Saiba como pode escolher a melhor almofada anti-escaras!

Estar deitado ou sentado por um longo período de tempo não é saudável

Assim, para quem está acamado ou utiliza uma cadeira de rodas é essencial ter uma boa almofada anti-escaras. Aliás, inclusive para quem tem um estilo de vida ou profissão mais sedentária são muito recomendadas.

No entanto, é fundamental saber como escolher a melhor almofada anti-escaras em função das necessidades de cada pessoa.

Apresentamos-lhe os principais passos a considerar para fazer uma escolha acertada!

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS ALMOFADAS ANTI-ESCARAS

O principal objetivo das almofadas anti-escaras é prevenir e atenuar o surgimento de feridas na pele resultantes da pressão/obstrução do normal fluxo sanguíneo e cargas irregulares em determinada zona do corpo.

Desta forma, uma pessoa que utiliza cadeira de rodas, está acamada ou sofre de hemorroidas – ou se tem alguém nesta condição a seu cargo – deve garantir que sabe escolher uma almofada para prevenir escaras e que a usa sempre!

Mais ainda, existem pessoas com trabalhos sedentários, que implicam longos períodos de tempo sentado e sem atividade física, que devem considerar utilizar uma destas almofadas (ou ortopédicas de apoio) no seu local de trabalho. Esta será uma forma de garantir mais conforto e aliviar dores no cóccix e costas, por exemplo. 

COMO ESCOLHER A MELHOR ALMOFADA ANTI-ESCARAS?

Não há duas pessoas iguais e cada caso é um caso.
Portanto, o principal fator de decisão na escolha da melhor almofada anti-escaras será o tipo de utilização que lhe irá dar.

Ou seja, que zona do corpo a almofada deve suportar e apoiar, bem como o local onde irá ser colocada: cama, cadeira de rodas, banheira/duche…

A partir daqui, poderá decidir relativamente ao formato e material/enchimento da almofada.

Escolha o formato e as dimensões 

O tipo e tamanho da almofada devem responder diretamente ao local onde vão ser colocadas.

Assim, o primeiro passo será identificar claramente o tipo de utilização que lhe será dada, já que apesar de existiram almofadas “universais”, os formatos variam bastante conforme a tipologia: para colchões, cadeiras de rodas, banheiras ou, até, cadeiras de escritório.

1 – Para camas: almofadas moldáveis ao corpo

Se pretende prevenir o aparecimento de escaras numa pessoa acamada, pode optar por diferentes almofadas. O principal objetivo será distribuir e posicionar em diferentes pontos do corpo, garantindo maior alívio da pressão exercida.

Finalmente, importa destacar que existem soluções com formatos especialmente moldáveis ao corpo, como uma almofada anti-escaras de posicionamento em S que ajuda a posicionar o tronco, zona sacro e trocanter.

2 – Para cadeiras de rodas: almofadas quadradas

No caso da utilização em cadeiras de rodas, as almofadas quadradas tendem a oferecer maior estabilidade do que as redondas.

almofada ROHO AIRLITE, por exemplo, tem um formato que proporciona maior segurança na cadeira de rodas, enquanto as guias de pernas ajudam a manter uma postura correta. Para além disto, a base de espuma suave e confortável possui uma camada de células de ar embutidas que permite que a almofada se molde ao corpo.

Entre os formatos mencionados acima, existem ainda opções com orifício, inteiras ou tipo “favo de abelha”, bem como almofadas específicas para colocar em diferentes zonas da cadeira de rodas.

almofada anti-escara para membros superiores, cujo formato é especificamente desenhado para ser colocado no apoio lateral da cadeira de rodas, é um bom exemplo de como a almofada deve ser escolhida em função do tipo de utilização que lhe irá ser dado.

Por último, considere o tamanho e altura da almofada, analisando a preferência de quem a irá utilizar e as dimensões da cadeira de rodas.

3 – Para banheiras, duches e cadeiras de banho: almofadas com orifício ou em U

Para utilização no apoio às rotinas de higiene, as almofadas de banho mais indicadas têm um formato com orifício/buraco ou que descreve um U.

Desta forma, a pessoa com mobilidade reduzida terá uma experiência mais segura e relaxante, garantindo de igual forma toda a higiene e dignidade necessária.

4 – Para carros, cadeirões ou escritórios: almofadas redondas, quadradas ou coxim

Se a utilização das almofadas anti-escaras está relacionada mais com o conforto e não diretamente com a mobilidade, o leque de opções é bastante mais amplo. As almofadas tipo coxim são das mais sugeridas.

Inclusive, podem considerar-se almofadas ortopédicas e corretores de postura.

Escolha o material

Conhecido o tipo de uso que lhe será dado, o passo seguinte é optar pelo melhor material/enchimento em função das necessidades de cada pessoa. 

De uma forma geral, podem ser recomendados os seguintes materiais:

1 – Pessoas acamadas: almofadas de gel

Para pessoas acamadas, em qualquer faixa etária, as almofadas de gel representam um complemento fundamental ao colchão ortopédico.

Pelas características do material de enchimento, esta almofada é muito macia e confortável, adaptando-se à silhueta do corpo. O gel irá preencher as áreas em que o corpo tem menos contacto com a superfície do colchão, aliviando a pressão e prevenindo o surgimento de escaras.

Este é um tipo de almofada versátil, pois pode ser transportada e utilizada em qualquer local, inclusive para manter a postura sentada.

2 – Pessoas com mobilidade reduzida/cadeira de rodas: almofadas de ar

As almofadas de ar distinguem-se das restantes pelo facto de ser possível insuflá-las conforme os gostos e necessidades de cada pessoa.

Idealmente, devem ser enchidas com ar até a um ponto em que se mantenham maleáveis e facilmente ajustáveis aos movimentos de quem está sentado na cadeira de rodas. Quanto mais ar, menor a adaptabilidade ao corpo e mais dureza terá a almofada.

Para além disto, são almofadas extremamente leves, o que é importante para facilitar a mobilidade e apoio de quem conduz a cadeira de rodas.

almofada de ar anti-escaras Polyair é particularmente indicada para pacientes em situações de úlceras de pressão. As células individuais de ar em forma de “favos de abelha” permitem otimizar a superfície de contacto, assegurando uma máxima estabilidade e prevenção.

Trata-se da única almofada que possui uma bomba com manómetro de pressão, para um enchimento mais preciso e eficaz, de acordo com as recomendações médicas e maior conforto do utente.

Geralmente, esta é uma opção que representa maior investimento, mas com garantia de máximo resultado e conforto!

3 – Pessoas em cadeira de rodas: almofadas viscoelásticas

As almofadas viscoelásticas moldam-se à forma do corpo, voltando à forma original quando a pressão deixa de ser exercida. Tratam-se, assim, de almofadas ortopédicas resistentes e que dão suporte ao corpo.

Uma almofada em gel viscoelástico da marca Systam possui elasticidade, pelo que a sensação será a de que se trata de uma segunda camada de pele. Ou seja, é completamente adaptável e confortável ao nível da zona sacro, proporcionando máxima sustentação sem compressão. Assim, diminui o risco de aparecimento de úlceras por pressão: as escaras.

Para além disto, outra característica das almofadas viscoelásticas é o facto de serem hipoalergénicas e facilmente laváveis. 

Coxim Quadrado Viscoelástico da marca Orthia adapta-se perfeitamente à anatomia do utilizador, maximizando a superfície de apoio e distribuindo a pressão de forma uniforme. É ainda um exemplo de almofada cuja forra exterior, de algodão ou tecido impermeável, é facilmente amovível e lavável até 30 graus.

Finalmente, para quem procura uma solução mais económica, que previna o surgimento de escaras decorrentes da utilização prolongada de cadeira de rodas, esta é a opção indicada.

EM RESUMO

As almofadas anti-escaras são equipamentos preventivos para o aparecimento de escaras. 
Para assegurar o máximo nível de conforto, alívio da pressão e controlo da postura, deve escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades entre a vasta gama de almofadas anti-escaras de ar, espuma viscoelástica e gel existente no mercado.

Em caso de dúvidas, não deve hesitar em procurar uma opinião profissional! 
Na Loja Ortopédica temos uma equipa especializada disponível para aconselhar entre a melhor seleção de produtos, em função do seu caso de saúde.

Visite a loja ortopédica e descubra vários produtos que vão ajudar a prevenir, tratar e até mesmo aliviar a dor causada pelosjoanetes.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário