Incontinência urinária masculina: sintomas, tratamento e soluções

A incontinência urinária afeta também os homens. No entanto, por vergonha, estes tendem a esconder a patologia.

Não, não é necessário que todos saibam que sofre desta patologia.

Contudo, reconhecer os seus sintomas e saber quais são os melhores produtos para incontinência urinária é uma forma de manter uma vida ativa e sem limitações, com a máxima discrição!

Neste artigo abordamos a incontinência urinária masculina e apresentamos os produtos essenciais para homens.

O QUE É A INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA E QUANDO PODE SURGIR?

De acordo com o Instituto da Próstata, a incontinência urinária masculina caracteriza-se pela perda de urina, que pode estar associada a vários quadros.

De uma forma geral, as perdas podem dever-se a deficiências intrínsecas do esfíncter urinário, situações pós-traumáticas, pós-cirúrgicas, patologias na bexiga (bexiga hiperativa ou capacidade vesical diminuída) ou surgir em consequência de problemas da próstata.

Não existe uma idade exata para o surgimento dos primeiros sintomas. Porém, entre homens, a incontinência urinária é mais comum em idades superiores a 45-50 anos, destacando-se o número de casos acima de 70 anos.

Considerando a predisposição genética como um grande fator de risco, a probabilidade de ter problemas de incontinência urinária aumenta ainda na sequência de vários fatores:

  •         Idade avançada
  •         Sintomas do aparelho urinário inferior (LUTS)
  •         Infeções
  •         Alterações cognitivas, funcionais ou neurológicas

SINTOMAS DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA

No caso dos homens, a incontinência urinária pode estar associada a um conjunto de outras queixas urinárias. Aproximadamente um terço dos homens apresentam LUTS (sintomas do tracto urinário inferior) aos 50 anos, sendo que a percentagem aumenta para mais de metade aos 80 anos.

Os sintomas do aparelho urinário inferior são classificados como sintomas de:

  1.       Esvaziamento

Estes sintomas obstrutivos podem ir desde o atraso ou esforço na micção, à intermitência da micção e até mesmo à retenção urinária aguda.

  1.        Armazenamento

Os sintomas de armazenamento são resultantes de alterações vesicais e correspondem à vontade urgente de urinar, à incontinência associada a esta vontade súbita, ao aumento da frequência das micções e ao aumento do número de vezes que se urina durante a noite.

  1.       Pós-miccionais

Se sente que não completou o esvaziamento vesical ou goteja depois da micção, então tem sintomas pós-miccionais de incontinência urinária.

TRATAMENTOS PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA

Tal como em qualquer outra patologia, o diagnóstico e tratamentos terão de ser recomendados por um especialista – no caso, em urologia.

Assim, o tratamento irá variar conforme o tipo e grau de evolução da incontinência, distinguindo-se como invasivo e não-invasivo.

A cirurgia e a reabilitação pélvica (com fisioterapia, exercícios de Kegel, uso de eletroestimulação e biofeedback) são alguns dos principais tratamentos prescritos.

Contudo, como tratamento complementar e até mesmo preventivo são altamente recomendadas algumas alterações de rotinas e hábitos, tais como uma correta alimentação, a perda de peso ou o abandono do tabagismo. Em alguns doentes, a melhoria das queixas pode passar também pelo uso de fármacos.

Em todo o caso, e independentemente dos tratamentos prescritos, o recurso a proteções de incontinência permite uma proteção eficaz contra perdas de urina ligeira e moderadas.

Ou seja, representam uma forma de reestabelecer a qualidade de vida e a autoestima, já que os sintomas da incontinência urinária masculina podem limitar significativamente as atividades do dia-a-dia e condicionar o bem-estar.

COMO ESCOLHER PRODUTOS PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA?

Estes são os fatores mais importantes a ter em conta:

  • escolher produtos de alta qualidade;
  • ter em consideração o grau de incontinência, para optar pela grau de absorção indicado;
  • optar por designs discretos e ergonómicos;
  • oferecer máximo conforto;
  • assegurar proteção contra humedecimento;
  • neutralizador de odor;
  • permeabilidade ao ar;
  • facilidade de utilização – deve assemelhar-se a uma peça de roupa interior.

Seguidamente destacamos 2 produtos que podem ser considerados essenciais para homens com perdas de urina.

SOLUÇÕES PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA: ESSENCIAIS PARA HOMENS ATIVOS

Se é homem ou conhece algum que sofre de incontinência urinária, então estes produtos são essenciais para ajudar a sentir-se seguro e controlado.

1 – Pensos de incontinência

penso de incontinência para Homem Molicare Men Pad, fabricado pela marca Hartmann, conta com os mais recentes padrões de qualidade do mercado.

Especialmente concebido para homens, conta com uma camada de distribuição de fluídos Dry Plus com efeito antibacteriano e pH neutro, que ajuda a manter a pele seca e saudável diariamente. Indicado para perdas de urina e como pós-operatório em cirurgias à próstata, possui um formato anatómico especial para o ajuste perfeito à anatomia masculina.

Dermatologicamente testado, garante conforto e segurança nas suas atividades diárias.

Considere ainda o Penso para Homem Active Molicare, igualmente com um formato anatómico especial.

2 – Boxers ou cuecas de fixação

Boxer de Fixação de Penso Molicare, mantém o penso sempre na posição correta, para maior conforto, segurança e discrição.

Leve, suave e permeável ao ar, a cueca de fixação é unissexo para todos os tipos de pensos para incontinência, adequado para pacientes acamados e ativos.

Estes boxers são laváveis até 50 vezes e estão disponíveis em vários tamanhos.

EM RESUMO

Tão importante quanto o acompanhamento médico é saber identificar que produtos vão facilitar o dia-a-dia de quem vive com este problema. Isto é, quais as soluções para incontinência urinária masculina.

Para além de pensos e boxers de fixação, utilitários tais como resguardos e outros acessórios para incontinência são desenvolvidos para assegurar o maior conforto e confiança, devolvendo liberdade às rotinas!

Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos. Temos uma equipa dedicada que poderá aconselhar a qualquer momento.

Viva sem barreiras! Desfrute da sua vida ao máximo.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário