Reflexologia: o que é e os seus benefícios para a saúde

Apesar de não lhes darmos muita importância, os pés têm um papel determinante no equilíbrio e bem-estar do nosso organismo. A reflexologia é uma técnica milenar que através da pressão em determinados pontos dos pés alivia dores e promove o relaxamento. Curioso, certo?

No artigo de hoje, falamos-lhe sobre reflexologia: o que é este tratamento, quais os seus benefícios, como funciona ao certo e ainda lhe sugerimos uma palmilha especial para ter esta técnica sempre aos seus pés. 

O QUE É A REFLEXOLOGIA? 

A reflexologia é uma técnica de massagem que se baseia em fazer pressão em determinadas partes do pés, estimulando assim outras partes do corpo. Os nossos pés têm cerca de 7000 terminações nervosas, 19 músculos, 26 ossos e 107 ligamentos e estão diretamente conectados com cada órgão e sistema do corpo.

Para usufruir desta técnica, basta que se deite ou sente e relaxe. A seguir, um profissional irá massajar o pé e pressionar determinadas zonas, com recurso, ou não, a cremes e óleos essenciais. Numa sessão de reflexologia, que dura entre 30 a 60 minutos, não é suposto sentir cócegas ou dor. 

Porém, quando se faz pressão numa zona com problemas, é possível que sinta uma pequena dor não intensa. É importante que esteja atento e retire conclusões das sessões de reflexologia. Ou seja, se sente constantemente dores num determinado ponto do pé, deve estar especialmente atenta ao órgão que lhe corresponde. 

reflexologia

BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA 

A reflexologia não tem contra indicações e qualquer pessoa de qualquer idade pode beneficiar dela. Segundo o International Institute of Reflexology, o melhor é começar por 4 a 6 sessões semanais e, a partir daí, avaliar a necessidade de prolongar o tratamento. 

Este são apenas alguns dos benefícios da reflexologia: 

  • Alívio do stress e ansiedade;
  • Relaxamento quase imediato de todo o corpo;
  • Melhora a circulação sanguínea e a drenagem linfática, nomeadamente das pernas;
  • Alivia dores de cabeça e enxaquecas;
  • Baixa a pressão arterial;
  • Ajuda a desintoxicar o organismo;
  • Alivia os sintomas da menopausa e distúrbios hormonais;
  • Reduz a retenção de líquidos;
  • Estimula o natural funcionamento do sistema imunológico;
  • Promove o metabolismo. 

Mas atenção: a reflexologia não é um tratamento em si mesmo, é sim uma técnica complementar que ajuda a tratar e prevenir certos sintomas. 

COMO FUNCIONA?

Para perceber como funciona a reflexologia, é importante ter consciência dos diferentes pontos e zonas de pressão do pé e a forma como eles se relacionam com o resto do nosso corpo.

O nosso corpo contém várias zonas reflexas, que permitem atingir com mais facilidade as terminações nervosas, como as mãos, as orelhas e, claro, os pés. 

O pé direito corresponde ao lado direito do corpo, enquanto que o pé esquerdo tem áreas reflexas do lado esquerdo do organismo. 

Por outro lado, o arco interior do pé está ligado à coluna vertebral, o dedo grande representa o pescoço e a bola do pé, em baixo do dedo grande, está ligada à área do ombro e da cintura. Finalmente, a parte de fora do pé, corresponde às zonas externas do corpo, como os ligamentos, as juntas e os membros. 

AS ORIGENS DA REFLEXOLOGIA 

A reflexologia não é propriamente uma técnica recente. Na verdade, há cerca de 3000 anos que a cultura chinesa beneficia dela para prevenir e tratar alguns problemas de saúde. Conscientes que os pés são a base para o funcionamento natural do corpo, as mais antigas culturas asiáticas comparam os pés às raízes de uma árvore. 

Contudo, a reflexologia como a conhecemos nasceu algures no início do século XX, quando um médico norte-americano defendeu a ideia que fazer pressão em determinados pontos dos pés e das mãos tinha benefícios noutras zonas. 

Só mais tarde, nos anos 30, uma fisioterapeuta desenvolveu uma espécie de mapa que ligava certas partes do pés a determinados órgãos e partes do corpo. A base deste primeiro mapa é usado ainda hoje!

PALMILHA DE REFLEXOLOGIA HERBI FEET

reflexologia

palmilha da Herbi Feet foi desenvolvida segundos os princípios da reflexologia. É uma palmilha extra fina composta por material AirFoam, que garante termorregulação e circulação de ar no interior do sapato. que concede inúmeros benefícios.

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário