Covid-19: cuidados a ter com idosos

O vírus Covid-19 espalhou-se rapidamente por todo o mundo e acabou por chegar a Portugal, infetando até agora 2060 pessoas (dados de 23 de março de 2020). O estado de emergência foi declarado e o isolamento social fortemente recomendado. É altura, mais do que nunca, de seguir as recomendações feitas pelas entidades governamentais e de de saúde.

Sim, o vírus Covid-19 disseminou-se rapidamente, mas a ciência e medicina acompanharam o ritmo. Apesar de ser relativamente recente, rapidamente se percebeu como é que o novo coronavírus se propaga, como ataca o organismo e, mais importante, como se trava e previne a sua propagação.

O Covid-19 não escolhe idades e ataca crianças, jovens, adultos e mais velhos. Contudo, doentes crónicos e idosos são uma das fações mais afetadas, uma vez que têm o sistema imunológico mais frágil e o organismo com menos capacidade de defesa. Por isso, é natural que quem tem idosos a seu cargo (cuidadores informais, familiares, técnicos de geriatria), tema a contaminação do Covid-19 e as suas consequências.

Nunca é demais lembrar que deve seguir as recomendações para evitar a propagação do vírus: lavar e desinfetar frequentemente as mãos, seguir a etiqueta respiratória (tossir e espirrar para o cotovelo ou para um lenço de papel, que deve ser descartado imediatamente), manter o distanciamento social e ficar por casa, saindo apenas em situações excecionais.

Quanto aos idosos, redobrar a atenção e seguir religiosamente os cuidados acima mencionado é suficiente. Ainda assim, deixamos um conjunto de procedimentos que fazem a diferença quando objetivo é parar a propagação do vírus e proteger os mais velhos.

DEIXE AS VISITAS PARA OUTRA ALTURA

Há tendência para achar que se não se tem nenhum sintoma nem se esteve em contacto com alguém infetado não há razão para deixar de visitar pais, avós, tios, tios-avós, etc. A verdade é que é possível estar infetado e apresentar sintomas muito leves, ou mesmo nenhuns. Por isso, o melhor é mesmo não arriscar e deixar as visitas para outra altura.

Recomendamos que faça proveito das novas tecnologias e mantenha o contacto com os familiares mais velhos através de videochamada, por exemplo. São cada vez mais as aplicações que permitem o contacto à distância, para além de serem cada vez mais intuitivas e fáceis de utilizar. É altura de de experimentar estas novas formas de comunicação e o momento não podia ser mais oportuno.

MANTENHA OS IDOSOS RESGUARDADOS

Especialistas confirmam que a melhor forma de evitar a propagação do vírus é o isolamento social, ou seja, ficar em casa. Esta tarefa pode revelar-se especialmente difícil para quem tem a cargo idosos ou familiares que são muito ativos ou que têm boa mobilidade. Normalmente, estas pessoas têm rotinas muito bem definidas que passam, por exemplo, por ir à rua e realizar tarefas de forma independente. Pode ser difícil fazer com que o idoso perceba que os tempos que vivemos são diferentes e que rotinas diárias têm de sofrer alterações, mas é importante que o façam.

Para os que têm mais limitações, sugerimos que faça pequenas coisas por eles: pagar contas, fazer compras, ir à farmácia…

INFORMAÇÃO É PODER

O medo do Covid-19 alastra-se mais facilmente nos idosos, cientes da fragilidade da sua saúde e receosos das consequências do contágio. É importante que mantenha os idosos atualizados, conscientes para a seriedade da situação e para a importância de seguir recomendações das entidades de saúde.

Porém, excesso de informação pode sobrecarregar o idoso e deixá-lo num estado de grande ansiedade e stress. Informe-o e mantenha-o a par do que se passa, mas não em demasia.

MANTENHA A ALIMENTAÇÃO DO IDOSO SAUDÁVEL E COMPLETA

Os idosos requerem atenção especial, uma vez que o seu sistema imunológica precisa de todas as defesas possíveis. A sua alimentação deve sempre ser completa e saudável, mais ainda nesta fase tão delicada.

Através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou uma lista de orientações quanto à alimentação dos idosos, com o objetivo de promover uma alimentação saudável e um estado nutricional adequado. Recomendações como:

Consumo de 2 porções de leite ou derivados por dia;

Consumo de 2 a 3 porções de fruta por dia, sendo que 1 porção representa uma peça de fruta média;

Consumo de leguminosas pelo menos 3 vezes por semana, por exemplo, na sopa;

Os hortícolas devem estar presentes em todas as refeições.

Pode ver todas as recomendações da DGS e da PNPAS na página do Serviço Nacional de Saúde sobre o estado nutricional dos idosos.

Não se esqueça que também é importante que o idoso se mantenha bem hidratado, bebendo muita água durante o dia.

CUIDE DE SI!

A Loja Ortopédica reconhece a importância dos cuidadores informais e de todos aqueles que têm idosos a seus cuidados. Em momentos como estes, são mais importantes que nunca.

Esta recomendação é para eles. Momentos de muita preocupação e angústia podem surgir nesta altura, por isso é muito importante que se obrigue a parar e a tirar um bocadinho para si: relaxe, faça coisas de que gosta, mantenha-se em contacto com amigos e família e tente manter a sua rotina, dentro dos possíveis.

Nunca é demais lembrar que caso o idoso apresente algum sintoma (febre, tosse ou dificuldades respiratórias) deve contactar o SNS 24, através do número 808 24 24 24. Se demorarem a atender, não desespere. A afluência de chamadas é elevada nestes dias.

É momento de nos unirmos e de cada um fazer a sua parte.

Obrigado

Gerência Loja Ortopédica®

Sem comentários

Deixe um comentário