Guia prático: como comprar camas articuladas?

No momento de comprar uma cama articulada são muitas as dúvidas:

. Quais as melhores camas articuladas hospitalares? 
. Que fatores devo ter em consideração?
. Qual a melhor opção preço/qualidade?

É por isso que é importante ouvir a opinião de especialistas em camas hospitalares. Neste artigo apresentamos-lhe  um guia completo para tomar a melhor decisão.

A PRIMEIRA QUESTÃO A SABER É:
PRECISO REALMENTE DE UMA CAMA HOSPITALAR ARTICULADA?

Depende. As camas ortopédicas hospitalares são indicadas para as pessoas de idade avançada, para pacientes que tenham de passar longos períodos em repouso ou pessoas acamadas. 

As suas vantagens sobre um modelo de cama normal são inúmeras, particularmente ao nível do conforto, da comodidade e saúde, garantindo:

Favorecimento da circulação sanguínea
. Maior segurança
. Facilidade e simplicidade da prestação de cuidados à pessoa acamada
. Melhor qualidade de vida

Assim, se a pessoa em causa tem necessidade de passar grandes períodos na cama ou um prestador de cuidados de saúde, a resposta é sim: uma cama articulada é a melhor opção. 

O PRIMEIRO PASSO É: CONHECER BEM O UTENTE E CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO

Como em qualquer área, principalmente na saúde e ortopedia, devem ser as respostas a adequar-se ao utente e não o contrário.

Assim, antes de comprar uma cama articulada, é importante ter em consideração fatores como o perfil do utilizador, o tipo de utilização que lhe vai dar, as características do espaço onde a cama articulada vai ser colocada e até o próprio perfil do cuidador.
Analisando cada um dos pontos:

Perfil do Utilizador 

Cada caso é sempre um caso, por isso não se esqueça de atentar em dados como:

Estado de Saúde e situação clínica – tipo de pele / Existência de feridas / Existência de lesões.
. Idade e peso – em função destas duas métricas, poderá ter de optar por modelos de cama completamente distintos. De facto, as camas ortopédicas articuladas têm mesmo uma indicação de peso máximo do utilizador
. Grau de dependência do cuidador.

Tipo de Utilização

Quantidade de tempo que vai ficar na cama, seja por dia seja a longo prazo.

Estado psicomotor, de consciência e de orientação.

Características do espaço onde vai ficar a cama

Logicamente, não poderá comprar uma cama que não se adeque à área disponível na divisão ou à forma como esta está organizada, sob pena de ficar com uma utilização ineficiente.
O utilizador e cuidador devem ter liberdade de movimentos ou, em casos menos aconselhados, ter pelo menos um dos lados da cama desimpedidos. 

Para além disto, importa saber se há tomadas elétricas para o caso de estar a ponderar comprar uma cama articulada elétrica.
Relativamente à decoração e enquadramento no espaço doméstico, existem várias opções de tipo e cor da madeira das cabeceiras, das peseiras e das guardas laterais.

Perfil do cuidador

Também as necessidades da pessoa que está a prestar os cuidados de saúde e assistência devem ser atendidas. Efetivamente, a força e energia de que dispõem são fatores a considerar, já que podem ser determinantes para optar, por exemplo, entre uma cama manual ou elétrica, ou entre uma cama mais ou menos baixa.

SEGUNDO PASSO: DEFINIR UM ORÇAMENTO – CAMAS ARTICULADAS PREÇOS

Os preços das camas articuladas podem variar muito significativamente em função das suas características: de 364,95€ a 1.099,95€.

No entanto, se já tiver feito a análise sugerida no ponto 1, tendo em consideração o seu orçamento disponível, poderá fazer uma escolha muito mais acertada. Inclusive, ponderar entrar entre alugar ou comprar uma cama articulada.

Abaixo identificamos os principais tipos de camas articuladas.

TERCEIRO PASSO: CONHECER OS DIFERENTES TIPOS DE CAMAS ARTICULADAS – O QUE SE PRETENDE?

De uma forma geral, existem 2 tipos diferentes de camas hospitalares articuladas:

Camas articuladas manuais

As camas articuladas com preços mais baixos são manuais.

O seu estrado tripartido, habitualmente em ripas de madeira, é regulado através de 2 manivelas manuais que possibilitam ajustar as posições dos membros superiores e inferiores.

No caso da Cama Articulada Manual Fido JMS, a estrutura é em tubo de aço macio, com pés de altura fixa com rodas, duas delas com travão. Os pés com rodas são sempre uma opção prática para quem vai precisar de mudar frequentemente a cama de sítio ou em espaços apertados. Para além disto, tem ainda um suporte nas duas extremidades da cabeceira caso seja necessário colocar um trapézio ou haste de soro. Finalmente, importa referir que a cama está homologada para até 135kg – o que demonstra a importância de conhecer bem o perfil do utilizador, como mencionado acima.

Camas articuladas elétricas

Se procura uma cama ortopédica hospitalar articulada versátil, este é o modelo mais completo. 

A cama articulada elétrica com elevação em H, por exemplo, permite a elevação em altura do estrado, de modo que os utilizadores com baixa estatura ou menos equilíbrio podem mover-se com mais facilidade. Esta cama assume as posições tredelenburg e anti-tredelenburg.

Para além disto, na sua elevação máxima, proporciona condições de trabalho mais saudáveis aos cuidadores.

Acresce ainda o facto de ter grades laterias e cabeceiras em madeira, o que confere máximo conforto e segurança. Uma característica também muito importante quando o utilizador sofre de Alzheimer ou agitação psicomotora, que traz associado o risco de quedas.

QUARTO PASSO: REFLETIR SOBRE O TIPO DE ESTRADO, GUARDAS LATERAIS E PREPARAÇÃO PARA ACESSÓRIOS

Relativamente ao tipo de estrado, há a considerar as suas dimensões e o material utilizado nas ripas (aço ou madeira).

Tendencialmente, as camas articuladas mais vendidas em Portugal têm 190 cm de comprimento por 90 de largura ou 200 cm de comprimento por 90 de largura (a medida mais utilizada nos outros países).

Quanto aos acessórios, importa não esquecer a preponderância das guardas laterais – que podem ser em metal (aço ou alumínio) ou em madeira – para a segurança. As camas articuladas com grades podem ser determinantes na diminuição e prevenção de acidentes!

Finalmente, a facilidade com que alguns modelos de camas articuladas já estão preparados para receber mesas de apoio, pendurais, trapézios, hastes de soro… Todos estes acessórios simplificarão o posicionamento e mobilização do seu utilizador, bem como a qualidade de vida de um acamado (pode ser de interesse informar-se sobre almofadas anti-escaras).

zes e estão disponíveis em vários tamanhos.

EM RESUMO

As opções existentes no mercado são muito vastas, mas a escolha é bem mais simples quando se conhecem as reais necessidades.
Esperamos por isso, que este guia prático seja um bom orientador.

No entanto, em caso de dúvida, não hesite em contactar a equipa de especialistas das Loja Ortopédica. Somos dedicados e com uma vasta experiência que nos permite aconselhar a qualquer momento e da melhor forma possível, para o seu caso em específico.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário