Sintomas e tratamento de incontinência urinária. Viva sem barreiras!
Se sofre de incontinência urinária ou conhece alguém com esta patologia, reconhece o quão constrangedora pode ser esta situação. No entanto, saiba que para os vários tipos de incontinência urinária existem formas de controlar e minimizar os seus impactos.
Compreenda quais os sintomas e tratamento de incontinência urinária. Viva sem barreiras!
O QUE É A INCONTINÊNCIA URINÁRIA E QUANDO PODE SURGIR?
Segundo a Associação Portuguesa de Urologia, a incontinência urinária é “uma situação patológica que resulta da incapacidade de armazenar e controlar a saída da urina”.
Mais comum entre as mulheres e nos idosos, esta patologia pode afetar também os homens.
A incontinência urinária pode surgir em qualquer idade, sob a forma de um episódio transitório, como seria o caso num quadro de infeção urinária, ou prolongado no tempo.
De qualquer forma, inclusive nas situações crónicas, a incontinência urinária não pode ser considerada uma situação normal, devendo ser acompanhada por um médico e controlada com alguns tratamentos.
TIPOS DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA E SINTOMAS ASSOCIADOS
As perdas de urina involuntárias assumem diferentes intensidades, desde pequenas fugas ocasionais a perdas mais graves e regulares.
Estes sintomas resultam dos diferentes tipos de incontinência urinária: de esforço, de urgência, mista, por extravasamento, funcional ou enurese noturna. A incontinência de esforço e a incontinência por urgência são os casos mais recorrentes.
No caso da incontinência urinária de esforço, tal como o nome indica, ocorrem perdas de urina associadas a um esforço que aumenta a pressão intra-abdominal.
Ou seja, falamos de perdas involuntárias quando uma pessoa está a rir, tossir, espirrar, correr, saltar, carregar pesos…
A causa da incontinência urinária de esforço pode dever-se a problemas dos tecidos de suporte do pavimento pélvico e do esfíncter uretral, afetando maioritariamente mulheres entre os 45 e os 65 anos.
Já ao quadro de incontinência urinária de urgência corresponde uma sensação de urgência em urinar e incapacidade para controlar/impedir a saída de urina.
Isto acontece mesmo quando a bexiga está mais vazia, pelo que a necessidade de urinar surge mais de sete vezes por dia e uma vez por noite.
Estes dois tipos de incontinência podem acontecer em simultâneo, na chamada incontinência urinária mista.
FATORES DE RISCO
A maioria dos casos de incontinência urinária surge em idosos, devido ao envelhecimento, e mulheres, associado a alterações físicas decorrentes da gravidez, parto e menopausa.
Considerando a predisposição genética como um grande fator de risco, a probabilidade de ter problemas de incontinência urinária aumenta ainda na sequência de vários fatores:
. excesso de peso
. ser fumador
. sofrer de obstipação
. ter realizado cirurgias como a histerectomia
Por aqui se compreende que, efetivamente, os estilos de vida influenciam muito o surgimento deste problema.
TRATAMENTO PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA
No caso da incontinência urinária de esforço, há duas abordagens de tratamento possíveis. Uma é o considerado tratamento conservador, que implica a alteração de hábitos de vida e fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico com fisioterapia.
Assim, em mulheres, é comum que o problema fique controlado com exercícios de fortalecimento da pélvis e com a utilização diária de pensos de incontinência mulher (que existem em diferentes dimensões, para distintos graus de perda de urina).
Em último caso, existe a opção de cirurgia.
Já em situações de incontinência urinária de urgência existem várias abordagens. Entre as mais recorrentes, contam-se também a mudança de hábitos de vida e o treino vesical.
Para além destes, existem tratamentos com recurso a medicação para relaxar o músculo da bexiga e neuromodulação.
O tratamento mais indicado será sempre aquele que o seu médico determinar, em função da gravidade e queixas apresentadas.
Finalmente, tão importante quanto o acompanhamento médico é saber identificar que produtos vão facilitar o dia-a-dia de quem vive com este problema.
Utilitários tais como cuecas-fralda de incontinência, fraldas de incontinência, resguardos e outros acessórios para incontinência são desenvolvidos para assegurar o maior conforto e confiança, devolvendo liberdade às rotinas!
Compreenda quais os sintomas e tratamento de incontinência urinária. Viva sem barreiras!
Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos. Temos uma equipa dedicada que poderá aconselhar a qualquer momento.
Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!
Sem comentários