu utilizador, muito importante na terceira idade. 

As scooters elétricas permitem visitar amigos e familiares, já que podem circular em passeios, parques, pelas ruas e entrar em cafés, supermercados e outros estabelecimentos. 

Existem diferentes tipos de scooters, com diferentes dimensões e características. Podem ter três tamanhos: pequena, média e grande. Quais as diferenças? 

As scooters pequenas são a melhor solução se o seu utilizador percorrer distâncias pequenas em ambientes controlados. Já as scooters de médio porte podem ser utilizadas para fazer distâncias maiores em ambientes internos e externos, desde que o pavimento não seja muito irregular. Finalmente, as scooters grandes são mais utilizadas em ambientes externos e são seguras em pavimentos com alguma irregularidade, uma vez que são bastante potentes e permitem atingir os 15km/h. 

As scooters são muito fáceis de utilizar, graças a um painel simples, comandos intuitivos e ao controlador inteligente, oferecem ao utilizador uma segurança extra pois limitam as acelerações e aumentam a velocidade de forma gradual e suave.

Se tem dúvidas sobre o tipo de equipamento ideal para a si, entre em contacto connosco. A Loja Ortopédica tem todo o gosto em ouvi-lo e aconselhá-lo. 

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário