Oxímetro de dedo. O aparelho que precisa de ter em casa!

Oxímetro de dedo. Este é um nome complexo que, até há pouco tempo, era desconhecido da maioria das pessoas. No entanto, no último ano, o oxímetro tornou-se uma palavra recorrente no nosso dia-a-dia e para muitos um aparelho tão essencial quanto o termómetro.

Se ainda não comprou um e duvida da sua utilidade (será temporária ou é um aparelho essencial?), a Loja Ortopédica explica-lhe porque pode precisar de ter um oxímetro em casa

Principais vantagens do oxímetro de dedo 

NÍVEIS NORMAIS DE OXIGÉNIO E OUTROS DADOS VITAIS

O oxímetro de dedo não indica apenas a saturação de oxigénio no sangue, permitindo-lhe saber se está dentro dos níveis normais. O aparelho também permite medir outros dados vitais, tais como, por exemplo, a frequência respiratória e a quantidade de batimentos cardíacos.

SIMPLES, PRÁTICO E FÁCIL DE USAR

Estes aparelhos têm um sensor de luz para captação da quantidade de oxigénio que circula na corrente sanguínea. Assim, para fazer a medição, o oxímetro é colocado na ponta do dedo (por ser um local translúcido). Estes sensores fazem medições imediatas e regulares, devolvendo no ecrã os dados de saturação de oxigénio no sangue.

Com um aparelho destes não precisará de recolher sangue, evitando picadas. 

VALORES NORMAIS DE SATURAÇÃO

O oxímetro apresenta-lhe dados de muito fácil interpretação! Está ao alcance de qualquer pessoa ler estes valores e saber como agir.

No caso de uma pessoa saudável, os níveis normais de oxigenação andarão entre os 95% e os 100%. Estes valores poderão baixar para um intervalo entre 90% e 95%, em situações de ligeiras perturbações do estado de saúde, tais como as constipações e gripes, sem que tal deva ser motivo para preocupação.

No entanto, se com uma utilização correta e depois de nova medição de despiste, o oxímetro ler uma saturação inferior a 90%, estará com falta de oxigénio no sangue. Será urgente diagnosticar o problema de saúde associado, pois estaremos perante doenças mais graves tais como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca ou doenças neurológicas. Se está ou suspeita poder estar infetado com Covid-19, será premente procurar acompanhamento médico.

TRANSPORTÁVEL PARA QUALQUER LADO

No caso do oxímetro de dedo que disponibilizamos, leve (50g) e pequeno (5,8 x 3,2 x 3,4cm), o transporte é ainda mais facilitado pela bolsa própria.

Poderá levar este aparelho para qualquer local. É um essencial que não deve faltar na sua mala de primeiros socorros!

ADEQUADO PARA CRIANÇAS E ADULTOS

Se tem filhos, o oxímetro também será muito útil sobretudo quando os bebés ou crianças ainda não se conseguem exprimir bem.

As bronquiolites virais, por exemplo, são muito frequentes entre bebés. Nestes casos, um oxímetro permitirá avaliar os níveis de oxigénio no sangue e assim perceber mais rapidamente o estado de saúde do seu filho, evitando as chamadas “hipoxias silenciosas”. Para além disto, é um dispositivo de medição completamente indolor e de muito fácil aplicação!

SEGURANÇA E PREVENÇÃO

O oxímetro de dedo tem uma função essencial de segurança e prevenção. A pessoa que estiver a fazer a medição, ou mesmo o doente, caso se sinta capaz de avaliar o oxigénio no sangue, consegue prevenir a “hipóxia feliz”, mas também evitar deslocações precoces ao hospital para fazer estas avaliações.

Para uma leitura correta, só precisa de ter alguns cuidados básicos

Os especialistas alertam para a importância de saber interpretar estes aparelhos, pois há cuidados básicos que se devem ter para garantir resultados mais precisos:

  • O equipamento deve estar calibrado;
  • Evitar utilizar verniz nas unhas, pois poderá interferir na passagem do sensor de luz e, assim, na correta leitura do oxímetro;
  • Proteger o aparelho em caso de espaço muito iluminado;
  • Manter a mão relaxada e abaixo do nível do coração;
  • Deixar estar algum tempo o oxímetro no dedo;
  • Se as mãos estiverem muito frias, o oxímetro poderá ter alguma dificuldade para fazer a leitura.

Covid-19, o novo normal e o que precisamos de fazer para combater a doença

De acordo com dados recentes, e considerando uma “amostra muito modesta, com apenas três das marcas mais conhecidas e vendas só em farmácias, o número de oxímetros comprados quadruplicou” em 9 meses (de março a dezembro de 2020) – dados da consultora IQVIA Portugal citados no Expresso.

Já em janeiro de 2021, a Organização Mundial de Saúde recomendou a utilização da oximetria de pulso para acompanhar e identificar a partir de casa a evolução da infeção por Covid-19. Este será o conselho mais relevante e que atesta a utilidade do oxímetro de dedo, tendo em conta o atual contexto pandémico.

Isto, pois, o novo coronavírus provoca uma falta de ar que os doentes podem apenas sentir no limite: a denominada “hipóxia feliz”. Assim, durante o período de quarentena em casa, o aparelho permitirá medir os níveis de oxigénio no sangue e reconhecer imediatamente a necessidade de acompanhamento hospitalar no caso de valores de baixa saturação.

Um oxímetro de qualidade dar-lhe-á mais tranquilidade e segurança. No entanto, não se esqueça de consultar um médico no caso de dúvida ou doença.

Visite-nos no nosso site em www.lojaortopedica.pt ou entre em contacto connosco a partir do formulário de contacto.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário