Como funciona um nebulizador? Saiba as vantagens de ter em casa!

Artigo atualizado em dezembro de 2023

O nebulizador é um dispositivo médico utilizado para transformar medicamentos líquidos em vapor, que pode ser inalado diretamente nos pulmões. Ter um bom nebulizador em casa é fundamental, particularmente se existirem crianças no agregado familiar. A utilização deste aparelho proporciona maior bem-estar e ajuda a atenuar os sintomas das principais doenças respiratórias.

De facto, este é um aparelho muito eficaz no tratamento de algumas doenças respiratórias. Como o medicamento é inalado, atua de forma mais rápida e direta no sistema respiratório, permitindo um alívio mais imediato. Quando falamos em grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos, este aparelho é uma ajuda útil para melhorar e facilitar a respiração de forma cómoda, eficaz e tranquila.

Por isso, dedicamos o artigo de hoje ao nebulizador. Saiba qual a importância de ter um nebulizador em casa e conheça todos os benefícios deste aparelho no tratamento das doenças respiratórias – infantis e não só.

Como Funciona um Nebulizador?

De uma forma simples, os nebulizadores são aparelhos que utilizam a tecnologia de nebulização para converter soluções líquidas (soro fisiológico ou soro com medicação) em vapor, composto por partículas do medicamento. Ora, este processo facilita a inalação do medicamento pelo paciente – o que, em determinados casos, é muito pertinente no tratamento da doença, pois permite que o tratamento atue diretamente no sistema respiratório.

Trata-se, por isso, de um equipamento que, com os acessórios adequados, pode ser utilizado por qualquer pessoa, incluindo bebés. De facto, este aparelho é muito procurado pelos pais de crianças pequenas, já que o nebulizador regista uma maior aceitação na administração do tratamento, sobretudo quando é prolongado, para além de ser mais confortável e eficaz.

Benefícios do Nebulizador

De uma forma geral, pode afirmar-se que a nebulização tem como objetivo o tratamento de doenças e limpeza das vias respiratórias, evitando o agravamento dos sintomas e a evolução para outros quadros clínicos. Destacam-se os importantes benefícios:

  • Maior conforto e adesão ao tratamento

Por se tratar de um equipamento simples, pode ser utilizado em casa com segurança e conforto. Como algumas crianças precisam de repetir o tratamento várias vezes ao dia, este é um ponto muito positivo e que facilita a predisposição dos mais pequenos, que não saem do seu ambiente. Para além disto, serão evitadas deslocações às urgências ou outros pontos de saúde.

  • Facilidade de uso:

Os nebulizadores mais recentes são muito silenciosos. Significa que o tratamento/inalação pode ser feito enquanto a criança dorme, facilitando todo o processo e assegurando que é adequadamente concluído. 

  • Eficácia:

A nebulização é um tratamento eficaz, proporcionando alívio rápido de sintomas de várias doenças respiratórias, tais como a sinusite, a asma e a bronquite.

  • Versatilidade:

O nebulizador pode ser bastante versátil, já que as nebulizações podem ser feitas com ou sem medicação. Ou seja, pode inclusive utilizar este equipamento para reduzir os sintomas de uma congestão nasal.

  • Prevenção:

A nebulização feita com soro fisiológico ajuda a limpar as vias nasais: um auxílio importante no caso de crianças pequenas, que podem ainda não saber assoar o nariz ou rejeitar o uso de sprays, como a água do mar. Isto é muito importante para prevenir crises de asma ou outras infeções pulmonares mais graves.

Como se usa um Nebulizador?

Utilizar um nebulizador não é uma tarefa difícil. No entanto, é necessário garantir algumas condições básicas para a eficaz administração da medicação. Nomeadamente:

  • Garanta a higiene durante todo o processo;
  • Prepare a medicação conforme as instruções do profissional de saúde;
  • Certifique-se de que todas as peças estão corretamente montadas;
  • Ajuste a máscara facial ou o bocal ao paciente;
  • Inicie o processo de nebulização, encorajando o paciente a respirar normalmente – a inalação deve ser lenta e constante, para permitir a absorção adequada do medicamento;
  • Monitorize o paciente durante o tratamento;
  • Termine o tratamento quando a medicação for totalmente administrada;
  • Desmonte todas as peças e lave-as conforme as orientações do fabricante.

Que cuidados de manutenção se deve ter com o nebulizador?

A manutenção adequada do nebulizador é crucial para garantir o seu desempenho eficaz, prevenindo também contaminações de bactérias e vírus. Por isso, deixamos alguns cuidados essenciais de manutenção e limpeza para preservar o seu nebulizador:

  • Seja rigoroso na lavagem após cada utilização;
  • Garanta uma desinfeção regular;
  • Substitua as peças desgastadas;
  • Guarde o nebulizador num local protegido do pó, limpo e seco. A humidade favorece o crescimento de bactérias;
  • Se o seu nebulizador utilizar filtros, substitua-os;
  • Utilize apenas soluções adequadas para o nebulizador. Soluções inadequadas podem danificar o aparelho e comprometer a eficácia do tratamento.

O que considerar na escolha de um nebulizador?

Em primeiro lugar, aquando da escolha de um nebulizador, deve seguir a recomendação do seu médico e/ou profissional de saúde. No entanto, tenha particular atenção aos seguintes pontos:

  • Qualidade do material e tamanho da máscara, que deve ser adequada ao utilizador;
  • Taxa de nebulização (quanto maior a taxa, menor o tempo de uso para administração do medicamento ou soro);
  • Ruído durante o funcionamento.

Temos vários tipos de nebulizadores. Conheça alguns dos nossos nebulizadores e escolha já o que se adapta melhor às suas necessidades e às da sua família.

Nebulizador 3 em 1 (Adultos e crianças)

Três funções num só aparelho: nebulizador, aspirador de secreções e sistema de lavagem nasal. Assim é o Nebulizador | Aspirador | Irrigador Nasal Rossmax, que permite tratar toda a zona do nariz e periferia do pulmão, bem como problemas respiratórios, de forma fácil e eficaz. Este aparelho conta com um sistema de dupla válvula que divide os sistemas de nebulização e aspiração e lavagem – mas é totalmente intuitivo, com sinais que o ajudam a perceber como utilizar cada parte corretamente.
O nebulizador é silencioso e com um sistema que diminui as vibrações. O sistema de lavagem nasal permite ainda limpar as cavidades nasais e rinofaringe, e o aspirador nasal remove mucos para aliviar a congestão nasal e reduzir o risco de infeções respiratórias.

Nebulizador | Aspirador | Irrigador Nasal Rossman

Nebulizadores para Uso Intensivo

Nebulizador Compair NE -C28P Omron

Atualmente, modelos como o Nebulizador Compair NE-C28P da marca Omron, são considerados como altamente eficientes por combinarem tempos de inalação curtos e assegurar a distribuição indicada de medicamento através da tecnologia de válvulas virtuais (V.V.T.). É também um equipamento que se ajusta ao ritmo respiratório de cada utilizador. Graças à sua fácil utilização, este nebulizador é adequado para adulto e criança. 

Nebulizador NB500 Rossman

O Nebulizador Compressor NB500 Rossmax é o melhor e mais eficaz nas funções em comparação aos seus concorrentes. Isto porque conta com uma tecnologia inovadora que permite regular o fluxo do medicamento através da válvula ajustável incorporada no copo, de modo a atender às necessidades de cada utilizador e às características de cada medicamento (mais ou menos viscoso). É o melhor inalador para doentes com asma ou outras DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crónicas).

Nebulizador para Bebé

O Nebulizador Compressor DuoBaby, pensado exclusivamente para uso em bebés, é simultaneamente um nebulizador e aspirador de secreções. Ou seja, este é um equipamento utilizado para aliviar a congestão nasal e tratar doenças respiratórias, adequado para condições de vias aéreas superiores e inferiores. Este nebulizador oferece uma solução dupla e eficaz para o tratamento respiratório em bebés.

Nebolizador Compressor DuoBaby Omron

Nebulizador Portátil (Adultos e crianças)

No caso de doenças do foro respiratório prolongado, é muito útil ter um nebulizador à mão para quando os imprevistos acontecem. O Nebulizador Portátil MicroAir U100 vem colmatar essa falha: um aparelho cujo tamanho permite que seja transportado em qualquer mala ou carteira. É praticamente silencioso e com apenas um botão, o que lhe permite uma utilização discreta em qualquer lugar, e a qualquer altura. O dispositivo pode ser utilizado em qualquer posição – inclusive deitado -, e por isso é uma forma eficaz de ter medicação sempre ao seu alcance. 

Nebulizador Portátil Microair U100 Omron

O nebulizador pode ser usado por adultos?

Embora seja realmente muito útil no tratamento de doenças respiratórias infantis, o nebulizador é uma ferramenta extremamente versátil – que também pode ser usada por adultos. No caso dos adultos, o nebulizador é geralmente prescrito para tratar condições respiratórias como asma, bronquite, enfisema ou outras DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crónicas). Este aparelho é particularmente útil quando é necessária uma entrega rápida e eficaz de medicamentos diretamente nos pulmões.

Nebulizador: uma ajuda imprescindível a ter em casa

Na Loja Ortopédica dispomos de uma vasta seleção de Nebulizadores para facilitar a sua recuperação e a da sua família de doenças respiratórias. Aconselhe-se sempre, claro, com um profissional de saúde.

Os nossos profissionais especializados estão sempre disponíveis para o ajudar e aconselhar. Entre em contacto connosco! 

Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário