Entorse no joelho: Saiba como usar joelheiras ortopédicas?

As entorses no joelho, comuns sobretudo entre atletas, são lesões dos ligamentos que podem ter diferentes níveis de gravidade.

Em função do tipo de lesão ou do uso que se lhes pretende dar, existem várias joelheiras no mercado.

Mas, então, como usar joelheiras ortopédicas para prevenir ou tratar uma entorse no joelho?

O QUE É UMA ENTORSE NO JOELHO?

As entorses do joelho resultam de uma lesão nos seus ligamentos, variando desde uma ligeira distensão até uma rotura completa de um ligamento. 

Assim, as lesões mais ligeiras causam dor e inchaço. 

Já as lesões moderadas correspondem a roturas ligamentares parciais e implicam maior incapacidade. 

Por fim, as lesões graves tratam-se de roturas completas e requerem intervenção cirúrgica.

QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS FREQUENTES E TIPOS DE ENTORSES NO JOELHO?

Os desportos que envolvem acelerações e desacelerações repentinas, bem como aqueles que exigem movimentos de rotação, são os que mais se associam a entorses do joelho.

Assim, a maioria das entorses envolve o ligamento lateral interno, o ligamento anterior cruzado, que é forçado a deslocar-se para o lado de dentro na sequência de uma pancada na face externa do joelho. 

Particularmente no caso do futebol, o trauma ocorre com o pé fixo ao solo, ou preso à perna do adversário, ocorrendo rotação anormal interna ou externa do fémur em relação à tíbia.

Para além desta situação é muito frequente ocorrer uma lesão no seguimento de uma desaceleração súbita. Por exemplo, se o jogador pontapear o ar ao invés da bola. 

De referir ainda as entorses que ocorrem com as pernas fletidas, em que o joelho acaba por ser rodado de maneira anormal e súbita.

Finalmente, as lesões do ligamento cruzado posterior são mais raras.

MAS, ENTÃO, É POSSÍVEL PREVENIR UMA ENTORSE NO JOELHO?

A prevenção deste tipo de lesões passa principalmente por fazer um aquecimento correto antes do exercício físico

No que ao desporto diz respeito, importa ainda evitar aumentos súbitos de carga durante o treino.

Para além disto, é imprescindível ter o equipamento e o calçado adequados a cada modalidade, para evitar movimentos de torção do joelho.

Neste sentido, as joelheiras ortopédicas são parte ativa na prevenção das lesões de ligamentos. Este acessório será uma forma de reduzir o risco de desenvolvimento de problemas mais graves nos ligamentos.

O QUE É E COMO USAR JOELHEIRAS ORTOPÉDICAS?

As joelheiras ortopédicas destinam-se a manter a articulação do joelho estável e na posição adequada

Assim, pessoas com dor crónica, desalinhamentos ou tendências a traumas, como atletas e desportistas amadores, devem utilizar as joelheiras como parte indispensável do seu equipamento. 

Além de ajudarem a trazer mais segurança e estabilidade, as joelheiras também são úteis nos períodos pós-operatórios.

PRINCIPAIS TIPOS DE JOELHEIRAS ORTOPÉDICAS

Independentemente da atividade praticada, as joelheiras são fundamentais para evitar lesões no joelho, bem como auxiliar para os processos de recuperação. 

Contudo, é muito importante entender que é imprescindível usar o tipo certo para alcançar o resultado esperado

Joelheira elástica – prevenção, alívio de sintomas e tratamento de lesões

Este é um dos tipos de joelheira mais comuns e é maioritariamente utilizada por desportistas. Indicada para atividades de média e de alta intensidade, como corridas, e com caráter preventivo.

A sua função é dar suporte aos joelhos, auxiliar no tratamento de lesões leves a moderadas ou aliviar sintomas de patologias – é, portanto, um exemplo de joelheiras para dores no joelho.

De construção e aplicação simples, a joelheira elástica oferece suporte mecânico ao joelho. São flexíveis e têm como principais objetivos a estabilização – existem também modelos com estabilizadores ou reforços laterais -, compressão e suporte.

JOELHEIRAS ORTOPÉDICAS

Ortótese – reabilitação para lesões moderadas a graves

As ortóteses são joelheiras ortopédicas com uma estrutura mais complexa.

Destinam-se a manter o joelho alinhado, evitar desvios, fazer compressão e, nalguns casos, limitar o movimento da articulação. O modelo de ortótese de joelho, que pode ser curta ou longa com articulação de flexo extensão, por exemplo, concede o mesmo efeito que o gesso convencional.

JOELHEIRAS ORTOPÉDICAS

Desta forma, as ortóteses são indicadas para reabilitação ou têm um aspeto funcional

Resumidamente, é uma joelheira indicada para os casos de rutura de tendões, ligamentos ou meniscos, bem como no pós-cirúrgico. Com hastes metálicas, ajudam a absorver impactos e a estabilizar a articulação.

As joelheiras ortopédicas ajudam a proteger esta zona do corpo e a evitar lesões, assim como favorecem a recuperação quando já foi diagnosticado ou operado a alguma rotura ligamentar.

Previna problemas ou, para cada tipo de lesão, prefira a joelheira que o vai apoiar no processo de recuperação. 

O uso incorreto de uma joelheira pode gerar complicações. 

Assim, em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos! Temos uma equipa dedicada que poderá aconselhar a qualquer momento.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário