Meias de Compressão para Varizes: Onde comprar, preços e vantagens

As meias de compressão para varizes são um equipamento ortopédico fundamental para diminuir sintomas, aliviar dores e oferecer mais bem-estar e qualidade de vida aos seus utilizadores. As vantagens são imensas, assim como os modelos e, por isso, a escolha pode ser difícil. Saiba como encontrar a meia adequada para si!

O QUE SÃO MEIAS DE COMPRESSÃO PARA VARIZES?

As meias de compressão para varizes, também conhecidas como meias elásticas, são um tipo de meia que ajuda a circulação sanguínea e controla os sintomas de doença venosa crónica, aliviando a sensação de pernas cansadas, reduzindo o edema e diminuindo as dores venosas.

As meias de compressão para varizes funcionam ao criar um maior grau de compressão na zona do tornozelo, que vai diminuindo progressivamente até à coxa. A diferença na compressão permite que o sangue flua para cima, em direção ao coração, em vez de ir para o pé ou para as veias superficiais. 

As meias de compressão para varizes são aconselhadas a grávidas, atletas, idosos, pessoas que ficam de pé ou sentadas durante muito tempo, que sofram de obesidade ou que estejam em repouso após cirurgia, oferecendo alívio imediato e facilidade de utilização e manutenção. Além disso, são apropriadas a quem sofra de problemas como:

  • Insuficiência venosa;
  • Varizes e veias varicosas;
  • Historial genético de varizes, doenças crónicas venosas ou trombose;
  • Dor e sensação de pernas cansadas e inchadas;
  • Síndroma pós-traumática e hiperligação.

QUANDO NÃO USAR MEIAS DE COMPRESSÃO PARA VARIZES?

Já conhece as vantagens e os problemas de saúde que as meias de compressão podem melhorar, mas sabia que nem sempre são aconselhadas? As meias de compressão devem ser usadas apenas e somente sob indicação médica, não sendo indicadas em circunstâncias como:

  • Insuficiência cardíaca não controlada;
  • Isquemia;
  • Infeções na pele ou feridas nas pernas ou em zonas abrangidas pelas meias;
  • Alergia aos materiais das meias.

TIPOS DE MEIAS DE COMPRESSÃO PARA VARIZES

As meias de compressão para varizes dividem-se em compressão leve, média e alta. O nível de compressão depende da gravidade das varizes e dos problemas de saúde, por isso é fundamental escolher o tipo certo para aumentar a eficácia no tratamento da doença e aliviar sintomas o mais rapidamente possível. Para saber qual o nível de compressão mais adequado para si, consulte o seu médico.

  • Compressão leve (18 a 21 mmHg): Para um fluxo sanguíneo normal e para sentir as pernas mais leves em casos de doença venosa leve, como telangiectasia ou veias reticulares.
  • Compressão média (23 a 32 mmHg): Este é o nível recomendado para a maioria dos casos de varizes.
  • Alta compressão (24 a 46 mmHg): Se sofre de úlcera venosa cicatrizada ou tem outros sintomas graves de doenças venosas, este pode ser o nível mais adequado para si.

Escolhido o nível de compressão das meias, importa decidir o tamanho, ou seja, meias até ao joelho ou acima da coxa. Optar pelo modelo certo é fundamental, pois vai permitir que se sinta mais confortável ao mesmo tempo que tira proveito de todos os benefícios da meia de compressão. Para isso, tem de tirar as medidas às suas meias. A forma mais correta de o fazer é medir as penas de manhã, antes de sair da cama e de colocar os pés no chão.

Meias de compressão para varizes até ao joelho

As meias de compressão até aos joelhos são aconselhadas a pessoas que começaram a sentir os primeiros sintomas, não precisando de cobrir toda a perna.

Como medir?

Na Loja Ortopédica pode contar com apoio profissional via telefone ou em loja, para apoiar na medição e na escolha das meias mais indicadas, recorrendo a técnicas especializadas.

Se preferir fazê-lo em casa, meça a parte mais estreita do tornozelo e a parte mais larga dos gémeos. A seguir, sente-se na beira da cama e coloque os pés no chão, dobrando os joelhos até formar um ângulo de 90º. A seguir, meça o espaço entre o joelho dobrado de cada perna e o chão.

Meia de compressão até ao joelho com biqueira

Fabricadas pela marca alemã Juzo, estas meias de compressão são sinónimo de suavidade e conforto. São especialmente desenvolvidas para se adaptarem a tamanhos maiores e a casos mais difíceis, como linfedemas e pós-cicatrização de úlceras venosas, flebologia, linfologia e  terapia de cicatrizes.

Meia de compressão até ao joelho sem biqueira

Também da marca Juzo, estas meias de compressão contêm uma malha de microfibras que mantém uma temperatura agradável e uma sensação confortável durante o uso. É indicada para varicose primária e secundária, caricose com edema durante a gravidez, insuficiência venosa aguda ou crónica e pós tromboflebites superficiais.

Meias de compressão para varizes acima da coxa

Este modelo é o mais adequado para pessoas que precisam de melhorar a circulação em toda a perna.

Como medir? 

Se achar que as meias acima da coxa são mais apropriadas para as suas necessidades, também tem de tirar medidas, tal e qual as meias até aos joelhos. Para o fazer, siga os mesmos passos e, a seguir, levante e meça as coxas sob as nádegas. Por fim, meça a distância entre as nádegas e o chão.

Pode sempre entrar em contacto com os profissionais da Loja Ortopédica que lhe darão o apoio necessário na medição e escolha das meias mais indicadas para si, recorrendo a técnicas especializadas.

Meias de compressão acima da coxa sem biqueira

Se procura umas meias de compressão acima do joelho, este modelo pode ser o que procura. Caracterizam-se pela suavidade e entrançado fino, a facilidade de vestir e despir, a ausência de costura e a malha circular e macia.  Ajudam a prevenir o inchaço e o aparecimento de varizes, facilitam a circulação do sangue, reduzem a sensação de cansaço e diminuem o risco de trombose.

Para além de meias até ao joelho e acima da coxa, com ou sem biqueira, na Loja Ortopédica vai encontrar modelos com cintocollants que vão até à barrigamodelos feitos especialmente para grávidas ou até leggings.

MEIAS DE COMPRESSÃO PARA VARIZES – QUAIS OS PREÇOS?

O preço das meias de compressão depende de vários fatores: a marca, o tamanho, o nível de compressão, os materiais, as características de fabrico, entre outros. Na Loja Ortopédica, o preço varia entre 39€ e 95€.

Gostava de receber mais informações sobre meias de compressão para varizes? Precisa de ajuda na medição e escolha das meias mais indicadas para si? Fale connosco! A nossa equipa está inteiramente disponível para o esclarecer. Se precisar de saber se precisa de meias de compressão ou se tiver perguntas sobre alguns dos sintomas, fale com o seu médico.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

6 Comentários
  • Nádia
    Publicado às 21:12h, 07 Setembro Responder

    Muito boa noite gostaria de saber qual o valor de umas meias de compressao media para varizes perna inteira. Muito obrigado. Com os melhires cumprimentos. Nadia

  • Vilma Matos
    Publicado às 08:50h, 10 Janeiro Responder

    Bom dia
    Gostaria de visitar uma loja física para adquirir uma meia, porém tenho de fazer medida das pernas, quero meia calça.
    Aguardo retorno

    • Editorial Lojaortopédica
      Publicado às 10:22h, 22 Janeiro Responder

      Olá Vilma, muito bom dia. Informamos que na loja física temos profissionais para aconselhamente das meias, por isso aguardamos por si.

  • Vítor Costa
    Publicado às 19:49h, 16 Janeiro Responder

    Boa noite…. existe alguma meia, neste caso do tornozelo ao joelho,que seja impermeável? Onde possa usar no banho,piscinas ou até mesmo treinar futebol a chuva? Obrigado

    • Editorial Lojaortopédica
      Publicado às 10:29h, 22 Janeiro Responder

      Sr. Vitor … informamos que uma meia impermeavel não! Mas procura meia de compressão ou uma perneira para o gemeo? caso seja uma perneira, existe em material Thermo med. Clique no link para ver no nosso site; https://lojaortopedica.pt/pt/perneira-em-neopreno

Deixe um comentário