Saiba como escolher cadeiras de rodas

A cadeira de rodas é um equipamento de auxílio à mobilidade que faz toda a diferença no quotidiano das pessoas com problemas de locomoção.

A sua utilização garante a independência e um maior bem-estar de quem tem dificuldades motoras, como é o caso dos indivíduos acamados, doentes ou mais idosos que não têm a capacidade de andar sozinhos e sem ajudas.

Saiba como escolher cadeiras de rodas e transforme por completo a alegria e a autonomia de quem enfrenta limitações físicas e, por isso, não consegue andar.

A Cadeira de Rodas é um extraordinário equipamento de auxílio à mobilidade 

Os equipamentos de auxílio à mobilidade – como é o caso das cadeiras de rodas – são fundamentais para garantir a independência das pessoas que sentem dificuldades motoras na realização das suas tarefas mais básicas do dia-a-dia.

O que para muitos é uma tarefa normal, como, por exemplo, ir à casa de banho ou ao correio, para outras (pessoas acamadas, doentes ou idosos que apresentam uma marcha irregular) é impossível de ser realizado sem ajuda – daí a importância de ter este equipamento de apoio à locomoção de forma acessível.

Este equipamento de apoio à mobilidade acaba por ser um excelente aliado para quem sofre deste tipo de problemas, pois oferece-lhes uma maior autonomia e sensação de utilidade, mas também para os respetivos familiares, uma vez que lhes garante uma maior sensação de segurança para com os seus.

Como escolher uma cadeira de rodas? 

Hoje, o mercado oferece uma panóplia de opções de cadeiras de rodas. A Loja Ortopédica dispõe de mais de 40 modelos para que qualquer pessoa, seja qual for a sua condição física, tenha uma cadeira de rodas que responda às suas necessidades. Mas como escolher a cadeira certa? Deixamos 4 dicas para ajudar a escolher o equipamento mais adequado. 

1. O Material da Cadeira de Rodas 

Estrutura de aço, alumínio ou carbono? A escolha do material tem implicações diretas no peso da cadeira e, consequentemente, na sua mobilidade. Ambas são resistentes e seguras, mas o alumínio é mais leve, o que o torna o material certo caso procure uma cadeira de rodas que o acompanhe em deslocações diárias. 

2. Rodas grandes ou rodas pequenas? 

A escolha é simples. Se o utilizador tem capacidade de manobrar a cadeira autonomamente, então deverá optar por cadeiras de rodas com rodas traseiras grandes. Por outro lado, se o utilizador precisa de ser empurrado por um cuidador, deverá escolher uma cadeira de rodas pequenas por ser mais compacta e, por isso, mais fácil de transportar. 

3. Cruzeta dupla ou simples?

A cruzeta dupla é especialmente recomendada para utentes mais pesados, que circulam com frequência entre pisos irregulares ou que precisam de um sistema de auxílio à propulsão elétrica. As cruzetas duplas são mais resistentes e conseguem resistir a forças de torção. 

4. Largura do assento e largura total da cadeira de rodas 

A cadeira de rodas mais apropriada é aquela que fica o mais justa possível à cintura do utilizador, evitando folgas laterais. Os tamanhos mais comuns são os 40 e 43 cm, tendo sempre em conta a largura da anca do utilizador. 

Durante muito tempo, considerou-se que era necessário deixar alguns centímetros de lado caso o utilizador aumentasse o peso. Contudo, esta situação pode afetar negativamente a correta posição do utilizador, levando a deformidades estruturais. 

Finalmente, recomendamos que considere espaços que o utilizador pode vir a usar com portas de pequenas dimensões (inferiores a 75 cm), muito comuns em habitações mais antigas. Assim, antes de comprar uma nova cadeira de rodas, faça um breve levantamento dos locais pelos quais o utilizador terá de passar. 

Tipos de cadeiras de rodas

Atualmente, existem vários tipos de cadeiras de rodas no mercado que podem ser adquiridas para ajudar as pessoas com incapacidade ou dificuldades de locomoção. Destacam-se os seguintes:

CADEIRAS DE RODAS MANUAIS

As cadeiras de rodas manuais são equipamentos de mobilidade fáceis de manusear e ajustar em qualquer ambiente (hospital, casa, trabalho, cinema ou outro espaço de recreação).

Cadeira de Rodas Orthos XXI Celta Compact 3 – Cadeira prática e económica

CADEIRAS DE RODAS LIGA LEVE | ATIVA

As cadeiras de rodas liga leve ativas são equipamentos de mobilidade ultraleves e ultramodernos para quem tem um dia-a-dia ativo e procura conforto, eficiência e qualidade.

Cadeira de rodas Ativa Kuschall Champion 2.0 – Cadeira de máximo rendimento

CADEIRAS DE RODAS ELÉTRICAS

As cadeiras de rodas elétricas, assim como as scooters elétricas de mobilidade, são equipamentos de auxílio à locomoção que conferem uma condução suave e sem esforço ao seu condutor.

Cadeira de Rodas Elétrica Azteca Orthos XXI

Onde comprar cadeiras de rodas?  

Na Loja Ortopédica poderá escolher e comprar cadeiras de rodas para todos os gostos, necessidades, e orçamentos. Seja o que for o que procura, com certeza o encontrará na Loja Ortopédica, e ao melhor preço!

A nossa equipa de profissionais dedicados ajudará a escolher a cadeira de rodas, a scooter ou outro equipamento de mobilidade com base em rigorosos critérios de qualidade, resistência e conforto, atendendo sempre à melhor relação qualidade/preço.

Dedicamo-nos à comercialização de produtos ortopédicos, geriátricos, cirúrgicos, hospitalares e de saúde e bem-estar e fazemos entregas rápidas em todo o Portugal Continental e Ilhas.

Visite-nos no nosso site em www.lojaortopedica.pt ou entre em contacto connosco a partir do formulário de contacto. Ajudamos a escolher a cadeira de rodas mais apropriada para a sua atual situação. 

Loja Ortopédica ® – Sabemos e temos o que precisa!

Sem comentários

Deixe um comentário