ENTORSE NO TORNOZELO?

Como tratar uma entorse no tornozelo?

Um passo em falso é o suficiente para levar a uma entorse no tornozelo – uma das lesões músculo-esqueléticas mais comuns. Esta lesão, que ocorre independentemente da idade ou atividade física, acontece quando um ou mais ligamentos no tornozelo são esticados ou rasgados, causando dor, inchaço e dificuldade em andar.

Nunca deve ignorar uma entorse e esperar que os sintomas eventualmente passem sem procurar cuidados médicos, especialmente se esta causar dor forte e inchaço. Sem tratamento e reabilitação adequados, uma entorse mais grave pode não curar bem e levar a perdas de movimento e equilíbrio, ou mesmo entorses mais frequentes.

Neste artigo, vamos explorar com mais detalhe o que é uma entorse no tornozelo, como pode tratá-la e quais os casos em que deve usar meias de compressão no tratamento.

Importante: Este artigo não deve ser interpretado como aconselhamento médico. Por favor, contacte um médico para um diagnóstico adequado do seu caso específico.

O QUE É UMA ENTORSE NO TORNOZELO?

O tornozelo é constituído por três ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus. Estes ossos são unidos por ligamentos – estruturas formadas por tecido fibroso (principalmente colágeno) que fornecem suporte ao tornozelo. Quando se torce o tornozelo, estes ligamentos podem ficar estirados ou rasgados. No caso de entorses graves, poderá ouvir-se mesmo um “estalo” no momento da lesão.

A entorse pode variar em gravidade de ligeira a grave, dependendo da extensão do dano ligamentar. Uma entorse ligeira pode causar algum inchaço e desconforto, mas não impossibilita o andar. Uma entorse grave, por outro lado, pode causar inchaço e complicações mais sérias.

Os sintomas de uma entorse de tornozelo podem incluir inchaço, contusões, dor, rigidez e dificuldade em sustentar o peso do corpo sobre o tornozelo ferido. Se suspeitar que torceu o tornozelo, é importante procurar cuidados médicos. Um médico pode determinar a gravidade da lesão e recomendar o melhor tratamento.

Imediatamente após uma entorse no tornozelo, deverá avaliar o grau da lesão para perceber qual o tratamento mais adequado. Regra geral, poderá usar a tabela abaixo como referência.

SeveridadeDanos nos ligamentosSintomasTempo de recuperação
Grau 1Estiramento mínimo, sem rotura.Dor leve, inchaço e sensibilidade. Normalmente sem hematomas. Sem instabilidade articular. Sem dificuldade em suportar peso.1–3 semanas
Grau 2Estiramento parcial.Dor moderada, inchaço e sensibilidade. Possível contusão. Instabilidade articular ligeira a moderada. Alguma perda de de flexibilidade. Dor ao suportar peso e a andar.3–6 semanas
Grau 3Estiramento total ou rotura.Dor severa, inchaço, sensibilidade e hematomas. Instabilidade considerável, com perda de movimento. Incapacidade de suportar peso ou de andar.Meses

COMO TRATAR UMA ENTORSE NO TORNOZELO?

Importante: Deverá sempre consultar o seu médico para assegurar o tratamento mais adequado de uma entorse no tornozelo, especialmente se não tiver a certeza sobre o grau da lesão ou se os sintomas persistirem durante vários dias.

O tratamento de uma entorse no tornozelo depende da gravidade da sua lesão. Os objetivos do tratamento são reduzir a dor e o inchaço, promover a recuperação dos ligamentos e restaurar a função do tornozelo. Para lesões graves, poderá ser encaminhado para um especialista em lesões músculo-esqueléticas, como um cirurgião ortopédico.

Para uma entorse de grau 1 (ligeira), deverá seguir os passos seguintes:

  1. Descanse o tornozelo, sem caminhar apoiado nele. Limite os esforços ao máximo e use muletas, se necessário. Se não tem nenhuma fratura, poderá apoiar algum peso sobre a perna. Um estabilizador de tornozelo pode ajudar a controlar o inchaço e dar mais estabilidade enquanto os ligamentos estão a cicatrizar.
  2. Aplique gelo para reduzir o inchaço. Não coloque o gelo diretamente sobre a pele (use um tecido fino entre o saco de gelo e a pele) e faça-o em intervalos de 20 minutos.
  3. A compressão ajuda a parar o inchaço. Poderá aplicar alguma compressão no tornozelo com uma ligadura elástica até que o inchaço pare, mas com o cuidado de não apertar demasiado o tornozelo, pois poderá dificultar a circulação. Considere também o uso de meias de compressão, uma vez que estas são muito mais fáceis de usar do que as ligaduras elásticas. A sua compressão gradual também evita a compressão excessiva de uma lesão.
  4. Para reduzir o inchaço, eleve o tornozelo acima do nível do seu coração, especialmente durante a noite. A gravidade ajuda a reduzir o inchaço, drenando o excesso de líquido.
  5. Se estiver a sentir dores significativas, considere tomar medicamentos anti-inflamatórios como o ibuprofeno, que pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Não se esqueça de seguir as instruções no rótulo e consultar um médico se não tiver a certeza sobre qual a medicação a tomar.

Se seguir estes passos, o inchaço deverá desaparecer dentro de poucos dias.

Para uma entorse de grau 2 (moderada), siga as orientações anteriores e mantenha o tratamento durante mais tempo. Consulte o seu médico para perceber se deverá imobilizar o tornozelo.

Uma entorse de grau 3 (grave) coloca-o em risco de instabilidade permanente do tornozelo. Em certas ocasiões, pode ser necessária cirurgia, especialmente em atletas de competição. Para entorses graves do tornozelo, o seu médico pode também considerar aplicar um gesso durante 2-3 semanas. Caso tenha entorses frequentes, poderá precisar de cirurgia aos ligamentos. Consulte sempre o seu médico.

DEVO USAR MEIAS DE COMPRESSÃO PARA TRATAR UMA ENTORSE NO TORNOZELO?

As meias de compressão fornecem uma pressão suave ao tornozelo e ao pé. Esta pressão ajuda a reduzir o inchaço e a melhorar a circulação, o que pode acelerar o processo de recuperação de uma entorse.

Um dos principais benefícios das meias de compressão é ajudar a prevenir o inchaço nos pés e tornozelos. Isto é especialmente útil para pessoas que estão de pé durante longos períodos de tempo, tais como enfermeiras, médicos, e outros profissionais de saúde.

Como vimos anteriormente, a compressão é um dos fatores mais importantes no tratamento de entorses no tornozelo. Assim, o uso de meias de compressão pode ser benéfico neste tratamento.

Caso tenha um histórico de entorses no tornozelo, é recomendável o uso de mangas de compressão no tornozelo antes de participar em atividades físicas, porque é mais propenso a ter outra entorse. Estas mangas de compressão ajudam a prevenir novas lesões, uma vez que melhoram o desempenho e o equilíbrio durante a atividade física e melhoram o tempo de recuperação.

Note-se que, embora as mangas e meias de compressão ajudem no alívio da dor e do inchaço, estas não curam as lesões.

Embora se tratem de uma das lesões musculares mais comuns, as entorses no tornozelo não devem ser ignoradas.

Deverá sempre consultar o seu médico para garantir um tratamento especializado, sobretudo em caso de dor acentuada ou dificuldades de movimento. Como vimos neste artigo, as entorses mais ligeiras geralmente podem ser tratadas com uma combinação de descanso, gelo, elevação e compressão.

As meias de compressão podem ser bastante úteis na aplicação correta de compressão, tanto durante o tratamento de uma entorse como na prevenção de entorses durante atividades físicas mais exigentes.

Na loja online da Loja Ortopédica, temos uma ampla seleção de meias de compressão, que poderão ajudar no tratamento de entorses do tornozelo. Consulte o seu médico para obter aconselhamento sobre o modo mais correto de tratar a sua lesão. Caso precise de assistência na escolha de meias de compressão, fale connosco!

A nossa equipa técnica especializada está pronta para responder às suas questões. Pode contactar-nos pelo 244 233 085 ou enviar-nos um e-mail para o apoiocliente@lojaortopedica.pt.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário