cinta pós parto

Cinta pós-parto — quando usar e seus benefícios

Quando as mulheres se tornam mães, a vida muda de várias maneiras. Há uma nova responsabilidade: a de um ser humano frágil que precisa de toda atenção e cuidado. Mas há algo que sofre mudanças mais evidentes: o corpo da mulher. Durante a gravidez e o parto, este passa por muitas mudanças e algumas delas podem causar a separação dos músculos abdominais, o que pode levar a dores nas costas e outros problemas. É nestas situações que uma cinta pós-parto pode ajudar.

No que diz respeito ao apoio pós-parto, existem muitas opções. Mas com tantas escolhas, pode ser difícil saber qual delas é a certa para si. Por isso, reunimos um guia sobre cintas pós-parto: benefícios, quando deve ou não usar e alguns dos melhores modelos. 

CINTA PÓS-PARTO – O QUE É?

Uma cinta pós-parto é uma peça de vestuário de apoio e compressão que é usada durante o período pós-parto. Foi concebido para dar apoio ao abdómen e à parte inferior das costas, que também pode ajudar a reduzir o inchaço das pernas e dos pés. A maioria das cintas pós-parto são feitas de tecido respirável e elástico, como a lycra, para que não se sinta demasiado quente durante a sua utilização.

Existem muitos tipos diferentes de cintas pós-parto no mercado. Algumas são concebidas para serem usadas durante todo o dia, enquanto outras devem ser usadas apenas durante um determinado período ou enquanto se pratica algum tipo de atividade física. 

BENEFÍCIOS DAS CINTAS PÓS-PARTO

Há muitos benefícios na utilização de uma cinta pós-parto, por exemplo: 

  • Redução de dores lombares 
  • Melhoria da postura 
  • Tratamento mais rápido dos músculos abdominais
  • Redução do risco de hérnia
  • Melhoria do controlo da bexiga 
  • Diminuição das dores abdominais 
  • Menos gases e inchaço

Contudo, também existem riscos associados: irritação da pele, fraqueza do músculo, risco acrescido de infeções do trato urinário e fluxo de sangue diminuído para a pélvis.

Se estiver a pensar em usar uma cinta pós-parto, fale primeiro com o seu médico. Ele pode ajudá-la a decidir se a utilização de uma cinta é o mais adequado para si e, se sim, ajudá-lo a escolher o melhor modelo. 

QUANDO SE DEVE USAR?

Deve começar a usar uma cinta pós-parto o mais cedo possível após o parto, e continuar a usá-la enquanto se sentir confortável. A maior parte das mulheres precisam de usar uma cinta pós-parto durante cerca de 6 semanas após o parto.

No entanto, algumas mulheres podem precisar de usar uma por mais tempo se tiverem muita pele solta ou se os seus músculos ainda estiverem fracos: até 3 meses, no máximo. 

QUANDO NÃO USAR?

A utilização de uma cinta pós-parto é um procedimento terapêutico que pode ser adotado para prevenir o aparecimento de lesões na região genital. No entanto, existem algumas situações em que não deve utilizá-la: se tiver um historial de dores nas costas ou se estiver novamente grávida. 

COMO ESCOLHER A CINTA PÓS-PARTO CERTA?

A coisa mais importante a procurar ao escolher uma cinta pós-parto é o conforto: deve sentir-se e mexer-se bem, fornecer apoio e não se sentir demasiado apertada. Escolha a cinta pós-parto tendo em conta algumas questões, assim como as suas necessidades individuais, o tamanho, cor, material e nível de compressão. 

nível de compressão necessário dependerá também da severidade da separação do músculo abdominal. Se tiver uma separação ligeira, poderá necessitar apenas de uma cinta de compressão suave. Se tiver uma separação mais severa, poderá precisar de uma cinta de compressão mais alta.

Se não tiver a certeza sobre alguns dos fatores acima, fale com o seu médico.

QUAL A MELHOR CINTA PÓS-PARTO?

Existem muitas marcas diferentes de cintos pós-parto. Algumas são mais caras do que outras, mas na Loja Ortopédica não é necessário gastar muito dinheiro para obter uma cinta de boa qualidade. Uma das marcas mais conceituadas é a Anita. 

Cinta Pós-Parto Anita 

Fabricada pela marca Anita, a cinta pós-parto 1885 conta com ajustes laterais com microfibra permeável ao ar, que ajuda com a regressão da musculatura da barriga e das ancas depois do parto. 

Inclui função especial de suporte, ajuda a modelar e a retomar a firmeza do abdómen, ancas e nádegas após o parto, inclui a tecnologia 360º BodyControl modelador e está disponível em preto e em branco. 

Cinta Pós-Parto Cesariana Anita 

cinta pós-parto cesariana Anita sustenta o abdómen e favorece o seu restabelecimento, possui suporte de ajuste lateral em microfibra e algodão e é ideal para a reposição da forma do corpo pós-cirurgia. Ideal não só para pós-parto cesariana, mas também para abdominoplastia e em caso de dores lombares ou de flacidez dos tecidos abdominais. 

Ficou com dúvidas? Sinta-se à vontade para falar connosco! Temos uma equipa técnica especializada em responder às suas questões. Lembre-se sempre de falar com o seu médico sobre a necessidade, ou não, de usar uma cinta pós-parto, assim como os melhores modelos e duração de utilização. 

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário