Como Funciona o Corretor de Joanetes? Saiba como Prevenir e Minimizar o Desconforto

NOTA: Artigo publicado originalmente em 21 de julho de 2021. Atualizado a 14 de setembro de 2023.

No nosso dia-a-dia, e embora nos esqueçamos deles muitas vezes, os nossos pés são extremamente importantes. Eles suportam o peso do nosso corpo, possibilitam a nossa mobilidade e equilíbrio e são fundamentais para nos permitir alguma qualidade de vida. Mas a verdade é que frequentemente negligenciamos os nossos pés até que surjam problemas que exijam a nossa atenção.

Um desses problemas comuns são os joanetes, uma condição que impacta a vida daqueles que a enfrentam. O joanete, também conhecido como Hallux Valgus, é a deformidade mais recorrente do pé. Nestes casos, observa-se um desvio do posicionamento do dedo grande do pé (hallux), associado à rotação desse dedo e do osso do peito do pé correspondente. Esta deformidade pode levar a dor e inflamação, por vezes muito incapacitantes.

Se frequentemente se depara com dor no joanete, neste artigo poderá descobrir como prevenir e minimizar o desconforto. Compreenda como funciona o corretor de joanetes e saiba qual o calçado mais aconselhado. 

Quais são as causas do Hallux Valgus ou Joanetes?

O surgimento do joanete não pode ser associado a uma só causa. Habitualmente, é a combinação de várias variáveis que origina ou acelera o aparecimento e agravamento dos joanetes. Entre as mais frequentes estão questões relacionadas com a biomecânica do pé e a predisposição genética. Confira todos os fatores que podem contribuir para a alteração da posição dos dedos:

✓ Herança genética (hereditária);

✓ Mau alinhamento articular;

✓ Tipo ou formato do pé;

✓ Uso de calçado inadequado (muito apertado, fechado, com formato bicudo e/ou salto alto);

✓ Traumatismos e lesões anteriores;

✓ Envelhecimento natural.

Como identificar o aparecimento de Joanetes?

Identificar o aparecimento de joanetes em estágios iniciais é crucial para iniciar o tratamento precocemente e evitar complicações futuras. Como os joanetes se desenvolvem lentamente, os sintomas podem passar despercebidos numa fase inicial, mas estar ciente dos sinais de alerta é fundamental para uma intervenção eficaz.

Da mesma forma, os sintomas variam conforme o desvio do dedo e do avanço no aparecimento do joanete. No entanto, é possível identificar o seu desenvolvimento com a ocorrência de:

✓ Dor ao caminhar;

✓ Inchaço da articulação do dedo;

✓ Desvio do dedo afetado relativamente aos outros dedos mais pequenos;

✓ Alteração da forma do pé, com formação de uma saliência ao lado do pé;

✓ Pele seca e vermelha (inflamada) na zona afetada;

✓ Rigidez articular;

✓ Dificuldade em encontrar calçado confortável.

É importante estar atento a esses sinais e sintomas, especialmente se tiver fatores de risco, como histórico familiar de joanetes. Se identifica algum destes sintomas ou se desconfia que está a desenvolver um joanete, deve procurar um Ortopedista Especializado em Pés e Tornozelos para lhe assegurar o diagnóstico. Através da observação do pé, do calçado e da marcha, e com o apoio de radiografias, poderá confirmar a deformação óssea e iniciar o tratamento.

Como é feito o tratamento dos Joanetes?

Antes de iniciar o processo de tratamento, é extremamente crucial compreender que o hallux valgus é progressivo e irreversível, pelo que o foco deverá ser retardar ao máximo a sua evolução e aliviar os sintomas. Por outro lado, o plano de tratamento pode variar dependendo da gravidade da deformidade e dos sintomas apresentados. Ainda assim, há uma solução que se destaca quando falamos de joanetes: o corretor de joanetes.

COMO FUNCIONA O CORRETOR DE JOANTES?

Os corretores de joanetes são dispositivos ortopédicos projetados para realinhar o hallux e reduzir a pressão sobre a articulação afetada por um joanete. A sua principal função é, tal como o nome indica, forçar o dedo afetado a voltar à posição correta. 

Geralmente desenhados para reposicionar o hallux, os corretores são compostos por uma banda elástica que envolve o peito do pé e uma dedeira ou tala que exercerá tração até ao posicionamento desejado.

QUANDO DEVO USAR UM CORRETOR DE JOANETES?

Os corretores de joanetes podem ser eficazes em diversas situações, mas é de sublinhar que o momento adequado para o usar pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada um. Por isso, não dispense o aconselhamento com um Ortopedista.

Se identificou os sintomas do aparecimento de joanetes, deixamos, de seguida, algumas situações em que deve considerar o uso de um corretor:

✓ Nos estágios iniciais do aparecimento dos joanetes;
✓ Para alívio da dor e desconforto;

✓ Como complemento ao tratamento;

✓ Enquanto prevenção do agravamento;

✓ Após cirurgia.

No pós-operatório os corretores de joanetes têm também um papel acrescido. Embora estes produtos permitam prevenir e controlar o avanço do joanete, são auxiliares valiosos durante o processo de recuperação. Isto porque ajudam a manter o realinhamento dos dedos alcançado na cirurgia, evitando a recorrência do joanete.

Nestes casos, também pode ser aconselhável o uso de um Sapato Pós-Cirúrgico com Tacão, que permite uma melhor adaptação e proteção a pés com deformações ou ligações pós-cirúrgicas. O tacão alivia a pressão sobre os dedos e antepé, ajudando na recuperação saudável e confortável.

Sapato Pós Cirúrgico Com Tacão

CORRETOR DE JOANETES NOTURNO E DIURNO: QUAL O MELHOR?

Ao considerar o uso de um corretor de joanetes, surge rapidamente a dúvida entre um modelo noturno ou diurno. A verdade é que o modelo de corretor deve ser escolhido de acordo com as suas necessidades individuais. Ambos têm os seus benefícios, pelo que deixamos algumas dicas para ajudar na decisão.

CORRETOR DE JOANETES DIURNO

No caso da utilização diurna, é importante analisar o tipo de calçado antes de escolher um corretor de joanetes. É crucial que o calçado acomode confortavelmente o pé e o volume do corretor. Contudo, isto não significa que um corretor não possa ser usado durante o verão, com sapatos abertos ou sandálias, de forma igualmente estética. Por isso, os corretores de joanetes diurnos tendem a ser mais flexíveis e discretos do que os noturnos, permitindo realizar confortavelmente todas as atividades quotidianas, aliviando pressões desconfortáveis.


O Corretor Hallux-Valgus Tape Loops Juzo é eficaz e inovador. Projetado com bandas elásticas não adesivas e não agressivas para a pele, ajudam a prevenir o surgimento ou a combater os joanetes. As alças colocam o hallux de volta à sua posição normal, o que promove uma redução da dor enquanto realiza as suas atividades diárias. Muito prático e fácil de utilizar, permite-lhe usufruir do máximo conforto ao longo do dia.

Corretor Hallux-Valgus Tape Loops Juzo

CORRETOR DE JOANETES NOTURNO

Por outro lado, os corretores de joanetes noturnos são projetados para serem usados durante o sono. Dessa forma, consegue promover o realinhamento do dedo de forma progressiva, aliviando a pressão sobre a articulação enquanto dorme. São especialmente pertinentes para retardar o avanço do joanete, permitindo uma abordagem passiva no tratamento.

Para um tratamento noturno, o Corretor Noturno em Termoplástico Hallux-Valgus pode ser uma ótima opção. Composto por uma tábua abdutora que regula a posição do primeiro dedo, permite o alinhamento progressivo das partes macias e articulações enquanto dorme.

Corretor Noturno em Termoplástico Hallux-Valgus

Calçado para Joanetes

Um dos principais para o tratamento do joanete – e que é igualmente importante para a eficiência do tratamento – é a adaptação do calçado. E a escolha de modelos de calçado confortáveis e anatómicos, com o tamanho correto, é extremamente essencial.

No que toca à escolha de calçado, há algumas dicas úteis que pode seguir para minimizar o desconforto e o agravamento da condição:

✓ Evite usar sapatos apertados, de salto alto ou biqueira estreita. Estes deformam e forçam a posição normal do pé.

✓ Sempre que possível, prefira chinelos abertos ou outro tipo de calçado confortável, que não cause fricção sobre a região inflamada.

Ora, em caso de joanetes, o aconselhável é que se opte por sapatos particularmente macios. Nesse sentido, toda a linha de calçado Stretch é indicada. Como se trata de calçado extensível, o tecido é capaz de se adaptar e “moldar” às deformidades morfológicas do pé, permitindo o máximo conforto e ajuste. Esta linha conta com modelos para homem e mulher.

Linha de Calçado Stretch

A escolha entre um corretor noturno e um diurno depende da preferência pessoal e das necessidades individuais. Alguns pacientes optam por usar ambos para abordar os joanetes de forma abrangente, aproveitando os benefícios de cada tipo. No entanto, é sempre importante discutir as opções com um ortopedista, e adaptar o tratamento às suas necessidades.

Se estas soluções já não forem suficientes ou eficazes para aliviar a dor, poderá ser necessário uma intervenção cirúrgica. Esta cirurgia está indicada para situações em que o desconforto e dor são acentuados e não para casos apenas estéticos, sem sintomatologia.

Prevenir e Minimizar o Desconforto: Outros Cuidados

Além dos corretores de joanetes e do calçado adaptado, existem outras medidas e dispositivos que desempenham um papel importante na prevenção e no alívio do desconforto causado pelos joanetes. Descubra abaixo quais!

SEPARADOR DE DEDOS

Os separadores de dedos são ótimos para ajudar no alinhamento correto, evitando o atrito e aliviando a pressão sobre a articulação do hallux. O Separador de Dedos em Gel com Anel é uma opção que pode ser usada com calçado aberto ou fechado. Assim, não condiciona o tipo de calçado que se deseja usar, permitindo não interromper o tratamento.

Separador Dedos em gel com anel

Por outro lado, quando o joanete já está num estágio mais avançado, pode ocorrer sobreposição dos dedos. Nesses casos, o mais aconselhável será usar um Separador de 5 Dedos em Gel ou um Separador de 5 Dedos com Almofada, para forçar a separação dos dedos e, simultaneamente, apoiar no seu alinhamento.

Separador de 5 Dedos em Gel
Separador de 5 Dedos em Gel com Almofada

PROTETOR DE JOANETES

Um protetor de joanetes, que pode ser para o hallux ou para o 5º dedo, protegerá a proeminência do joanete e aliviará a pressão, reduzindo a dor e evitando a fricção na saliência óssea. Fabricado em gel com uma almofada de compressão média, o Protetor de Joanetes proporciona um alívio imediato da pressão do sapato. A sua forma anatómica de almofada amortece e protege a área do joanete e do antepé.

PALMILHA PARA JOANETES

As Palmilhas Ortopédicas para Joanetes são projetadas para aliviar a dor e o desconforto causados pelo joanete, e promover o conforto nas articulações do dedo. Estas palmilhas são indicadas para pessoas com joanetes ou em recuperação pós-cirurgia. São fáceis de usar, mesmo com sapatos mais estreitos, e as 4 camadas de materiais de alta qualidade promovem frescura e conforto adicionais nas articulações em dor.

Palmilha Ortopédica para Joanetes

À medida que exploramos os joanetes e as opções disponíveis para preveni-los e minimizar o seu desconforto, fica claro que cuidar da saúde dos pés é uma escolha essencial. Os joanetes, em particular, podem afetar a qualidade de vida e a mobilidade. No entanto, com as intervenções certas, é possível tomar medidas proativas para os prevenir e tratar de forma eficaz.

Desde os corretores de joanetes até aos protetores de joanetes e palmilhas ortopédicas específicas, as soluções são variadas e adaptáveis às necessidades de cada um. Lembre-se sempre de que a deteção precoce, a consulta com um ortopedista e o cumprimento das orientações médicas são fundamentais para obter resultados mais eficazes.

 Com passos firmes e confortáveis, poderá aproveitar cada dia com conforto, segurança e saúde. Cuide dos seus pés, cuide de si mesmo!

Na sua Loja Ortopédica encontra as melhores soluções para prevenir e tratar joanetes, proporcionando todo o cuidado que os seus pés merecem. Viva o dia-a-dia ativamente e enfrente os desafios com confiança!

Aconselhe-se sempre com um profissional de saúde  para encontrar a solução que melhor se adapta às suas necessidades. Se tiver dúvidas, contacte-nos através do nosso Apoio ao Cliente ou nas nossas redes sociais. 

Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário